(Enade 2018) Os padrões econômicos vividos a partir do final do século passado configuram hoje

(Enade 2018) Os padrões econômicos vividos a partir do final do século passado configuram hoje a dinâmica da acumulação internacionalizada na forma de capital produtivo, financeiro e comercial. Os processos econômicos ultrapassaram, de modo geral, as fronteiras, determinando fluxos globais dos fatores.

Constitui-se, então, a globalização da informação, do comércio, de bens e serviços e capitais, da produção, de pessoas e do sistema financeiro. Trata-se de uma integração mundial que, estimulada pelo aumento da competitividade, vem sofrendo regionalização.

A regionalização é um processo natural em que países buscam fixar acordos de comércio internacional em detrimento de benefícios mútuos. A rigidez dessas negociações e a fixação de acordos levam à formação dos blocos econômicos.
PAULESINI, M.A. Gestão de Importação Mercadorias e Serviços.
São Paulo: Universidade São Judas Tadeu, 2010 (adaptado).

O quadro a seguir apresenta alguns blocos econômicos e seus respectivos níveis de integração.


Com base no texto e nas particularidades de cada nível de integração depreendidas a partir da exemplificação apresentada no quadro, é correto afirmar que

A) no nível de integração União Aduaneira, o processo de integração engloba a adoção de Tarifa Externa Comum (TEC) para todos os países membros e a formação de comissões parlamentares conjuntas para aproximar o poder legislativo e executivo dos países.

B) no nível de integração Zona de Livre Comércio, há garantia de níveis tarifários com preferências para os países membros do acordo de mercado que apresentem parâmetros iguais de políticas fiscais, taxas de juros e taxa de câmbio.

C) no nível de integração União Econômica, Monetária e Política, os países membros permitem a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais e a coordenação de políticas macroeconômicas aplicada a todos os membros.

D) no nível de integração Zona de Preferência Tarifária, os países membros do acordo reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias, tarifarias e não-tarifárias, que indicam na troca de mercadorias intrabloco.

E) no nível de integração Mercado Comum, deve existir uma moeda única, uma política monetária unificada sob o controle de um único Banco Central e um fórum político para a administração do grupo.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) De acordo com o artigo 97 do Código Tributário Nacional (CTN), somente os dispositivos legais podem estabelecer o sujeito passivo, as hipóteses do fato gerador da obrigação tributária principal, as hipóteses de isenção e as bases de cálculo.

GABARITO (ESSA QUESTÃO FOI ANULADA):
A) no nível de integração União Aduaneira, o processo de integração engloba a adoção de Tarifa Externa Comum (TEC) para todos os países membros e a formação de comissões parlamentares conjuntas para aproximar o poder legislativo e executivo dos países.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Uma empresa do segmento de decoração participou de uma feira técnica na cidade de São Paulo e lá prospectou diversos fornecedores, do exterior, de produtos interessantes para seu negócio. Logo após o término da feira, o comprador dessa empresa recebeu vários orçamentos com preços bem competitivos.
(Enade 2018) Os padrões econômicos vividos a partir do final do século passado configuram hoje (Enade 2018) Os padrões econômicos vividos a partir do final do século passado configuram hoje Reviewed by Redação on fevereiro 09, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.