(Enade 2018) O turismo é considerado uma atividade com capacidade de fomentar o crescimento econômico mundial

(Enade 2018) O turismo é considerado uma atividade com capacidade de fomentar o crescimento econômico mundial e de gerar desenvolvimento, diretamente relacionado ao bom desempenho do produto interno bruto (PIB) de diversos países.

Em princípio, os papéis de fomento e controle da atividade devem ser de responsabilidade do conjunto de agentes públicos e privados que atuam no setor. Cabe, porém, ao Estado a prerrogativa de ditar políticas orientadoras do planejamento e da gestão do turismo em todos os níveis de governo, assim como no setor privado.

No tocante às responsabilidades institucionais na gestão do turismo, assinale a opção correta.

A) Cabe às secretarias municipais de turismo implementar políticas de estímulo ao comércio, ao setor de serviços e à inovação empresarial, para promover desenvolvimento econômico.

B) Cabe às secretarias estaduais de turismo congregar, defender e representar os turismólogos, promovendo ações que favoreçam a atuação profissional, estimulando a produção do saber e do fazer de forma ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável do turismo.

C) Cabe ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) fomentar a promoção, o marketing e a comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado doméstico.

D) Cabe ao Ministério do Turismo potencializar negócios relacionados a viagens e viabilizar os interesses coletivos dos agentes de viagens no Brasil.

E) Cabe à Organização Mundial do Turismo (OMT) planejar e organizar o calendário turístico brasileiro, promovendo e apoiando festividades, comemorações e eventos programados.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A favela de Santa Marta, que já foi palco de videoclipes de cantores internacionais famosos, constitui um reconhecido local turístico do Rio de Janeiro.

GABARITO:
A) Cabe às secretarias municipais de turismo implementar políticas de estímulo ao comércio, ao setor de serviços e à inovação empresarial, para promover desenvolvimento econômico.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Considerando a importância das normas e certificações voltadas ao desenvolvimento da atividade turística, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários