(Enade 2018) Os consumidores dos países desenvolvidos têm buscado, cada vez mais, informações

>
(Enade 2018) Os consumidores dos países desenvolvidos têm buscado, cada vez mais, informações sobre a origem e o processo de produção dos produtos alimentícios. Essa preocupação não se refere apenas ao conteúdo nutricional dos alimentos e ao seu aspecto visual, como também, às questões de segurança alimentar. Assim, surgiu a necessidade de se atestar a origem e se garantir a rastreabilidade dos processos de produção por meio da certificação.

Outro fator que tem influenciado a busca das certificações de alimentos é a percepção dos governos e dos empresários dos países em desenvolvimento de que essas certificações com base em critérios ambientais e de segurança podem ser usadas como barreiras não tarifárias pelos países desenvolvidos para dificultar ou, até mesmo, impedir o acesso dos produtos dos países em desenvolvimento aos seus mercados.
Disponível em: <http://www.abepro.org.br>.
Acesso em: 18 jul. 2018 (adaptado).

Considerando esse contexto e a atuação do gestor de comércio exterior, ao definir suas estratégias gerenciais, avalie as afirmações a seguir.

I. É relevante ao referido gestor analisar a forma que a percepção das questões de segurança alimentar dos produtos se reflete no aumento de consumo.

II. A análise de informações prévias sobre o intercâmbio entre os países industrializados é informação suficiente para que esse gestor constate a inviabilidade da estratégia de entrada dos produtos nos países desenvolvidos.

III. Para o acesso dos produtos aos países desenvolvidos, constitui vantagem competitiva a implantação de iniciativas ambientais no processo de produção em que esse gestor atua.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Considerando o contexto apresentado e os tipos de dumping, assinale a opção correta.

GABARITO:
C) I e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) O Brasil ampliou seu percentual de participação nas exportações mundiais em 2017, conforme os dados que integram o relatório Trade and Statistics Outlook divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) apresentados no gráfico a seguir.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários