(Enade 2018) Uma teologia da história das religiões torna possível consequências positivas para a religião

(Enade 2018) Uma teologia da história das religiões torna possível consequências positivas para a religião. Por exemplo, conforme Tillich no...
(Enade 2018) Uma teologia da história das religiões torna possível consequências positivas para a religião. Por exemplo, conforme Tillich nota no final de sua vida, possibilitamos uma nova epistemologia do símbolo religioso. O símbolo é a linguagem do incondicional que participa com aquilo que ele aponta, abrindo realidades que estavam antes fechadas, abrindo profundidades escondidas no próprio ser. Tillich diz que a maior função dos símbolos é “apontar além deles mesmos em direção à força que eles apontam, para abrir níveis de realidades que de certo modo estão fechados, e para abrir níveis da mente humana que de certo modo ainda não está consciente”.

Eliade tem posição similar: “o símbolo religioso é capaz de revelar a modalidade do real ou a estrutura do mundo que não está evidente no nível da experiência imediata.” O sagrado fornece sentido ao sujeito religioso, os mitos narram as verdades exemplares, os símbolos comunicam as mais profundas questões da vida e a ontologia se torna possível.

Tillich aponta que um passo muito importante da Teologia, ao trabalhar com a história das religiões, é ter a possibilidade de compreender o símbolo religioso em relação à matriz social na qual o símbolo nasceu e na realidade em que ele pode inserir-se hoje. Tillich alerta que precisamos de mais tempo de estudo para realizar uma teologia da história das religiões, e que seu interesse é que as gerações futuras transformem este desafio em realidade.
SOUZA, V. C. Contribuições da convivência entre Mircea Eliade e Paul Tillich.
Revista Eletrônica Correlatio. n. 17, jun. 2010 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, acerca do campo simbólico do sagrado.

I. A nova epistemologia do símbolo religioso proposta por Tillich está relacionada à dialética entre o sagrado e o profano, que é a negação do primeiro, e, diante disso, a experiência religiosa acontece na experiência individual.

II. A definição de símbolo como a linguagem do incondicional que participa com aquilo que ele aponta, abrindo realidades que estavam antes fechadas, abrindo profundidades escondidas no próprio ser, aproxima o pensamento de Tillich ao de Eliade.

III. O símbolo pode inserir-se hoje nas religiões, de acordo com o pensamento de Tillich e Eliade, por meio da capacidade do sujeito religioso de compreender as dinâmicas entre o real e o nível de experiência dos indivíduos.

IV. O símbolo religioso detém potencialidades de desvendar aquilo que ainda está oculto nas realidades.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A incidência de processos inconscientes e, em particular, das representações das figuras parentais na estruturação do posicionamento de uma pessoa em relação a Deus.

GABARITO:
C) II e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Considerando a leitura dos fragmentos de textos sagrados apresentados, que representam diferentes perspectivas religiosas acerca da criação dos seres vivos e dos seres humanos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Questão disponível em:
Prova Teologia ENADE 2018 com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo