(Enade 2018) No desenvolvimento de um projeto de interiores, seja qual for a sua tipologia, residencial, comercial ou institucional

(Enade 2018) No desenvolvimento de um projeto de interiores, seja qual for a sua tipologia, residencial, comercial ou institucional, é fundamental que o profissional conheça, além dos aspectos estéticos e as aspirações dos clientes, os aspectos ambientais do espaço. No que diz respeito aos aspectos do ambiente, são fundamentais o reconhecimento e o entendimento dos elementos estruturais e os sistemas construtivos que formam o edifício e que irão interferir diretamente nas soluções adotadas pelo profissional no projeto final.

A figura a seguir ilustra o sistema estrutural de uma edificação residencial.


Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os pilares (identificados pelo número 3) são elementos estruturais verticais, responsáveis por receber as cargas provenientes de lajes e vigas e transmiti-las aos elementos estruturais de fundação (identificados pelo número 5), portanto, em hipótese alguma, devem ser suprimidos, sem a anuência de um profissional habilitado.

II. A laje (identificada pelo número 1), cuja função principal é servir de piso ou cobertura nas construções, recebe as cargas provenientes de sua utilização, como pessoas, móveis, pisos, paredes, por isso, ao se projetar em ambientes com cargas elevadas, é necessário verificar se esse elemento estrutural está preparado para suportá-las.

III. As vigas (identificadas pelo número 2) são elementos estruturais horizontais que tem como função vencer vãos e transmitir as cargas para os apoios, geralmente para os pilares (identificados pelo número 3), assim, diferentemente dos pilares, as vigas podem ser suprimidas, sem prejuízo estrutural à edificação.

IV. A alvenaria de vedação (identificada pelo número 4) não possui função estrutural, servindo apenas como fechamento de vãos e como separação de ambientes, desse modo, ela pode ser removida ou deslocada, conforme a disposição desejada para o ambiente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O projeto de interiores dispõe de estratégias de iluminação que devem relacionar os usos do espaço aos objetivos a serem alcançados com os efeitos da luz, proporcionando conforto lumínico e valorização dos atributos estéticos mais relevantes.

GABARITO:
D) I, II e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Com base na teoria da Gestalt e na imagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Design de Interiores ENADE 2018 com Gabarito
(Enade 2018) No desenvolvimento de um projeto de interiores, seja qual for a sua tipologia, residencial, comercial ou institucional (Enade 2018) No desenvolvimento de um projeto de interiores, seja qual for a sua tipologia, residencial, comercial ou institucional Reviewed by Redação on fevereiro 11, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.