(Enade 2018) Considerando a visão tecida por alguns teólogos acerca da representação da figura feminina

A partir do texto de Gênesis 3, Tertuliano, um dos primeiros teólogos cristãos, fez questão de lembrar às mulheres de sua época a sua ligação com uma imagem dura de Eva. Disse ele: “vocês não acreditam que (cada) uma de vocês é uma Eva? A sentença de Deus sobre este sexo de vocês vive mesmo em nossos tempos e, portanto, é necessário que a culpa também seja vivida.

Você é a porta do Diabo, você é o agente daquela árvore (proibida): você é a primeira que deserta da lei divina; você é aquela que persuadiu a quem o Diabo não era suficientemente forte para atacar. Muito facilmente você destruiu a cara imagem de Deus. Por causa do seu deserto, isto é, a morte, mesmo o Filho de Deus teve que morrer”. Em menor ou maior grau, o fato de ser Eva quem primeiro acolhe a tentação marca dramaticamente a mulher.
SIQUEIRA, S. M. A. Instruir as mulheres: admoestação
à modéstia do De cultu feminarum de Tertuliano.
Acta Scientiarum. Education. v. 33, n. 2, p. 183-190, 2011 (adaptado).

(Enade 2018) Considerando a visão tecida por alguns teólogos acerca da representação da figura feminina no texto bíblico, avalie as afirmações a seguir.

I. O texto de Gênesis, capítulo 3, lido em consonância com Gênesis 1 e 2, evidencia que a mulher é também um ser criado à imagem de Deus (Gênesis 1.27), e, portanto, igual ao homem; a mulher é um ser necessário à humanidade (Gênesis 1.18), alguém que completa a existência de outro, o que, mesmo com a queda registrada em Gênesis, destaca a dignidade dos dois seres, homem e mulher.

II. A visão que impera até hoje na Teologia é a de que a mulher, por ter comido primeiro do fruto proibido, tornou-se responsável pela pecaminosidade da humanidade e de todos os males decorrentes dessa realidade, aspectos que apontam claramente para a inferioridade da posição que a mulher deve ocupar na sociedade, se comparada à do gênero masculino.

III. Na visão Paulina, vinda da interpretação do Antigo Testamento, não há papel de inferiorização da mulher por causa da queda, uma vez que homem e mulher são igualmente responsáveis, assim como gozam de mesma dignidade, devendo ser ressaltado que o apóstolo Paulo, ao falar da “raça humana” pecadora, reportou-se a Adão e não, a Eva.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O Papa Francisco disse que os migrantes não são números, mas pessoas com sentimentos que necessitam de proteção contínua.

GABARITO:
D) I e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Maria José Rosado-Nunes: Quais são, a seu ver, os temas emergentes e mais relevantes que estão no centro das teologias feministas?

Questão disponível em:
Prova Teologia ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários