Atividade sobre Mundo Clássico e Feudalismo com Gabarito Atividade com cinco questões de História sobre Mundo Clássico e Feudalismo. Qu...
Atividade com cinco questões de História sobre Mundo Clássico e Feudalismo. Questões a nível de Ensino Médio com foco em Vestibular/ENEM. Confira as questões de História abaixo:
QUESTÃO 01
"O excedente recolhido das comunidades locais era armazenado para fatura (e parcial) redistribuição. Os tributos assim acumulados eram de vários tipos: cereais, gado, alimentos, tecidos etc. A partir de depósitos estatais, eram manipulados num complexo sistema de distribuição, que variava desde rações a nível de subsistência, distribuídas a trabalhadores não qualificados e às pessoas submetidas à corveia, até remuneração muito mais substanciosa atribuída aos funcionários de todos os tipos (pessoal da corte, escribas, sacerdotes) ou para os templos."
CARDOSO, Ciro Flamerion S. Sociedades do Antigo Oriente Próximo.
São Paulo: Ática, 1986, p. 69.
O texto refere-se:
a) à organização tipica do modo de produção escravista que predominava no Egito Antigo.
b) ao grupo dominante mais ou menos idêntico ao aparelho de Estado que explorava as comunidades aldeãs mediante a exigência de tributos pagos em produtos e em trabalho.
c) a um sistema econômico e social em que predominava o sistema de propriedade privada.
d) ao modo de produção socialista que predominou na Antiga Mesopotâmia.
e) ao Estado egípcio, que era fraco e não tinha o controle das atividades econômicas. Eis a principal causa da decadência do poder faraônico.
GABARITO.
QUESTÃO 02
"É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporciona a força, a riqueza, [...] [os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados [...] Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica."
Aristóteles, A Política
Segundo Aristóteles (384 - 322 a.C.) que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe:
a) o confronto social entre ricos e pobres.
b) a coragem e a bondade dos cidadãos.
c) uma eficiente organização militar do estado.
d) a atenuação das desigualdades entre cidadãos.
e) um pequeno número de habitantes na cidade.
GABARITO.
QUESTÃO 03
Segundo Aristóteles, "na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios - esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores ou aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadão têm de trabalhar.
b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
c) estava vinculado, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadão deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
GABARITO.
Segundo Aristóteles, "na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios - esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores ou aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.
VAN ACKER, T. Grécia: A vida cotidiana na cidade-Estado.
São Paulo: Atual, 1994.
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadão têm de trabalhar.
b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
c) estava vinculado, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadão deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
GABARITO.
QUESTÃO 04
"O camponês nunca bebe o produto de suas vinhas, nem prova uma migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo[...]."
A partir da leitura do texto, assinale a afirmativa verdadeira sobre as condições de vida dos servos durante a Idade Média.
a) Os servos exerciam uma função semelhante à dos escravos, pois trabalhavam no campo e podiam ser vendidos junto com as propriedades de terra.
b) O sistema feudal tornava o servo livre para usufruir, como quisesse, de suas propriedades, desde que recolhesse os impostos devidos aos senhores feudais.
c) A obrigação de trabalhar, sem pagamento, nas terras dos seus senhores, os colocava numa vida miserável.
d) Os camponeses recebiam terras produtivas em abundância, e poderiam adquiri-las como propriedade, mas não tinham liberdade e nem instrumentos de trabalho.
e) No período da Alta Idade Média os nobres e os clérigos possibilitaram, aos camponeses, a aquisição de sua liberdade por meio do programa de uma taxa de alforria que os tornava livres para o exercício de outras atividades profissionais.
GABARITO.
"O camponês nunca bebe o produto de suas vinhas, nem prova uma migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo[...]."
HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem.
Rio de Janeiro: LIC, 2010, p. 6.
A partir da leitura do texto, assinale a afirmativa verdadeira sobre as condições de vida dos servos durante a Idade Média.
a) Os servos exerciam uma função semelhante à dos escravos, pois trabalhavam no campo e podiam ser vendidos junto com as propriedades de terra.
b) O sistema feudal tornava o servo livre para usufruir, como quisesse, de suas propriedades, desde que recolhesse os impostos devidos aos senhores feudais.
c) A obrigação de trabalhar, sem pagamento, nas terras dos seus senhores, os colocava numa vida miserável.
d) Os camponeses recebiam terras produtivas em abundância, e poderiam adquiri-las como propriedade, mas não tinham liberdade e nem instrumentos de trabalho.
e) No período da Alta Idade Média os nobres e os clérigos possibilitaram, aos camponeses, a aquisição de sua liberdade por meio do programa de uma taxa de alforria que os tornava livres para o exercício de outras atividades profissionais.
GABARITO.
QUESTÃO 05
A escravidão e a servidão fazem parte de um divisor de águas para a diferenciação de períodos históricos característicos da Europa. Embora exista uma certa utilização equivocada, envolvendo os conceitos, podemos dizer que, em essência e em lógica de perpetuação dos sistemas socioeconômicos.
a) a escravidão possuía uma prática comum em todas as regiões da Europa, da Ásia e da América ligadas ao feudalismo.
b) a servidão era componente fundamental para a definição da ação dos pretores e do desenvolvimento das áreas de plantation.
c) a escravidão na Idade Média era fonte principal do abastecimento de mão de obra qualificada para o comércio.
d) a servidão vinculada o trabalhador à terra e determinava a abrangência do poder do senhor feudal.
e) a escravidão em Roma caracteriza-se unicamente pela exploração de negros vindos da África que eram, diretamente, exportados para as áreas de plantation na América.
GABARITO.
A escravidão e a servidão fazem parte de um divisor de águas para a diferenciação de períodos históricos característicos da Europa. Embora exista uma certa utilização equivocada, envolvendo os conceitos, podemos dizer que, em essência e em lógica de perpetuação dos sistemas socioeconômicos.
a) a escravidão possuía uma prática comum em todas as regiões da Europa, da Ásia e da América ligadas ao feudalismo.
b) a servidão era componente fundamental para a definição da ação dos pretores e do desenvolvimento das áreas de plantation.
c) a escravidão na Idade Média era fonte principal do abastecimento de mão de obra qualificada para o comércio.
d) a servidão vinculada o trabalhador à terra e determinava a abrangência do poder do senhor feudal.
e) a escravidão em Roma caracteriza-se unicamente pela exploração de negros vindos da África que eram, diretamente, exportados para as áreas de plantation na América.
GABARITO.

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