(Enade 2018) O debate sobre a categoria mediação no Serviço Social coincidiu com a necessidade

(Enade 2018) O debate sobre a categoria mediação no Serviço Social coincidiu com a necessidade de se fazer avançar a análise teórico-metodol...
(Enade 2018) O debate sobre a categoria mediação no Serviço Social coincidiu com a necessidade de se fazer avançar a análise teórico-metodológica para que se qualifiquem a análise e a intervenção nas questões e demandas emergentes à profissão.
PONTES, R. N. A categoria de mediação em face do processo
de intervenção do Serviço Social. Disponível em: < http://www.ts.ucr.ac.cr/
binarios/congresos/reg/slets/slets-016-104.pdf >. Acesso em: 07 jul. 2018 (adaptado).

A categoria mediação na contemporaneidade é apreendida pelo Serviço Social de forma crítica e é responsável por avanços à instrumentalidade do trabalho profissional, pois

A) permite articular as partes de um todo, além de lhes garantir uma análise do que está aparente, exposto, o que configura um referencial positivista.

B) possibilita aplicar a teoria na prática, garantindo a compreensão do que a realidade apresenta, evitando o teoricismo, o que caracteriza uma base teórica funcionalista.

C) oferece oportunidade de vincular as singularidades do indivíduo à estrutura da sociedade, sendo o diálogo o instrumento que possibilita a transformação do indivíduo, o que configura um alicerce teórico fenomenológico.

D) propicia a análise da realidade em uma perspectiva de totalidade, considerando a relação entre o imediato e o mediato, ou seja, buscando aproximar-se da essência dos fenômenos, o que caracteriza uma fundamentação no referencial marxista.

E) garante aplicar os conceitos de singularidade e particularidade na análise da universalidade, apreendendo o real da imediaticidade para desvelar o que se encontra oculto, o que configura seu referencial pós-modernista.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) As políticas de proteção social compreendem um conjunto integrado de ações destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, e são produto histórico das lutas e conquistas da classe trabalhadora.

GABARITO:
D) propicia a análise da realidade em uma perspectiva de totalidade, considerando a relação entre o imediato e o mediato, ou seja, buscando aproximar-se da essência dos fenômenos, o que caracteriza uma fundamentação no referencial marxista.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- mais questões do ENADE.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo