(Enade 2018) Ingredientes como o tomate, o milho, a batata, o abacate e a pimenta são hoje

(Enade 2018) Ingredientes como o tomate, o milho, a batata, o abacate e a pimenta são hoje amplamente utilizados em diversas cozinhas do mundo. Os registros históricos mostram que eles são originários do Novo Mundo, rastreados de várias formas no México, Peru, em Cuba e nos países vizinhos.
mundo em 40 cozinhas. 1. ed. Rio de Janeiro:
Casa da Palavra, 2015 (adaptado).


Nas produções gastronômicas clássicas do Novo Mundo, esses e outros ingredientes nativos são utilizados em pratos emblemáticos e apreciados mundialmente. A respeito das cozinhas peruana e mexicana, assinale a opção correta.

A) A baunilha, apesar de ser um ingrediente marcante na cozinha mexicana, não se origina das Américas.

B) Chillis são pimentas utilizadas nos pratos peruanos, que compõem o sabor de produções das cozinhas chifa e asteca do país.

C) As pimentas são amplamente utilizadas nos clássicos pratos peruanos, em variedades como o ají amarillo, ají panca e ají mirassol.

D) A cozinha chifa, que designa a cozinha dos imigrantes japoneses no Peru, reúne ingredientes nativos peruanos e outros asiáticos, levados ao país por imigrantes.

E) A quinoa e o amaranto, introduzidos nas Américas pelos espanhóis, adaptaram-se muito bem na região dos Andes, compondo muitos pratos peruanos e mexicanos.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A harmonização é a arte de criar uniões adequadas entre vinhos e alimentos, devendo ser considerados fatores como sabor, aroma e textura em suas diferentes intensidades, seja no vinho ou na preparação.

GABARITO:
C) As pimentas são amplamente utilizadas nos clássicos pratos peruanos, em variedades como o ají amarillo, ají panca e ají mirassol.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) No meu modo de ver a culinária brasileira, é possível distinguir dois grandes conjuntos.

Questão disponível em:
Prova Gastronomia ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários