Questões de Português para Concurso Nível Médio com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I . Para as questões de 01 a 08 . A sabedor...
Questões de Português para Concurso Nível Médio com Gabarito
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO I. Para as questões de 01 a 08.
A sabedoria de ouvir
(...)
Tudo que se move faz barulho, então todos os sons são testemunhas de acontecimentos. Se o tato é o mais pessoal dos sentidos, então a audição – que é uma espécie de toque a distância – é o mais social deles.
Ele também é o sentido cão de guarda. Sons nos avisam dos acontecimentos. Mesmo quando estamos dormindo, o cérebro é alertado por determinados sons.
Uma mãe acorda com o choramingar de seu bebê. A pessoa comum é rapidamente despertada pelo som do próprio nome. Não é de surpreender que o homem moderno urbano tenha rejeitado e até mutilado o mais interessante dos sentidos. Mas a audição também pode acalmar e confortar. O estalar das toras de madeira na lareira, o sussurro comum de uma vassoura, o chiado curioso de uma gaveta abrindo – todos esses são sons reconfortantes.
Em um lar cheio de amor, toda cadeira produz um ranger diferente e reconhecível, toda janela, um clique, gemido ou rangido diferente. A própria cozinha é uma fonte de muitos sons agradáveis – o som ritmado de massa sendo batida em uma tigela de louça, o borbulhar de uma sopa fervendo.
Muitas pessoas ficariam surpresas em descobrir em que escala o sentido da audição pode ser cultivado.
(...)
(Seleções Reader’sDigest. Por John KordLagemann, janeiro/2019, p. 63-67)
QUESTÃO 01
(NUCEPE 2019) Ao elaborar um texto, dependendo de vários fatores, como o objetivo proposto, os leitores potenciais, dentre outros, o autor faz opções quanto ao uso e ao estilo de linguagem a partir da qual apresentará suas ideias. Assim sendo, está CORRETA a afirmação de que o texto acima apresenta uma linguagem
a) simples e objetiva, sem uso de palavras e/ou expressões cujos sentidos aplicam-se a outros contextos.
b) técnica e, por isso, inadequada em sua aplicação por se tratar de um assunto extremamente complexo.
c) científica, cujo teor semântico é alcançado somente por especialistas em matéria relacionada à audição humana.
d) figurada, permeada de comparações e de referências a ações atribuídas conotativamente a quem/àquilo que não pode realizá-la.
e) humorística, direcionada a quem não compreenderia a mensagem desejada, se apresentada de outra forma.
GABARITO.
QUESTÃO 02
(NUCEPE 2019) Das opções abaixo, a única que contém uma frase retirada do texto, que NÃO está de acordo com a resposta correta da questão anterior é
a) ... então todos os sons são testemunhas de acontecimentos.
b) Ele também é o sentido cão de guarda.
c) ... o sussurro comum de uma vassoura, ...
d) Sons nos avisam dos acontecimentos.
e) A pessoa comum é rapidamente despertada pelo som do próprio nome.
GABARITO.
Trecho para as questões 03, 04 e 05.
Tudo que se move faz barulho, então todos os sons são testemunhas de acontecimentos. Se o tato é o mais pessoal dos sentidos, então a audição – que é uma espécie de toque a distância – é o mais social deles.
QUESTÃO 03
(NUCEPE 2019) No trecho destacado no excerto, contextualmente, o adjetivo encontra-se numa relação
a) contrapositiva absoluta.
b) superlativa relativa de superioridade.
c) explicativa relativa.
d) superlativa absoluta de inferioridade.
e) superlativa relativa de inferioridade.
GABARITO.
(NUCEPE 2019) No trecho destacado no excerto, contextualmente, o adjetivo encontra-se numa relação
a) contrapositiva absoluta.
b) superlativa relativa de superioridade.
c) explicativa relativa.
d) superlativa absoluta de inferioridade.
e) superlativa relativa de inferioridade.
GABARITO.
QUESTÃO 04
(NUCEPE 2019) No trecho em destaque, a palavra deles retoma, textualmente, a palavra
a) sentidos.
b) sons.
c) testemunhas.
d) acontecimentos.
e) todos.
GABARITO.
(NUCEPE 2019) No trecho em destaque, a palavra deles retoma, textualmente, a palavra
a) sentidos.
b) sons.
c) testemunhas.
d) acontecimentos.
e) todos.
GABARITO.
QUESTÃO 05
(NUCEPE 2019) Observando-se o excerto acima, verifica-se a utilização da palavra então em dois momentos distintos. Do ponto de vista semântico-gramatical, essa palavra é utilizada para
a) sinalizar uma contradição explicitada em momento anterior, no texto.
b) explicar o que eventualmente não foi apresentado de maneira clara e, por isso, requer algum reparo, no texto.
c) introduzir uma sequência textual que encaminha para a conclusão da ideia anteriormente apresentada.
d) conferir continuidade aos propósitos comunicativos de forma implícita.
e) expandir as possibilidades de inferência colocadas à disposição do leitor menos atento.
GABARITO.
(NUCEPE 2019) Observando-se o excerto acima, verifica-se a utilização da palavra então em dois momentos distintos. Do ponto de vista semântico-gramatical, essa palavra é utilizada para
a) sinalizar uma contradição explicitada em momento anterior, no texto.
b) explicar o que eventualmente não foi apresentado de maneira clara e, por isso, requer algum reparo, no texto.
c) introduzir uma sequência textual que encaminha para a conclusão da ideia anteriormente apresentada.
d) conferir continuidade aos propósitos comunicativos de forma implícita.
e) expandir as possibilidades de inferência colocadas à disposição do leitor menos atento.
GABARITO.
QUESTÃO 06
(NUCEPE 2019) As palavras da Língua Portuguesa podem ser formadas a partir de um ou de mais de um processo. Nas opções abaixo, as palavras em destaque apresentam um processo de formação que é comum a todas elas, EXCETO aquela que está disposta na sequência da opção
a) ... toda cadeira produz um ranger diferente e reconhecível, ...
b) ... o borbulhar de uma sopa fervendo.
c) Uma mãe acorda com o choramingar de seu bebê.
d) O estalar das toras de madeira na lareira, ...
e) Em um lar cheio de amor, ...
GABARITO.
(NUCEPE 2019) As palavras da Língua Portuguesa podem ser formadas a partir de um ou de mais de um processo. Nas opções abaixo, as palavras em destaque apresentam um processo de formação que é comum a todas elas, EXCETO aquela que está disposta na sequência da opção
a) ... toda cadeira produz um ranger diferente e reconhecível, ...
b) ... o borbulhar de uma sopa fervendo.
c) Uma mãe acorda com o choramingar de seu bebê.
d) O estalar das toras de madeira na lareira, ...
e) Em um lar cheio de amor, ...
GABARITO.
QUESTÃO 07
(NUCEPE 2019) Observe o trecho:
Muitas pessoas ficariam surpresas em descobrir em que escala o sentido da audição pode ser cultivado.
O sentido e a correção normativo-gramatical ficarão inalterados, caso a forma verbal em destaque seja substituída, na sequência, por
a) ficariam surpresas (para) descobrir.
b) ficariam surpresas (se) descobrissem.
c) ficariam surpresas (uma vez que) descobriram.
d) ficariam surpresas (diante do que descubram.
e) ficariam surpresas (embora) descobririam.
GABARITO.
(NUCEPE 2019) Observe o trecho:
Muitas pessoas ficariam surpresas em descobrir em que escala o sentido da audição pode ser cultivado.
O sentido e a correção normativo-gramatical ficarão inalterados, caso a forma verbal em destaque seja substituída, na sequência, por
a) ficariam surpresas (para) descobrir.
b) ficariam surpresas (se) descobrissem.
c) ficariam surpresas (uma vez que) descobriram.
d) ficariam surpresas (diante do que descubram.
e) ficariam surpresas (embora) descobririam.
GABARITO.
QUESTÃO 08
(NUCEPE 2019) O sujeito gramatical que NÃO é o agente da ação verbal está disposto na sequência frasal:
a) Tudo que se move faz barulho, ...
b) ... a audição também pode acalmar e confortar.
c) ... toda cadeira produz um ranger diferente e reconhecível, ...
d) ... o cérebro é alertado por determinados sons.
e) Sons nos avisam dos acontecimentos.
GABARITO.
(NUCEPE 2019) O sujeito gramatical que NÃO é o agente da ação verbal está disposto na sequência frasal:
a) Tudo que se move faz barulho, ...
b) ... a audição também pode acalmar e confortar.
c) ... toda cadeira produz um ranger diferente e reconhecível, ...
d) ... o cérebro é alertado por determinados sons.
e) Sons nos avisam dos acontecimentos.
GABARITO.
TEXTO II. Para as questões 09 e 10.
O futuro do dinheiro
(...)
Mais do que apenas facilitar trocas, o dinheiro foi a forma encontrada pelas sociedades para criar um elo entre passado, presente e futuro. É o que permite que a riqueza dos pais passe para os filhos ou que uma dívida seja paga tempos mais tarde, e até mesmo que deixemos nossas finanças com alguém diante de uma promessa de lucro no futuro. E as regulamentações que fazem esse elo continuar firme são aquelas elaboradas conforme as necessidades. “O dinheiro é aquilo que a regra diz que ele é. E quem define as regras? A sociedade, de acordo com os tempos e com quem manda”, (...).
(Revista Galileu, Editora Globo,
Edição 324, julho/2018, p. 38)
QUESTÃO 09
(NUCEPE 2019) Conforme o ponto de vista abordado na discussão:
a) O dinheiro significa um bem simbólico destinado a proporcionar conforto e segurança àqueles que o possuem em abundância, mesmo que não sejam observadas as regulamentações necessárias.
b) O dinheiro é um componente simbólico cujos valores são inerentes a ele e dele originários.
c) À sociedade, representada por alguém em exercício de poder, cabe estabelecer, manter e fazer cumprir as regras que determinam o valor do dinheiro.
d) A sociedade determina o valor do dinheiro e detém poder de manipulação sobre seu valor, independente das instâncias que o instituem.
e) As necessidades de toda e qualquer sociedade são suficientes para atribuir o valor real do dinheiro, independente de quem manda.
GABARITO.
(NUCEPE 2019) Conforme o ponto de vista abordado na discussão:
a) O dinheiro significa um bem simbólico destinado a proporcionar conforto e segurança àqueles que o possuem em abundância, mesmo que não sejam observadas as regulamentações necessárias.
b) O dinheiro é um componente simbólico cujos valores são inerentes a ele e dele originários.
c) À sociedade, representada por alguém em exercício de poder, cabe estabelecer, manter e fazer cumprir as regras que determinam o valor do dinheiro.
d) A sociedade determina o valor do dinheiro e detém poder de manipulação sobre seu valor, independente das instâncias que o instituem.
e) As necessidades de toda e qualquer sociedade são suficientes para atribuir o valor real do dinheiro, independente de quem manda.
GABARITO.
(NUCEPE 2019) Do ponto de vista de sua classificação morfológica, a palavra destacada nos itens abaixo que difere das demais é:
a) E as regulamentações que fazem esse elo continuar firme ...
b) É o que permite que a riqueza dos pais passe para os filhos...
c) ... ou que uma dívida seja paga tempos mais tarde,...
d) ... e até mesmo que deixemos nossas finanças com alguém ...
e) O dinheiro é aquilo que a regra diz que ele é.
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