(Enade 2018) A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação

(Enade 2018) A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir, acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.

I. A pré-auditoria consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.

II. A auditoria de certificação é facultativa, sendo realizada para avaliar a conformidade do SGQ.

III. A auditoria inicial, ou de adequação, busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.

IV. A auditoria de recertificação é realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O sistema de gestão da qualidade é formado por processos padronizados e auditados constantemente.

GABARITO:
D) I, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Entre as ferramentas de qualidade utilizadas na identificação e na sugestão de soluções para os problemas organizacionais, destaca-se o Controle Estatístico de Processos (CEP), uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas.

Questão disponível em:
Prova Gestão de Qualidade ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários