(Enade 2018) Com base nas informações e nos fragmentos de texto apresentados, avalie as afirmações a seguir

A PARTIR DOS FRAGMENTOS DE TEXTO I E II, RESPONDA ÀS QUESTÕES 15 E 16. FRAGMENTO I Todos os homens nascem em Jerusalém. Eu também? Padre...
A PARTIR DOS FRAGMENTOS DE TEXTO I E II, RESPONDA ÀS QUESTÕES 15 E 16.

FRAGMENTO I
Todos os homens nascem em Jerusalém. Eu também? Padre serei, ministro de Deus da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas gente eu sou? Não, não sou ninguém. Melhor que seja padre, assim poderei viver quieto e talvez até ajudar o próximo. Isto é, se o próximo deixar que um índio o abençoe, o confesse, o perdoe. Muitos até se comovem: “um índio convertido?” Quase sempre se espantam: “vai receber ordens?” E todos concluem: “para se dedicar às missões?” Nessa altura perguntam: “vai voltar ao seu povo?” Querem dizer: “à sua tribo”; “aos seus selvagens”. Eu vou? Não vou? Belga ou holandês pode catequizar índio. Espanhol e italiano e até norte-americano podem pregar na Itália, na França, no Brasil, onde quiserem. Mas eu, índio mairum, posso ser sacerdote deles? Nunca!
RIBEIRO, D. Maíra. São Paulo: Círculo do Livro, 1977 (adaptado).

FRAGMENTO II
Este é o único mandamento que me comove todo: o de que cada povo permaneça, ele mesmo, com a cara que Ele lhe deu, custe o que custar. Nosso dever, nossa sina, não sei, é resistir, como resistem os judeus, os ciganos, os bascos e tantos mais. Todos inviáveis, mas presentes. Cada um de nós, povos inviáveis, é uma face de Deus. Isto vou dizer ao padre Ceschiatti, invertendo o seu argumento. Sim, meu confessor, nós os mairuns, somos uma face de Deus, nosso criador, digna face d’Ele, que temos o mandado de preservar, em toda a sua singularidade, tal qual Ele nos fez. Qual a consequência desse mandado para mim? Eu que sou o Isaías da Ordem Missionária e ao mesmo tempo o Avá do clã jaguar, do povo mairum? Não, jamais. Longe de mim esta ambiguidade.
RIBEIRO, D. Maíra. São Paulo: Círculo do Livro, 1977 (adaptado).

QUESTÃO 16
(Enade 2018) Com base nas informações e nos fragmentos de texto apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. No fragmento II, a expressão “povos inviáveis” revela formas de intolerância social e exclusão classificatória.

II. No fragmento I, com a pergunta “Mas gente eu sou?”, o índio Avá reconhece a postura humanizadora presente nas formas categóricas de classificação.

III. No fragmento II, fica demonstrado que a intolerância hegemônica muda inclusive a forma de a própria pessoa ver a si mesma.

IV. Nos fragmentos I e II, a narrativa apresenta um entrelaçamento da Teologia com a Antropologia, de forma a revelar influências estrangeiras na formação da identidade nacional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Em Maíra, Darcy Ribeiro narra a história do índio chamado Avá, que, adotado por um padre e influenciado pelo sacerdócio, começa a questionar sua fé e entra em conflito por ter abandonado seu povo.

GABARITO:
E) I, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A reorientação na Antropologia verá o ser humano e o seu mundo inseridos novamente nos grandes contextos cósmicos das condições de vida da Terra e da evolução de todos os seres vivos e enfatizará a dependência natural da existência humana.

Questão disponível em:
Prova Teologia ENADE 2018 com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo