(Enade 2018) O primeiro ano do governo de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos

(Enade 2018) O primeiro ano do governo de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos da América (EUA), completado em janeiro de 2018, foi marcado pela adoção de medidas que geraram questionamentos e oposições. As principais críticas referem-se a posicionamentos externos que expressam preferência pelo unilateralismo e militarismo.

Considerando a política externa norte-americana sob o governo Trump em relação ao multilateralismo, avalie as afirmações a seguir.

I. O isolacionismo norte-americano, sob slogans como “América primeiro”, não implica desengajamento externo, mas, sim, a obtenção de vantagens econômicas e comerciais para os EUA.

II. Ações como a retirada dos EUA do Acordo de Paris, acordo global de combate às mudanças climáticas, refletem movimentos já adotados por alguns de seus predecessores, que dão maior ênfase ao unilateralismo.

III. As medidas do governo Trump que promovem a desconstrução da ordem liberal baseada na cooperação e no multilateralismo abalam a legitimidade e a credibilidade dos EUA como os garantidores dessa mesma ordem.

IV. O unilateralismo militarista dos EUA prejudica especialmente os países do Sul Global, que enfrentam um sistema de negociações internacionais paralisado e não dispõem de alternativas e outras coalizões no cenário internacional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A Venezuela não sofreu uma guerra nem uma catástrofe natural, mas, em 2017, ocupou o quarto lugar na lista de países de onde sai a maior quantidade de novos pedidos de refúgio no mundo – e o primeiro, se considerada apenas a América Latina, conforme evidencia a tabela a seguir.

GABARITO:
D) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Um dos fenômenos mais marcantes das relações internacionais da segunda metade dos anos 1950 e da primeira metade de 1960 foram os processos de descolonização na África e na Ásia.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários