(Enade 2018) Segundo o modelo de Markowitz (1952), os agentes racionais são avessos ao risco em diferentes graus

(Enade 2018) Segundo o modelo de Markowitz (1952), os agentes racionais são avessos ao risco em diferentes graus, e isso vai caracterizá-los...
(Enade 2018) Segundo o modelo de Markowitz (1952), os agentes racionais são avessos ao risco em diferentes graus, e isso vai caracterizá-los no mercado. De acordo com esse modelo, podem-se classificar os riscos aos quais os ativos estão sujeitos em risco diversificável e risco não diversificável. O primeiro conceito se refere ao risco que afeta de maneira diferente os ativos financeiros.

O risco não diversificável, por outro lado, é aquele a que todos os ativos financeiros estão sujeitos de maneira uniforme, ou seja, aquele que não pode ser minimizado pelos agentes. Logo, os agentes poderiam usar eficientemente essas informações para compor seus portfólios, de maneira a minimizar o risco por meio da leitura de como os vários ativos são afetados pelos fenômenos da economia.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (adaptado).


Considerando o fragmento do texto apresentado, que trata da relação entre risco e retorno, assinale a opção correta.

A) A diversificação do risco de uma carteira ocorre sempre que o índice de correlação dos retornos dos ativos for superior a zero, sendo maior a redução quanto mais positivamente correlacionados estiverem seus retornos.

B) A melhor combinação possível de ativos pode ser identificada por meio da seleção de portfólios, obedecendo-se às preferências do investidor com relação ao risco e retornos esperados.

C) As carteiras que formam a chamada fronteira eficiente, segundo o modelo de Markowitz, são dominadas pelas demais carteiras que, por sua vez, apresentam melhor relação risco-retorno.

D) No modelo de Markowitz, é possível descrever o problema do investidor por meio da chamada Reta do Mercado de Capitais.

E) A medida de risco relevante para um investidor é expressa pelo risco sistemático, dada a possibilidade de sua redução no portfólio.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
B) A melhor combinação possível de ativos pode ser identificada por meio da seleção de portfólios, obedecendo-se às preferências do investidor com relação ao risco e retornos esperados.

PRÓXIMA QUESTÃO:

Questão disponível em:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo