(Enade 2018) O estudo da gastronomia exige pesquisa e envolvimento profundo dos profissionais

(Enade 2018) O estudo da gastronomia exige pesquisa e envolvimento profundo dos profissionais com os meios de cultivo e produção de alimentos. A cozinha está no final de um processo produtivo e pode fazer parte da solução ou do problema da cadeia produtiva inteira.

Ao ignorar sua responsabilidade, resumindo-se a “comprador de insumos” para suas transformações ou tabelando exclusivamente as compras baseadas na margem de lucro, o profissional não somente faz parte do problema, como também contribui para a potencialização dele. Se, nessa equação, o bom profissional procura pelas produções alimentares regionais, fazendo a diferença na economia local, entende a gastronomia como ferramenta social, pensa em soluções para a proteção da cultura alimentar, lembra que comer é um ato político e que é para todas e todos, aí sim, ele faz parte da solução.
Disponível em: <http://infood.com.br/gastronomia-nao-e-so-panela/>.
Acesso em: 10 jul. 2018 (adaptado).

Considerando as informações do texto e os conhecimentos socioambientais, avalie as afirmações a seguir.

I. O lixo é composto de material reciclado, orgânico e rejeito, podendo o rejeito ser utilizado para compostagem.

II. Mercadorias compradas em caixas de papelão devem permanecer na caixa até seu uso e ser mantidas refrigeradas, congeladas ou no estoque seco, junto com os demais materiais de seus respectivos estoques.

III. A compra de vegetais já beneficiados embalados a vácuo representa impacto ambiental menor do que a compra de vegetais in natura, pois esses vegetais processados geram menos desperdícios e resíduos.

IV. O trabalho com pequenos produtores contribui para viabilizar a circulação de seus produtos, representando uma opção rentável e de responsabilidade social, pois, normalmente, esses produtores estão mais próximos do restaurante, o que diminui as despesas com transporte, além de proporcionar renda a essas famílias.

É correto o que se afirma em

A) IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A cozinha típica e regional italiana é uma das mais ricas do mundo, o que pode ser visto como uma das consequências do processo civilizatório da Península Itálica ao longo dos séculos.

GABARITO:
A) IV, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Observe a receita a seguir.

Questão disponível em:
Prova Gastronomia ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários