Questões Concurso: Técnico Especializado em Linguagem de Sinais (UFPE 2019) Língua Portuguesa TEXTO 1 Se o governo ouvisse a ciê...
Língua Portuguesa
TEXTO 1
Se o governo ouvisse a ciência, aumentaria a carga horária de esportes na escola
Sabine Righeti
Os educadores podem não saber disso, mas estudos que envolvem neurociência têm mostrado evidências importantes que relacionam a prática regular de exercícios ao desempenho acadêmico. Trocando em miúdos: mais tempo na quadra de esportes pode significar melhores notas na escola.
Então não seria interessante que cientistas e educadores trabalhassem juntos a fim de desenvolver estudos para guiar tomadas de decisão na área de educação? Pois é. Essa é a proposta da Rede Nacional de Ciência para Educação, que conecta educadores e cientistas com o objetivo de embasar decisões na área de educação. A relação entre esportes e desempenho acadêmico é um exemplo clássico desse trabalho “em rede”.
De acordo com o neurocientista Roberto Lent, que trabalha com plasticidade e evolução do cérebro na UFRJ, e que coordena a rede, uma série de estudos recentes mostram que exercícios físicos melhoram a memória e até a produção de novos neurônios no hipocampo – área do cérebro responsável pela aprendizagem. Ele abordou o tema em um evento da rede promovido nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo.
Em experimentos com ratinhos, é possível “contar” os novos neurônios produzidos. Já em humanos, os resultados são observados a partir de imagens do cérebro.
“Baseado nisso, o governo não deveria tornar educação física uma disciplina opcional”, diz Lent. Vale lembrar: na proposta de reforma curricular do ensino médio, anunciada por meio de Medida Provisória em setembro, educação física e artes passam a ser disciplinas eletivas. A proposta tem sido criticada por especialistas que receiam que algumas escolas simplesmente não tenham essa opção para os alunos.
Outros trabalhos mostram também que a endorfina, neurotransmissor produzido com a prática de exercícios, melhora a disposição de maneira geral – o que ajuda na concentração e nas aulas. Mais: exercícios físicos ajudam no sono, que, por sua vez, tem um papel importantíssimo na memória. Para a psicologia, os exercícios físicos ajudam a desenvolver o trabalho em grupo, a liderança e a disciplina.
A ideia da Rede Nacional de Ciência para Educação, criada em 2012, é justamente prover de informações científicas políticas públicas na área de educação que possam ajudar a tomada de decisão. Hoje há educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores de várias áreas do conhecimento envolvidos no trabalho.
“Isso significa que se o governo tivesse ouvido os cientistas, aumentaria as horas de educação física”, diz Lent.
De acordo com Daniele Botaro, pós-doutoranda do Instituto Ayrton Senna, que também integra a rede, uma das propostas é que os próprios professores tragam temas de pesquisa para a ciência.“Um professor pode observar um fenômeno em sala de aula e trazer uma pergunta para os cientistas responderem”, diz. Isso é muito comum em países como os Estados Unidos.
Disponível em: https://abecedario.blogfolha.uol.com.br/2016/10/27/
se-governo-ouvisse-a-ciencia-aumentaria-a-carga-de-esportes-na-escola/
Acesso em: 21 set. 2018. Adaptado.
QUESTÃO 01
(UFPE) O Texto 1 tem como por propósito mais relevante:
A) denunciar a diminuição do tempo de educação física na escola.
B) relatar como se dá a produção de novos neurônios em ratos.
C) informar mudanças no currículo escolar de educação física.
D) defender a ampliação da prática de esportes nas escolas.
E) divulgar a Rede Nacional de Ciência para Educação.
RESPOSTA.
QUESTÃO 02
(UFPE) Na apresentação do seu ponto de vista sobre o assunto, a autora destaca privilegiadamente:
A) informações provindas de instituições e escolas públicas.
B) os interesses de professores da área de educação física.
C) práticas amplamente reconhecidas pelo senso comum.
D) experiências de outros países, como os Estados Unidos.
E) dados científicos de instituições reconhecidas.
RESPOSTA.
QUESTÃO 03
(UFPE) Das informações contidas no Texto 1, é correto concluir que:
A) a endorfina é o neurotransmissor responsável pela produção do sono.
B) a forte dedicação aos esportes pode prejudicar o desempenho escolar.
C) o governo deveria valorizar os estudos de cientistas e educadores.
D) o governo nunca escutou a opinião dos cientistas sobre esportes.
E) o governo pretende aumentar a carga horária de esportes na escola.
RESPOSTA.
(UFPE) Das informações contidas no Texto 1, é correto concluir que:
A) a endorfina é o neurotransmissor responsável pela produção do sono.
B) a forte dedicação aos esportes pode prejudicar o desempenho escolar.
C) o governo deveria valorizar os estudos de cientistas e educadores.
D) o governo nunca escutou a opinião dos cientistas sobre esportes.
E) o governo pretende aumentar a carga horária de esportes na escola.
QUESTÃO 04
(UFPE) Acerca do sentido contextual de algumas palavras e expressões do Texto 1, analise as afirmações abaixo.
1) Em: “Os educadores podem não saber disso, mas estudos que envolvem neurociência têm mostrado evidências importantes que relacionam (...).” (1º parágrafo), a palavra destacada equivale a ‘sinais’.
2) No trecho: “Então não seria interessante que cientistas e educadores trabalhassem (...)?” (2º parágrafo), a palavra destacada significa o mesmo que ‘criativo’.
3) Em: “De acordo com o neurocientista Roberto Lent, que trabalha com plasticidade e evolução do cérebro na UFRJ” (3º parágrafo), o termo grifado alude à capacidade adaptativa do cérebro.
4) No trecho: “A ideia (...) é justamente prover de informações científicas políticas públicas na área de educação (...).” (7º parágrafo), o termo destacado significa o mesmo que ‘constatar’.
Estão corretas:
A) 1 e 2, apenas.
B) 1 e 3, apenas.
C) 1, 3 e 4, apenas.
D) 2, 3 e 4, apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.
RESPOSTA.
(UFPE) Acerca do sentido contextual de algumas palavras e expressões do Texto 1, analise as afirmações abaixo.
1) Em: “Os educadores podem não saber disso, mas estudos que envolvem neurociência têm mostrado evidências importantes que relacionam (...).” (1º parágrafo), a palavra destacada equivale a ‘sinais’.
2) No trecho: “Então não seria interessante que cientistas e educadores trabalhassem (...)?” (2º parágrafo), a palavra destacada significa o mesmo que ‘criativo’.
3) Em: “De acordo com o neurocientista Roberto Lent, que trabalha com plasticidade e evolução do cérebro na UFRJ” (3º parágrafo), o termo grifado alude à capacidade adaptativa do cérebro.
4) No trecho: “A ideia (...) é justamente prover de informações científicas políticas públicas na área de educação (...).” (7º parágrafo), o termo destacado significa o mesmo que ‘constatar’.
Estão corretas:
A) 1 e 2, apenas.
B) 1 e 3, apenas.
C) 1, 3 e 4, apenas.
D) 2, 3 e 4, apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.
QUESTÃO 05
(UFPE) Ao falar ou escrever sobre algo, é comum utilizarmos textos de outras pessoas para compor o nosso texto. Esse procedimento, quando empregado de modo explícito pelo autor, deixa marcas linguísticas da articulação desse diálogo.
Assinale a alternativa em que o trecho destacado explicita a articulação entre o texto da autora e o de outro locutor.
A) “não seria interessante que cientistas e educadores trabalhassem juntos (...)?” (2º parágrafo).
B) “A relação entre esportes e desempenho acadêmico é um exemplo clássico desse trabalho (...).”(2º parágrafo).
C) “De acordo com o neurocientista Roberto Lent, (...) uma série de estudos recentes mostram que exercícios físicos melhoram a memória (...).” (3º parágrafo).
D) “Hoje há educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores de várias áreas do conhecimento envolvidos no trabalho.” (7º parágrafo).
E) “Isso é muito comum entre países como os Estados Unidos.”. (8º parágrafo).
RESPOSTA.
(UFPE) Ao falar ou escrever sobre algo, é comum utilizarmos textos de outras pessoas para compor o nosso texto. Esse procedimento, quando empregado de modo explícito pelo autor, deixa marcas linguísticas da articulação desse diálogo.
Assinale a alternativa em que o trecho destacado explicita a articulação entre o texto da autora e o de outro locutor.
A) “não seria interessante que cientistas e educadores trabalhassem juntos (...)?” (2º parágrafo).
B) “A relação entre esportes e desempenho acadêmico é um exemplo clássico desse trabalho (...).”(2º parágrafo).
C) “De acordo com o neurocientista Roberto Lent, (...) uma série de estudos recentes mostram que exercícios físicos melhoram a memória (...).” (3º parágrafo).
D) “Hoje há educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores de várias áreas do conhecimento envolvidos no trabalho.” (7º parágrafo).
E) “Isso é muito comum entre países como os Estados Unidos.”. (8º parágrafo).
QUESTÃO 06
(UFPE) Releia o enunciado: “Hoje há educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores de várias áreas de conhecimento envolvidos no trabalho.”. Acerca do emprego das diversas classes gramaticais, analise as afirmativas a seguir.
1) O termo “Hoje” introduz no enunciado uma circunstância de tempo e cumpre, assim, um papel próprio da classe dos advérbios.
2) O plural dos substantivos da sequência “educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores” cumpre, também, o papel de universalizar essas categorias profissionais.
3) O termo “várias”, estabelecendo um sentido quantitativo, exerce a função comum à classe dos numerais.
4) No segmento “áreas de conhecimento”, o termo “de conhecimento” (destacado) limita o sentido de ‘áreas’, uma função própria dos adjetivos.
Estão corretas:
A) 1 e 2, apenas.
B) 1, 2 e 4, apenas.
C) 1, 3 e 4, apenas.
D) 3 e 4, apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.
RESPOSTA.
(UFPE) Releia o enunciado: “Hoje há educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores de várias áreas de conhecimento envolvidos no trabalho.”. Acerca do emprego das diversas classes gramaticais, analise as afirmativas a seguir.
1) O termo “Hoje” introduz no enunciado uma circunstância de tempo e cumpre, assim, um papel próprio da classe dos advérbios.
2) O plural dos substantivos da sequência “educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores” cumpre, também, o papel de universalizar essas categorias profissionais.
3) O termo “várias”, estabelecendo um sentido quantitativo, exerce a função comum à classe dos numerais.
4) No segmento “áreas de conhecimento”, o termo “de conhecimento” (destacado) limita o sentido de ‘áreas’, uma função própria dos adjetivos.
Estão corretas:
A) 1 e 2, apenas.
B) 1, 2 e 4, apenas.
C) 1, 3 e 4, apenas.
D) 3 e 4, apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.
QUESTÃO 07
(UFPE) Acerca das relações de referenciação e substituição entre partes do texto, analise as afirmativas a seguir.
1) No período que inicia o texto: “Os educadores podem não saber disso”, o pronome destacado aponta para um segmento ainda por vir: “estudos que envolvem neurociência têm mostrado evidências importantes (...).”.
2) Em: “Trocando em miúdos: mais tempo na quadra de esportes pode significar melhores notas na escola.” (1º parágrafo), a expressão “trocando em miúdos” sinaliza que o locutor vai repetir, resumidamente ou de maneira diferente, o que disse antes.
3) No trecho: “Essa é a proposta da Rede Nacional de Ciência para Educação” (2º parágrafo), a ‘proposta’ referida no trecho está explicitada em: “A relação entre esportes e desempenho acadêmico é um exemplo clássico desse trabalho ‘em rede’.”.
4) Releia: “‘Baseado nisso, o governo não deveria tornar educação física uma disciplina opcional’ ”, diz Lent.” (5º parágrafo). O segmento “Baseado nisso” deve ser entendido como “baseado em estudos recentes sobre os benefícios dos exercícios físicos para o cérebro”.
Estão corretas, apenas:
A) 1 e 2.
B) 1 e 3.
C) 1, 2 e 4.
D) 2, 3 e 4.
E) 3 e 4.
RESPOSTA.
(UFPE) Acerca das relações de referenciação e substituição entre partes do texto, analise as afirmativas a seguir.
1) No período que inicia o texto: “Os educadores podem não saber disso”, o pronome destacado aponta para um segmento ainda por vir: “estudos que envolvem neurociência têm mostrado evidências importantes (...).”.
2) Em: “Trocando em miúdos: mais tempo na quadra de esportes pode significar melhores notas na escola.” (1º parágrafo), a expressão “trocando em miúdos” sinaliza que o locutor vai repetir, resumidamente ou de maneira diferente, o que disse antes.
3) No trecho: “Essa é a proposta da Rede Nacional de Ciência para Educação” (2º parágrafo), a ‘proposta’ referida no trecho está explicitada em: “A relação entre esportes e desempenho acadêmico é um exemplo clássico desse trabalho ‘em rede’.”.
4) Releia: “‘Baseado nisso, o governo não deveria tornar educação física uma disciplina opcional’ ”, diz Lent.” (5º parágrafo). O segmento “Baseado nisso” deve ser entendido como “baseado em estudos recentes sobre os benefícios dos exercícios físicos para o cérebro”.
Estão corretas, apenas:
A) 1 e 2.
B) 1 e 3.
C) 1, 2 e 4.
D) 2, 3 e 4.
E) 3 e 4.
QUESTÃO 08
(UFPE) Releia o título do texto: “Se o governo ouvisse a ciência, aumentaria a carga horária de esportes na escola”. As mesmas relações de sentido estão mantidas em:
A) Ouvindo a ciência, o governo aumentaria a carga horária de esportes na escola.
B) Para ouvir a ciência, o governo aumentaria a carga horária de esportes na escola.
C) O governo não ouve a ciência, já que não aumenta a carga horária de esportes na escola.
D) O governo ouve tanto a ciência que resolveu aumentar a carga horária de esportes na escola.
E) Ainda que ouvisse a ciência, o governo não deveria aumentar a carga horária de esportes na escola.
RESPOSTA.
(UFPE) Releia o título do texto: “Se o governo ouvisse a ciência, aumentaria a carga horária de esportes na escola”. As mesmas relações de sentido estão mantidas em:
A) Ouvindo a ciência, o governo aumentaria a carga horária de esportes na escola.
B) Para ouvir a ciência, o governo aumentaria a carga horária de esportes na escola.
C) O governo não ouve a ciência, já que não aumenta a carga horária de esportes na escola.
D) O governo ouve tanto a ciência que resolveu aumentar a carga horária de esportes na escola.
E) Ainda que ouvisse a ciência, o governo não deveria aumentar a carga horária de esportes na escola.
QUESTÃO 09
(UFPE) Assinale a alternativa em que as relações de concordância nominal e verbal estão de acordo com a norma-padrão da língua.
A) Infelizmente nem sempre se busca as melhores soluções para o currículo das escolas brasileiras.
B) Geralmente não são observadas nas decisões governamentais o embasamento científico necessário no campo da educação.
C) Muitos educadores e cientistas brasileiros tem buscado respostas para as principais dúvidas acerca do currículo escolar.
D) Devem existir parâmetros científicos confiáveis que possam subsidiar a tomada de decisões no campo da educação.
E) É necessário a compreensão dos processos de desenvolvimento da criança e do jovem para que não lhes seja negada a oportunidade de aprender.
RESPOSTA.
(UFPE) Assinale a alternativa em que as relações de concordância nominal e verbal estão de acordo com a norma-padrão da língua.
A) Infelizmente nem sempre se busca as melhores soluções para o currículo das escolas brasileiras.
B) Geralmente não são observadas nas decisões governamentais o embasamento científico necessário no campo da educação.
C) Muitos educadores e cientistas brasileiros tem buscado respostas para as principais dúvidas acerca do currículo escolar.
D) Devem existir parâmetros científicos confiáveis que possam subsidiar a tomada de decisões no campo da educação.
E) É necessário a compreensão dos processos de desenvolvimento da criança e do jovem para que não lhes seja negada a oportunidade de aprender.
QUESTÃO 10
(UFPE) Em contextos mais formais de uso, as normas da escrita padrão devem ser observadas. Acerca desse aspecto, analise as afirmativas a seguir.
1) O acento gráfico da palavra “miúdo” obedece ao mesmo princípio que o das formas “raíz” e “saír”.
2) No trecho: “Outros trabalhos mostram também que a endorfina, neurotransmissor produzido com a prática de exercícios, melhora a disposição”, as vírgulas separam um segmento explicativo.
3) Como no trecho “Mais: exercícios físicos ajudam no sono” (6º parágrafo), a palavra “mais” também está em conformidade com o padrão de escrita em: “Sem mais nem menos, resolveram adiar a partida.”.
4) O último Acordo Ortográfico convencionou que a palavra ideia passaria a ser grafada sem acento gráfico. Dentro desse mesmo princípio, também perderam o acento as palavras “ilheu” e “heroi”.
Estão corretas, apenas:
A) 1 e 2.
B) 1 e 3.
C) 2 e 3.
D) 2 e 4.
E) 3 e 4.
RESPOSTA.
(UFPE) Em contextos mais formais de uso, as normas da escrita padrão devem ser observadas. Acerca desse aspecto, analise as afirmativas a seguir.
1) O acento gráfico da palavra “miúdo” obedece ao mesmo princípio que o das formas “raíz” e “saír”.
2) No trecho: “Outros trabalhos mostram também que a endorfina, neurotransmissor produzido com a prática de exercícios, melhora a disposição”, as vírgulas separam um segmento explicativo.
3) Como no trecho “Mais: exercícios físicos ajudam no sono” (6º parágrafo), a palavra “mais” também está em conformidade com o padrão de escrita em: “Sem mais nem menos, resolveram adiar a partida.”.
4) O último Acordo Ortográfico convencionou que a palavra ideia passaria a ser grafada sem acento gráfico. Dentro desse mesmo princípio, também perderam o acento as palavras “ilheu” e “heroi”.
Estão corretas, apenas:
A) 1 e 2.
B) 1 e 3.
C) 2 e 3.
D) 2 e 4.
E) 3 e 4.
Conhecimentos Específicos
LIBRAS
QUESTÃO 11
(UFPE) O trabalho do tradutor e intérprete da língua de sinais vem sendo construído historicamente ao longo do tempo. Identifique, entre as afirmações abaixo, aquela que não corresponde à história da profissão do tradutor e intérprete da língua de sinais.
A) Um elemento fundamental no processo profissional do tradutor e intérprete da língua de sinais é o reconhecimento das diferentes línguas de sinais de cada país.
B) A participação de surdos nas discussões sociais representou e representa a chave para a profissionalização dos tradutores e intérpretes de língua de sinais.
C) A história da constituição profissional do tradutor e intérprete da língua de sinais se deu a partir de atividades voluntárias.
D) Com o reconhecimento das línguas de sinais, os surdos passaram a ter garantias de acesso a essas línguas enquanto direito linguístico, prescindindo dos tradutores e intérpretes de língua de sinais.
E) Conforme os surdos foram conquistando o exercício de cidadania, as instituições se viram obrigadas a garantir acessibilidade através do profissional intérprete de língua de sinais.
RESPOSTA.
QUESTÃO 12
(UFPE) Um marco histórico na formação do tradutor e intérprete de Libras aconteceu em:
A) 2000, ano da oficialização da Libras no Brasil.
B) 2002, ano da formação da profissão de tradutor e intérprete de Libras.
C) 2005, ano do reconhecimento legal da Libras como segunda língua do país.
D) 2010, ano da regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete da Libras.
E) 2016, ano em que a oferta de educação bilíngue em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas passa a ter garantia legal.
RESPOSTA.
(UFPE) O trabalho do tradutor e intérprete da língua de sinais vem sendo construído historicamente ao longo do tempo. Identifique, entre as afirmações abaixo, aquela que não corresponde à história da profissão do tradutor e intérprete da língua de sinais.
A) Um elemento fundamental no processo profissional do tradutor e intérprete da língua de sinais é o reconhecimento das diferentes línguas de sinais de cada país.
B) A participação de surdos nas discussões sociais representou e representa a chave para a profissionalização dos tradutores e intérpretes de língua de sinais.
C) A história da constituição profissional do tradutor e intérprete da língua de sinais se deu a partir de atividades voluntárias.
D) Com o reconhecimento das línguas de sinais, os surdos passaram a ter garantias de acesso a essas línguas enquanto direito linguístico, prescindindo dos tradutores e intérpretes de língua de sinais.
E) Conforme os surdos foram conquistando o exercício de cidadania, as instituições se viram obrigadas a garantir acessibilidade através do profissional intérprete de língua de sinais.
QUESTÃO 12
(UFPE) Um marco histórico na formação do tradutor e intérprete de Libras aconteceu em:
A) 2000, ano da oficialização da Libras no Brasil.
B) 2002, ano da formação da profissão de tradutor e intérprete de Libras.
C) 2005, ano do reconhecimento legal da Libras como segunda língua do país.
D) 2010, ano da regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete da Libras.
E) 2016, ano em que a oferta de educação bilíngue em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas passa a ter garantia legal.
QUESTÃO 13
(UFPE) Assinale com V as afirmativas VERDADEIRAS e com F as FALSAS, a respeito da interpretação simultânea e suas implicações.
( ) Algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que a qualidade da interpretação começa a cair a partir de vinte minutos do início de seu ato, pois é um trabalho que exige esforço cognitivo e causa cansaço mental.
( ) A memória possui um papel fundamental na prática da interpretação simultânea, pois, na compreensão, análise e retenção da mensagem para sua enunciação na língua-alvo, o intérprete utiliza suas habilidades de concentração e processamento da mensagem.
( ) Interpretar é tomar decisões muito rapidamente, e uma boa decisão não depende do acúmulo de informações disponíveis, mas, sim, da capacidade de extrair, ao máximo, o melhor significado para contemplar um texto ou discurso.
( ) A interpretação simultânea não é uma atividade complexa, apesar de suas fases serem quase sobrepostas, com utilização de dois códigos linguísticos distintos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V, V, V, F.
B) F, V, F, V.
C) F, F, V, F.
D) V, V, F, V.
E) F, V, V, F.
RESPOSTA.
(UFPE) Assinale com V as afirmativas VERDADEIRAS e com F as FALSAS, a respeito da interpretação simultânea e suas implicações.
( ) Algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que a qualidade da interpretação começa a cair a partir de vinte minutos do início de seu ato, pois é um trabalho que exige esforço cognitivo e causa cansaço mental.
( ) A memória possui um papel fundamental na prática da interpretação simultânea, pois, na compreensão, análise e retenção da mensagem para sua enunciação na língua-alvo, o intérprete utiliza suas habilidades de concentração e processamento da mensagem.
( ) Interpretar é tomar decisões muito rapidamente, e uma boa decisão não depende do acúmulo de informações disponíveis, mas, sim, da capacidade de extrair, ao máximo, o melhor significado para contemplar um texto ou discurso.
( ) A interpretação simultânea não é uma atividade complexa, apesar de suas fases serem quase sobrepostas, com utilização de dois códigos linguísticos distintos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V, V, V, F.
B) F, V, F, V.
C) F, F, V, F.
D) V, V, F, V.
E) F, V, V, F.
QUESTÃO 14
(UFPE) Assinale a alternativa que não corresponde a uma modalidade de tradução e interpretação de língua Brasileira de Sinais.
A) Do português oral para o português escrito.
B) Do português para a língua de sinais.
C) De sinais para escrita.
D) Do português escrito para a língua de sinais.
E) Da escrita para sinais.
RESPOSTA.
(UFPE) Assinale a alternativa que não corresponde a uma modalidade de tradução e interpretação de língua Brasileira de Sinais.
A) Do português oral para o português escrito.
B) Do português para a língua de sinais.
C) De sinais para escrita.
D) Do português escrito para a língua de sinais.
E) Da escrita para sinais.
QUESTÃO 15
(UFPE) Assinale entre as alternativas abaixo a que não condiz com a postura exigida para o Intérprete de Libras no contexto de interpretação da língua portuguesa escrita em situação de provas e processos seletivos.
A) O intérprete deverá fazer a interpretação das instruções dadas na língua portuguesa falada e/ou escrita, quando estes forem os casos.
B) Se o candidato sugerir alguma escolha pessoal e solicitar a confirmação, o intérprete deve informá-lo de que apenas fará a tradução do português para a língua de sinais.
C) Durante a prova, o intérprete pode orientar questões relativas exclusivamente ao vocabulário.
D) O intérprete deve informar aos monitores e responsáveis qual a sua função e como procederá à interpretação durante a execução das provas e do concurso, de modo a garantir a acessibilidade.
E) Ao intérprete é sugerido fazer a tradução do português escrito para a língua de sinais de todas as questões da prova.
RESPOSTA.
(UFPE) Assinale entre as alternativas abaixo a que não condiz com a postura exigida para o Intérprete de Libras no contexto de interpretação da língua portuguesa escrita em situação de provas e processos seletivos.
A) O intérprete deverá fazer a interpretação das instruções dadas na língua portuguesa falada e/ou escrita, quando estes forem os casos.
B) Se o candidato sugerir alguma escolha pessoal e solicitar a confirmação, o intérprete deve informá-lo de que apenas fará a tradução do português para a língua de sinais.
C) Durante a prova, o intérprete pode orientar questões relativas exclusivamente ao vocabulário.
D) O intérprete deve informar aos monitores e responsáveis qual a sua função e como procederá à interpretação durante a execução das provas e do concurso, de modo a garantir a acessibilidade.
E) Ao intérprete é sugerido fazer a tradução do português escrito para a língua de sinais de todas as questões da prova.
QUESTÃO 16
(UFPE) O código de ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. Analise as afirmações abaixo em relação às responsabilidades profissionais do tradutor e intérprete de Libras, contidas em seu código de ética.
1) O intérprete deve procurar manter a transparência e a pureza das línguas envolvidas.
2) O intérprete deve encorajar pessoas surdas a buscarem decisões legais ou outras em seu favor.
3) O intérprete deve esforçar-se para reconhecer os vários tipos de assistência ao surdo e fazer o melhor para atender as suas necessidades particulares.
4) O intérprete deve considerar os diversos níveis da Língua Brasileira de Sinais bem como da Língua Portuguesa.
Estão corretas:
A) 1 e 2, apenas.
B) 1, 3 e 4, apenas.
C) 2, 3 e 4, apenas.
D) 2 e 4, apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.
RESPOSTA.
(UFPE) O código de ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. Analise as afirmações abaixo em relação às responsabilidades profissionais do tradutor e intérprete de Libras, contidas em seu código de ética.
1) O intérprete deve procurar manter a transparência e a pureza das línguas envolvidas.
2) O intérprete deve encorajar pessoas surdas a buscarem decisões legais ou outras em seu favor.
3) O intérprete deve esforçar-se para reconhecer os vários tipos de assistência ao surdo e fazer o melhor para atender as suas necessidades particulares.
4) O intérprete deve considerar os diversos níveis da Língua Brasileira de Sinais bem como da Língua Portuguesa.
Estão corretas:
A) 1 e 2, apenas.
B) 1, 3 e 4, apenas.
C) 2, 3 e 4, apenas.
D) 2 e 4, apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.
QUESTÃO 17
(UFPE) O código de ética é um instrumento que orienta o profissional tradutor e intérprete de Libras na sua atuação. A necessidade desse tipo de código justifica-se:
A) pelo tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação.
B) por ser um processo interativo que envolve tão somente a relação dos intérpretes entre si.
C) por haver determinadas intenções conversacionais e discursivas entre os surdos.
D) pelas interações sem responsabilidades dos tradutores e intérpretes quanto à veracidade e fidelidade das informações em Libras.
E) pela regulação salarial dos tradutores e intérpretes que atuam na educação.
RESPOSTA.
(UFPE) O código de ética é um instrumento que orienta o profissional tradutor e intérprete de Libras na sua atuação. A necessidade desse tipo de código justifica-se:
A) pelo tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação.
B) por ser um processo interativo que envolve tão somente a relação dos intérpretes entre si.
C) por haver determinadas intenções conversacionais e discursivas entre os surdos.
D) pelas interações sem responsabilidades dos tradutores e intérpretes quanto à veracidade e fidelidade das informações em Libras.
E) pela regulação salarial dos tradutores e intérpretes que atuam na educação.
QUESTÃO 18
(UFPE) O intérprete especialista, para atuar na área da educação, deverá ter um perfil para intermediar as relações entre os professores e os alunos, bem como entre os colegas surdos e os colegas ouvintes. Apesar disso, esse profissional tem encontrado algumas dificuldades e problemas no exercício de suas funções.
Aponte, entre as alternativas a seguir, aquela cujo conteúdo não representa uma dessas dificuldades.
A) Os alunos dirigem questões diretamente ao intérprete, comentam e travam discussões em relação aos tópicos abordados com o intérprete e não com o professor.
B) Muitas vezes, o professor consulta o intérprete a respeito do desenvolvimento da aprendizagem do aluno surdo, por considerar o intérprete a pessoa mais indicada a dar um parecer a respeito.
C) Na educação infantil ou fundamental, a criança mais nova tem mais dificuldades em entender que quem está passando a informação é apenas aquele que está intermediando a relação entre ela, a criança, e o professor.
D) O intérprete educacional, por competência, assume a função de mediador e colaborador nas interações comunicacionais no âmbito educacional.
E) O professor delega ao intérprete a responsabilidade de assumir o ensino dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
RESPOSTA.
(UFPE) O intérprete especialista, para atuar na área da educação, deverá ter um perfil para intermediar as relações entre os professores e os alunos, bem como entre os colegas surdos e os colegas ouvintes. Apesar disso, esse profissional tem encontrado algumas dificuldades e problemas no exercício de suas funções.
Aponte, entre as alternativas a seguir, aquela cujo conteúdo não representa uma dessas dificuldades.
A) Os alunos dirigem questões diretamente ao intérprete, comentam e travam discussões em relação aos tópicos abordados com o intérprete e não com o professor.
B) Muitas vezes, o professor consulta o intérprete a respeito do desenvolvimento da aprendizagem do aluno surdo, por considerar o intérprete a pessoa mais indicada a dar um parecer a respeito.
C) Na educação infantil ou fundamental, a criança mais nova tem mais dificuldades em entender que quem está passando a informação é apenas aquele que está intermediando a relação entre ela, a criança, e o professor.
D) O intérprete educacional, por competência, assume a função de mediador e colaborador nas interações comunicacionais no âmbito educacional.
E) O professor delega ao intérprete a responsabilidade de assumir o ensino dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
QUESTÃO 19
(UFPE) Considerando a presença de alunos surdos na escola, analise os requisitos a serem observados em sala de aula.
1) Reforma da estrutura física da sala de aula.
2) Disposição física das pessoas em sala de aula.
3) Adequação da forma de expor a aula por parte do professor.
4) Presença do intérprete de língua de sinais.
Os requisitos que devem ser observados em salas de aula com presença de alunos surdos são, apenas:
A) 1, 2 e 4.
B) 1 e 3.
C) 1, 3 e 4.
D) 2, 3 e 4.
E) 2 e 4.
RESPOSTA.
(UFPE) Considerando a presença de alunos surdos na escola, analise os requisitos a serem observados em sala de aula.
1) Reforma da estrutura física da sala de aula.
2) Disposição física das pessoas em sala de aula.
3) Adequação da forma de expor a aula por parte do professor.
4) Presença do intérprete de língua de sinais.
Os requisitos que devem ser observados em salas de aula com presença de alunos surdos são, apenas:
A) 1, 2 e 4.
B) 1 e 3.
C) 1, 3 e 4.
D) 2, 3 e 4.
E) 2 e 4.
QUESTÃO 20
(UFPE) Apesar do reconhecimento legal da Libras e de outras línguas de sinais, assim como da profissão de Intérprete de Língua de Sinais (ILS), até os dias atuais, esses profissionais e sua profissão carregam vários mitos. Constitui um mito em relação ao tradutor e intérprete de língua de sinais:
A) o intérprete é inserido na sala de aula com o propósito de mediar os conteúdos junto com o professor.
B) todo professor de surdos é um Intérprete Educacional.
C) intérprete precisa apresentar qualificação específica para atuar nessa função.
D) nem sempre os filhos ouvintes de pais surdos são intérpretes.
E) a pessoa que domina Libras é uma pessoa bilíngue e não obrigatoriamente um intérprete.
RESPOSTA.
(UFPE) Apesar do reconhecimento legal da Libras e de outras línguas de sinais, assim como da profissão de Intérprete de Língua de Sinais (ILS), até os dias atuais, esses profissionais e sua profissão carregam vários mitos. Constitui um mito em relação ao tradutor e intérprete de língua de sinais:
A) o intérprete é inserido na sala de aula com o propósito de mediar os conteúdos junto com o professor.
B) todo professor de surdos é um Intérprete Educacional.
C) intérprete precisa apresentar qualificação específica para atuar nessa função.
D) nem sempre os filhos ouvintes de pais surdos são intérpretes.
E) a pessoa que domina Libras é uma pessoa bilíngue e não obrigatoriamente um intérprete.
QUESTÃO 21
(UFPE) A Lei 13.143/2015 determina que, a partir de 2019, o perfil de formação dos tradutores e intérpretes da Libras para o exercício em salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação devem possuir:
A) no mínimo, ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras emitido pelo MEC.
B) no mínimo, ensino médio completo e cursos de Tradução e Interpretação em Libras.
C) nível superior, com habilitação em Letras e certificado de proficiência na Libras emitido pela FENEIS.
D) ensino médio técnico em Tradução e Interpretação em Libras e certificado de proficiência na Libras.
E) nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.
RESPOSTA.
QUESTÃO 22
(UFPE) A Lei 12.319/2010 afirma que, no exercício da profissão do tradutor e intérprete de Libras, esse profissional deve zelar, em especial:
1) por acompanhar a tabela de honorários proposta pela organização de classe em âmbito nacional.
2) pela honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.
3) pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou de gênero.
4) pela seleção de conteúdos traduzíveis, considerando os objetivos e interesses do contratante (pessoa física ou jurídica).
5) pelas postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional.
Estão corretas, apenas:
A) 1, 2 e 3.
B) 1, 2 e 4.
C) 1, 3 e 5.
D) 2, 3 e 5.
E) 3, 4 e 5.
RESPOSTA.
(UFPE) A Lei 13.143/2015 determina que, a partir de 2019, o perfil de formação dos tradutores e intérpretes da Libras para o exercício em salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação devem possuir:
A) no mínimo, ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras emitido pelo MEC.
B) no mínimo, ensino médio completo e cursos de Tradução e Interpretação em Libras.
C) nível superior, com habilitação em Letras e certificado de proficiência na Libras emitido pela FENEIS.
D) ensino médio técnico em Tradução e Interpretação em Libras e certificado de proficiência na Libras.
E) nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.
QUESTÃO 22
(UFPE) A Lei 12.319/2010 afirma que, no exercício da profissão do tradutor e intérprete de Libras, esse profissional deve zelar, em especial:
1) por acompanhar a tabela de honorários proposta pela organização de classe em âmbito nacional.
2) pela honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.
3) pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou de gênero.
4) pela seleção de conteúdos traduzíveis, considerando os objetivos e interesses do contratante (pessoa física ou jurídica).
5) pelas postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional.
Estão corretas, apenas:
A) 1, 2 e 3.
B) 1, 2 e 4.
C) 1, 3 e 5.
D) 2, 3 e 5.
E) 3, 4 e 5.
QUESTÃO 23
(UFPE) De acordo com o Decreto 5626/2005, as instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa em sala de aula _____________________________, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação. A alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado acima é:
A) e em outros espaços educacionais.
B) exclusivamente neste local.
C) e nas atividades esportivas.
D) considerando a possibilidade institucional.
E) de forma sazonal.
RESPOSTA.
(UFPE) De acordo com o Decreto 5626/2005, as instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa em sala de aula _____________________________, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação. A alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado acima é:
A) e em outros espaços educacionais.
B) exclusivamente neste local.
C) e nas atividades esportivas.
D) considerando a possibilidade institucional.
E) de forma sazonal.
QUESTÃO 24
(UFPE) A surdocegueira é uma condição única em que se combinam perdas visuais e auditivas que produzem graves problemas de comunicação e outras necessidades de desenvolvimento e aprendizagem. A pessoa com surdocegueira utiliza várias formas de comunicação para interagir, acessar as informações e desenvolver técnicas de orientação e mobilidade para explorar e conhecer o seu ambiente.
Considerando esse comentário, assinale as formas de comunicação receptiva empregadas pelo surdocego.
1) Pistas táteis e pistas de contexto natural.
2) Escrita na palma da mão e Tablitas alfabéticas.
3) Comunicação instrumental e Ativação de acionadores.
4) Língua de sinais tátil e Leitura labial.
5) Alfabeto manual tátil e Método Tadoma.
São formas de comunicação receptiva empregadas pelo surdocego, apenas:
A) 1 e 4.
B) 1, 3 e 5.
C) 2, 3 e 4.
D) 2, 4 e 5.
E) 2 e 5.
RESPOSTA.
(UFPE) A surdocegueira é uma condição única em que se combinam perdas visuais e auditivas que produzem graves problemas de comunicação e outras necessidades de desenvolvimento e aprendizagem. A pessoa com surdocegueira utiliza várias formas de comunicação para interagir, acessar as informações e desenvolver técnicas de orientação e mobilidade para explorar e conhecer o seu ambiente.
Considerando esse comentário, assinale as formas de comunicação receptiva empregadas pelo surdocego.
1) Pistas táteis e pistas de contexto natural.
2) Escrita na palma da mão e Tablitas alfabéticas.
3) Comunicação instrumental e Ativação de acionadores.
4) Língua de sinais tátil e Leitura labial.
5) Alfabeto manual tátil e Método Tadoma.
São formas de comunicação receptiva empregadas pelo surdocego, apenas:
A) 1 e 4.
B) 1, 3 e 5.
C) 2, 3 e 4.
D) 2, 4 e 5.
E) 2 e 5.
QUESTÃO 25
(UFPE) A comunicação torna-se um grande desafio para as pessoas surdocegas, para as suas famílias e para todos aqueles que fazem parte da vida delas, em razão da necessidade de formas específicas de comunicação que lhes possibilitem o acesso a educação, lazer, trabalho, vida social, entre outros, contribuindo para que essas pessoas sejam independentes. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta o conceito de língua de sinais tátil.
A) Sistema de comunicação não alfabético que interage com o surdocego, é realizado por meio de sinais, e em que a adaptação necessária será a de adequar o espaço de sinalização ao campo visual. Assim, o quadrante (região compreendida entre a cabeça até a altura do quadril) de realização e recepção do sinal não poderá ser o mesmo do surdo, mas deverá restringir-se ao campo visual-espacial perceptível do surdocego.
B) Sistema alfabético que corresponde à língua de sinais tradicionalmente usada por surdos, adaptada ao tato. Essa adaptação consiste na realização dos sinais em uma ou ambas as mãos, segundo opção do surdocego. Geralmente, a posição, orientação e configuração das mãos para realização dos sinais permanecem as mesmas, mudando apenas o espaço de sinalização e a forma de recepção.
C) É um sistema de comunicação alfabético correspondente ao alfabeto manual (dactilologia), utilizado comumente pelas pessoas surdas, com adaptações que consistem na realização das letras sobre a palma da mão do surdocego, para que ele perceba, por meio do tato, a realização do sinal, estabelecendo seu significado correspondente.
D) Sistema de comunicação alfabético no qual a interação com o surdocego é realizada por meio de sinais e em que a adaptação necessária será a de adequar o espaço de sinalização ao campo visual. Assim, o quadrante (região compreendida entre a cabeça até a altura do quadril) de realização e recepção do sinal não poderá ser o mesmo do surdo, mas deverá restringir-se ao campo visual-espacial perceptível do surdocego.
E) Sistema não alfabético que corresponde à língua de sinais tradicionalmente usada por surdos, adaptada ao tato. Essa adaptação consiste na realização dos sinais em uma ou ambas as mãos, segundo opção do surdocego. Geralmente, a posição, orientação e configuração das mãos para realização dos sinais permanecem as mesmas, mudando apenas o espaço de sinalização e a forma de recepção.
RESPOSTA.
(UFPE) A comunicação torna-se um grande desafio para as pessoas surdocegas, para as suas famílias e para todos aqueles que fazem parte da vida delas, em razão da necessidade de formas específicas de comunicação que lhes possibilitem o acesso a educação, lazer, trabalho, vida social, entre outros, contribuindo para que essas pessoas sejam independentes. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta o conceito de língua de sinais tátil.
A) Sistema de comunicação não alfabético que interage com o surdocego, é realizado por meio de sinais, e em que a adaptação necessária será a de adequar o espaço de sinalização ao campo visual. Assim, o quadrante (região compreendida entre a cabeça até a altura do quadril) de realização e recepção do sinal não poderá ser o mesmo do surdo, mas deverá restringir-se ao campo visual-espacial perceptível do surdocego.
B) Sistema alfabético que corresponde à língua de sinais tradicionalmente usada por surdos, adaptada ao tato. Essa adaptação consiste na realização dos sinais em uma ou ambas as mãos, segundo opção do surdocego. Geralmente, a posição, orientação e configuração das mãos para realização dos sinais permanecem as mesmas, mudando apenas o espaço de sinalização e a forma de recepção.
C) É um sistema de comunicação alfabético correspondente ao alfabeto manual (dactilologia), utilizado comumente pelas pessoas surdas, com adaptações que consistem na realização das letras sobre a palma da mão do surdocego, para que ele perceba, por meio do tato, a realização do sinal, estabelecendo seu significado correspondente.
D) Sistema de comunicação alfabético no qual a interação com o surdocego é realizada por meio de sinais e em que a adaptação necessária será a de adequar o espaço de sinalização ao campo visual. Assim, o quadrante (região compreendida entre a cabeça até a altura do quadril) de realização e recepção do sinal não poderá ser o mesmo do surdo, mas deverá restringir-se ao campo visual-espacial perceptível do surdocego.
E) Sistema não alfabético que corresponde à língua de sinais tradicionalmente usada por surdos, adaptada ao tato. Essa adaptação consiste na realização dos sinais em uma ou ambas as mãos, segundo opção do surdocego. Geralmente, a posição, orientação e configuração das mãos para realização dos sinais permanecem as mesmas, mudando apenas o espaço de sinalização e a forma de recepção.
QUESTÃO 26
(UFPE) Considerando a variante linguística de Pernambuco, analise as características de oposição dos pares de sinais SÁBADO/APRENDER, TRABALHAR/CERTIFICADO e FAMÍLIA/REUNIÃO e responda:
Quais os parâmetros das línguas de sinais apresentados, respectivamente, nos pares citados?
A) Direção, locação e movimento.
B) Locação, movimento e configuração de mão.
C) Direção, movimento e locação.
D) Locação, direção e configuração de mão.
E) Configuração de mão, direção e movimento.
RESPOSTA.
(UFPE) Considerando a variante linguística de Pernambuco, analise as características de oposição dos pares de sinais SÁBADO/APRENDER, TRABALHAR/CERTIFICADO e FAMÍLIA/REUNIÃO e responda:
Quais os parâmetros das línguas de sinais apresentados, respectivamente, nos pares citados?
A) Direção, locação e movimento.
B) Locação, movimento e configuração de mão.
C) Direção, movimento e locação.
D) Locação, direção e configuração de mão.
E) Configuração de mão, direção e movimento.
QUESTÃO 27
(UFPE) Nas línguas de sinais, as expressões não manuais compreendem dois papéis:
A) representação espacial e condição de dominância manual.
B) restrições na formação do sinal e concordância número-pronominal.
C) marcação de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.
D) diferenciação morfológica e construção do tipo SVO.
E) construções fonéticas e predominância dos universais linguísticos.
RESPOSTA.
(UFPE) Nas línguas de sinais, as expressões não manuais compreendem dois papéis:
A) representação espacial e condição de dominância manual.
B) restrições na formação do sinal e concordância número-pronominal.
C) marcação de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.
D) diferenciação morfológica e construção do tipo SVO.
E) construções fonéticas e predominância dos universais linguísticos.
QUESTÃO 28
(UFPE) Em Libras, quais sinais são articulados com a configuração das mãos na condição de simetria?
A) FESTEJAR, NAMORAR, TELEVISÃO.
B) JUNTAR, FIM, PERGUNTAR.
C) PASSEAR, PAPEL, REMÉDIO.
D) CURAR, FAMÍLIA, LEI.
E) CAMA, BRANCO, PRATO.
RESPOSTA.
(UFPE) Em Libras, quais sinais são articulados com a configuração das mãos na condição de simetria?
A) FESTEJAR, NAMORAR, TELEVISÃO.
B) JUNTAR, FIM, PERGUNTAR.
C) PASSEAR, PAPEL, REMÉDIO.
D) CURAR, FAMÍLIA, LEI.
E) CAMA, BRANCO, PRATO.
QUESTÃO 29
(UFPE) Dos processos de composição morfológica, indique apenas os sinais da Libras do tipo associado à regra de contato.
A) ACREDITAR, IGREJA, ESCOLA.
B) RESPONDER, ESTUDAR, PAGAR.
C) TIGRE, PESQUISAR, CORPO.
D) BIBLIOTECA, MÃE, AMARELO.
E) ZEBRA, CAFÉ, PENSAR.
RESPOSTA.
(UFPE) Dos processos de composição morfológica, indique apenas os sinais da Libras do tipo associado à regra de contato.
A) ACREDITAR, IGREJA, ESCOLA.
B) RESPONDER, ESTUDAR, PAGAR.
C) TIGRE, PESQUISAR, CORPO.
D) BIBLIOTECA, MÃE, AMARELO.
E) ZEBRA, CAFÉ, PENSAR.
QUESTÃO 30
(UFPE) No exemplo TESOURA – CORTAR, na realização do primeiro sinal em Libras, o movimento é curto e repetido rapidamente (substantivo); já no seguinte (verbo), o movimento é longo e repetido lentamente.
Trata-se de:
A) uma análise sintática.
B) uma característica referencial.
C) um fenômeno de aglutinação.
D) um mecanismo de lateralização.
E) um processo derivacional.
RESPOSTA.
(UFPE) No exemplo TESOURA – CORTAR, na realização do primeiro sinal em Libras, o movimento é curto e repetido rapidamente (substantivo); já no seguinte (verbo), o movimento é longo e repetido lentamente.
Trata-se de:
A) uma análise sintática.
B) uma característica referencial.
C) um fenômeno de aglutinação.
D) um mecanismo de lateralização.
E) um processo derivacional.
QUESTÃO 31
(UFPE) A incorporação do numeral ao sinal é um dos processos morfológicos observados nas línguas de sinais. Em sua realização, tais processos podem incorporar:
A) no mínimo, três numerais.
B) no máximo, quatro numerais.
C) no máximo, cinco numerais.
D) no mínimo, quatro numerais.
E) no máximo, três numerais.
RESPOSTA.
QUESTÃO 32
(UFPE) Analise os verbos em Libras: CONHECER; PERGUNTAR; SABER; PROVOCAR; INVENTAR. Atribua o valor “1” para verbos sem concordância e “2” para verbos com concordância. Assinale a alternativa com a respectiva e correta correspondência.
A) 1, 2, 2, 2, 1.
B) 1, 1, 2, 1, 2.
C) 2, 1, 1, 2, 1.
D) 2, 2, 1, 1, 2.
E) 1, 2, 1, 2, 1.
RESPOSTA.
(UFPE) A incorporação do numeral ao sinal é um dos processos morfológicos observados nas línguas de sinais. Em sua realização, tais processos podem incorporar:
A) no mínimo, três numerais.
B) no máximo, quatro numerais.
C) no máximo, cinco numerais.
D) no mínimo, quatro numerais.
E) no máximo, três numerais.
QUESTÃO 32
(UFPE) Analise os verbos em Libras: CONHECER; PERGUNTAR; SABER; PROVOCAR; INVENTAR. Atribua o valor “1” para verbos sem concordância e “2” para verbos com concordância. Assinale a alternativa com a respectiva e correta correspondência.
A) 1, 2, 2, 2, 1.
B) 1, 1, 2, 1, 2.
C) 2, 1, 1, 2, 1.
D) 2, 2, 1, 1, 2.
E) 1, 2, 1, 2, 1.
QUESTÃO 33
(UFPE) Qual expressão não manual caracteriza-se por marcação de tópico em uma sentença na Libras?
A) Tronco para trás.
B) Olhos arregalados.
C) Lance de olhos.
D) Sobrancelhas levantadas.
E) Franzir o nariz.
RESPOSTA.
(UFPE) Qual expressão não manual caracteriza-se por marcação de tópico em uma sentença na Libras?
A) Tronco para trás.
B) Olhos arregalados.
C) Lance de olhos.
D) Sobrancelhas levantadas.
E) Franzir o nariz.
QUESTÃO 34
(UFPE) Na tradução para Libras da sentença O CAMINHÃO JÁ ESTACIONOU, será necessário usar:
A) uma apontação ostensiva ao término do referente.
B) uma forma pronominal com referente ausente.
C) um classificador em uma localização particular.
D) uma pantomima na localização do objeto.
E) um verbo não direcional para o referente.
RESPOSTA.
(UFPE) Na tradução para Libras da sentença O CAMINHÃO JÁ ESTACIONOU, será necessário usar:
A) uma apontação ostensiva ao término do referente.
B) uma forma pronominal com referente ausente.
C) um classificador em uma localização particular.
D) uma pantomima na localização do objeto.
E) um verbo não direcional para o referente.
QUESTÃO 35
(UFPE) No processo de aquisição das línguas de sinais como L1 por bebês surdos, é correto afirmar que a realização dos primeiros sinais:
A) reverberam na língua oral-auditiva como um balbucio.
B) surgem analogamente aos padrões das línguas orais-auditivas.
C) representam evidências de restrição linguística.
D) compreendem os estágios suprassegmentares da linguagem.
E) são referências dêiticas do discurso.
RESPOSTA.
(UFPE) No processo de aquisição das línguas de sinais como L1 por bebês surdos, é correto afirmar que a realização dos primeiros sinais:
A) reverberam na língua oral-auditiva como um balbucio.
B) surgem analogamente aos padrões das línguas orais-auditivas.
C) representam evidências de restrição linguística.
D) compreendem os estágios suprassegmentares da linguagem.
E) são referências dêiticas do discurso.
QUESTÃO 36
(UFPE) Na Libras, o sinal LADRÃO pode ser realizado de duas formas. Em uma das formas, o sinal é também um gesto natural usado em diversas culturas. Em situação de risco iminente, a comunidade surda costuma utilizar o outro sinal, que é realizado:
A) com a mão predominante configurada em L no queixo.
B) com mãos espelhadas configuradas em L em espaço neutro.
C) com duas piscadas associadas ao sinal LADRÃO.
D) com a mão predominante configurada em M na testa.
E) apenas com o movimento interno da língua na bochecha.
RESPOSTA.
(UFPE) Na Libras, o sinal LADRÃO pode ser realizado de duas formas. Em uma das formas, o sinal é também um gesto natural usado em diversas culturas. Em situação de risco iminente, a comunidade surda costuma utilizar o outro sinal, que é realizado:
A) com a mão predominante configurada em L no queixo.
B) com mãos espelhadas configuradas em L em espaço neutro.
C) com duas piscadas associadas ao sinal LADRÃO.
D) com a mão predominante configurada em M na testa.
E) apenas com o movimento interno da língua na bochecha.
QUESTÃO 37
(UFPE) Na história da educação dos surdos, é pesquisado e investigado o passado dos povos surdos e das comunidades surdas, procurando-se obter episódios e compreender as suas realizações linguísticas, educacionais, sociais, políticas e culturais. Para a comunidade surda as fases da história dos surdos são, em ordem cronológica:
A) integração cultural, inclusão cultural, bilinguismo.
B) comunicação total, oralismo, bilinguismo.
C) revelação cultural, isolamento cultural, despertar cultural.
D) ouvintismo, bilinguismo, inclusão.
E) segregação cultural, integração cultural, inclusão cultural.
RESPOSTA.
(UFPE) Na história da educação dos surdos, é pesquisado e investigado o passado dos povos surdos e das comunidades surdas, procurando-se obter episódios e compreender as suas realizações linguísticas, educacionais, sociais, políticas e culturais. Para a comunidade surda as fases da história dos surdos são, em ordem cronológica:
A) integração cultural, inclusão cultural, bilinguismo.
B) comunicação total, oralismo, bilinguismo.
C) revelação cultural, isolamento cultural, despertar cultural.
D) ouvintismo, bilinguismo, inclusão.
E) segregação cultural, integração cultural, inclusão cultural.
QUESTÃO 38
(UFPE) A educação escolar das pessoas com surdez reporta-se há pouco mais de dois séculos, quando se instaurou um embate político e epistemológico entre:
A) escola pública e escola privada.
B) gestualistas e oralistas.
C) comunidade surda e povo surdo.
D) escola inclusiva e escola especial.
E) educação e saúde.
RESPOSTA.
(UFPE) A educação escolar das pessoas com surdez reporta-se há pouco mais de dois séculos, quando se instaurou um embate político e epistemológico entre:
A) escola pública e escola privada.
B) gestualistas e oralistas.
C) comunidade surda e povo surdo.
D) escola inclusiva e escola especial.
E) educação e saúde.
QUESTÃO 39
(UFPE) Em relação à educação para surdos, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação a seguir. No começo do século XX, já se ouvia falar dos insucessos do oralismo que trazia consigo conotações para os surdos, por exemplo, quando não progrediam na oralidade, _______________________________.
A) eram expostos à língua de sinais.
B) passavam a frequentar escola integral.
C) eram considerados deficientes mentais.
D) eram convidados a deixar a escola.
E) a escola os ensinava pela comunicação total.
RESPOSTA.
(UFPE) Em relação à educação para surdos, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação a seguir. No começo do século XX, já se ouvia falar dos insucessos do oralismo que trazia consigo conotações para os surdos, por exemplo, quando não progrediam na oralidade, _______________________________.
A) eram expostos à língua de sinais.
B) passavam a frequentar escola integral.
C) eram considerados deficientes mentais.
D) eram convidados a deixar a escola.
E) a escola os ensinava pela comunicação total.
QUESTÃO 40
(UFPE) Com referência à abordagem educacional para surdos por meio do bilinguismo, analise o enunciado e as afirmativas abaixo, assinalando as afirmativas VERDADEIRAS com (V) e as FALSAS com (F).
( ) O bilinguismo constrói um campo de comunicação e de interação amplo, possibilitando que a língua de sinais e a língua portuguesa, preferencialmente a escrita, tenham lugares de destaque na escolarização dos alunos com surdez.
( ) A abordagem educacional, por meio do bilinguismo, visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: uma no cotidiano escolar, a língua da comunidade ouvinte, e outra na vida social, a língua de sinais.
( ) Estudos têm demonstrado que a abordagem bilíngue corresponde melhor às necessidades do aluno com surdez, em virtude de respeitar a língua natural e construir um ambiente propício para a sua aprendizagem escolar.
( ) O modelo bilíngue para surdos é adotado pelos países que apresentam os menores índices de desenvolvimento socioeconômico.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V, F, F, V.
B) F, V, F, V.
C) F, F, V, F.
D) V, F, V, F.
E) V, V, V, F.
RESPOSTA.
(UFPE) Com referência à abordagem educacional para surdos por meio do bilinguismo, analise o enunciado e as afirmativas abaixo, assinalando as afirmativas VERDADEIRAS com (V) e as FALSAS com (F).
( ) O bilinguismo constrói um campo de comunicação e de interação amplo, possibilitando que a língua de sinais e a língua portuguesa, preferencialmente a escrita, tenham lugares de destaque na escolarização dos alunos com surdez.
( ) A abordagem educacional, por meio do bilinguismo, visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: uma no cotidiano escolar, a língua da comunidade ouvinte, e outra na vida social, a língua de sinais.
( ) Estudos têm demonstrado que a abordagem bilíngue corresponde melhor às necessidades do aluno com surdez, em virtude de respeitar a língua natural e construir um ambiente propício para a sua aprendizagem escolar.
( ) O modelo bilíngue para surdos é adotado pelos países que apresentam os menores índices de desenvolvimento socioeconômico.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V, F, F, V.
B) F, V, F, V.
C) F, F, V, F.
D) V, F, V, F.
E) V, V, V, F.
QUESTÃO 41
(UFPE) Os estudos sobre o sujeito surdo e sua representação apontam diferentes olhares, dependendo dos contextos da história em que os surdos estão inseridos, e apresentam conceitos de surdez e de pessoa surda que passam por mudanças relacionadas às situações próprias de cada período. Assinale a alternativa que não corresponde a uma representação da surdez ou da pessoa surda ao longo de sua história.
A) Surdos narrados com base nas ideias de ajuda/auxílio a pessoas dependentes.
B) Surdos percebidos como pessoas com experiências visuais.
C) Surdez vista como doença a ser tratada.
D) Surdos considerados como pessoas iguais aos ouvintes em todos os aspectos.
E) Surdos narrados com base no conceito de deficiência enquanto doença.
RESPOSTA.
QUESTÃO 42
(UFPE) Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de ouvintismo.
A) É a forma institucionalizada da alteridade da oralização para pessoas surdas.
B) São programas educacionais elaborados com base em modelos de educação para pessoas ouvintes, oferecidos em escolas especiais.
C) Um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte.
D) É o modelo educacional apresentado pelos ouvintes para os surdos.
E) São representações sociais antropológicas que fundamentam as políticas públicas na área da surdez.
RESPOSTA.
(UFPE) Os estudos sobre o sujeito surdo e sua representação apontam diferentes olhares, dependendo dos contextos da história em que os surdos estão inseridos, e apresentam conceitos de surdez e de pessoa surda que passam por mudanças relacionadas às situações próprias de cada período. Assinale a alternativa que não corresponde a uma representação da surdez ou da pessoa surda ao longo de sua história.
A) Surdos narrados com base nas ideias de ajuda/auxílio a pessoas dependentes.
B) Surdos percebidos como pessoas com experiências visuais.
C) Surdez vista como doença a ser tratada.
D) Surdos considerados como pessoas iguais aos ouvintes em todos os aspectos.
E) Surdos narrados com base no conceito de deficiência enquanto doença.
QUESTÃO 42
(UFPE) Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de ouvintismo.
A) É a forma institucionalizada da alteridade da oralização para pessoas surdas.
B) São programas educacionais elaborados com base em modelos de educação para pessoas ouvintes, oferecidos em escolas especiais.
C) Um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte.
D) É o modelo educacional apresentado pelos ouvintes para os surdos.
E) São representações sociais antropológicas que fundamentam as políticas públicas na área da surdez.
QUESTÃO 43
(UFPE) Assinale a alternativa que expressa corretamente a identidade surda.
A) Ter identidade surda é participar da identidade comum ao seu país.
B) Ter identidade surda é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais.
C) Ter identidade surda é participar de experiências visuais desenvolvendo a oralização.
D) Ter identidade surda é ter comunicação através de uma língua de modalidade oral auditiva.
E) Ter identidade surda é ter explicitado em seu documento a condição da surdez e o uso da língua de sinais.
RESPOSTA.
(UFPE) Assinale a alternativa que expressa corretamente a identidade surda.
A) Ter identidade surda é participar da identidade comum ao seu país.
B) Ter identidade surda é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais.
C) Ter identidade surda é participar de experiências visuais desenvolvendo a oralização.
D) Ter identidade surda é ter comunicação através de uma língua de modalidade oral auditiva.
E) Ter identidade surda é ter explicitado em seu documento a condição da surdez e o uso da língua de sinais.
QUESTÃO 44
(UFPE) A definição: “sujeitos surdos que não habitam no mesmo local, mas que estão ligados por uma origem, por um código ético de formação visual, independente do grau de evolução linguística, tais como a língua de sinais, a cultura surda e quaisquer outros laços” se refere a
A) comunidade surda.
B) estudantes surdos.
C) cultura surda.
D) identidade surda.
E) povo surdo.
RESPOSTA.
(UFPE) A definição: “sujeitos surdos que não habitam no mesmo local, mas que estão ligados por uma origem, por um código ético de formação visual, independente do grau de evolução linguística, tais como a língua de sinais, a cultura surda e quaisquer outros laços” se refere a
A) comunidade surda.
B) estudantes surdos.
C) cultura surda.
D) identidade surda.
E) povo surdo.
QUESTÃO 45
(UFPE) As três dimensões do espaço da sinalização são representadas no SignWrinting ou escrita de sinais pelo caracter:
A) asterisco.
B) parêntese.
C) seta.
D) mais.
E) barra.
RESPOSTA.
(UFPE) As três dimensões do espaço da sinalização são representadas no SignWrinting ou escrita de sinais pelo caracter:
A) asterisco.
B) parêntese.
C) seta.
D) mais.
E) barra.
QUESTÃO 46
(UFPE) Assinale a alternativa incorreta. O uso da escrita de sinais:
A) representa as expressões faciais de modo inadequado.
B) trata-se de um sistema de notação de movimentos linguísticos.
C) os ombros são representados apenas quando eles compõem o sinal.
D) a orientação da mão é representada com preto e branco.
E) pode escrever movimentos curvos.
RESPOSTA.
(UFPE) Assinale a alternativa incorreta. O uso da escrita de sinais:
A) representa as expressões faciais de modo inadequado.
B) trata-se de um sistema de notação de movimentos linguísticos.
C) os ombros são representados apenas quando eles compõem o sinal.
D) a orientação da mão é representada com preto e branco.
E) pode escrever movimentos curvos.
QUESTÃO 47
(UFPE) Em alguns dispositivos legais e de regulamentação da acessibilidade comunicacional no Brasil, encontramos o termo “janela de Libras”, que significa:
A) legenda que aparece na tela de uma só vez, permanece por tempo determinado de exposição, normalmente em sincronia com o áudio.
B) serviço utilizado para transmissão de outros dados, além do closed caption, podendo transmitir informações do programa que está no ar, grade de programação etc.
C) tradução de programa originalmente falado em língua estrangeira, com a substituição da locução original por falas em português, sincronizadas.
D) legenda que aparece na tela, linha por linha. À medida que vai sendo produzida, a linha de baixo sobe, dando lugar à nova linha.
E) espaço delimitado no vídeo onde as informações veiculadas na língua portuguesa são interpretadas através de Libras.
RESPOSTA.
(UFPE) Em alguns dispositivos legais e de regulamentação da acessibilidade comunicacional no Brasil, encontramos o termo “janela de Libras”, que significa:
A) legenda que aparece na tela de uma só vez, permanece por tempo determinado de exposição, normalmente em sincronia com o áudio.
B) serviço utilizado para transmissão de outros dados, além do closed caption, podendo transmitir informações do programa que está no ar, grade de programação etc.
C) tradução de programa originalmente falado em língua estrangeira, com a substituição da locução original por falas em português, sincronizadas.
D) legenda que aparece na tela, linha por linha. À medida que vai sendo produzida, a linha de baixo sobe, dando lugar à nova linha.
E) espaço delimitado no vídeo onde as informações veiculadas na língua portuguesa são interpretadas através de Libras.
QUESTÃO 48
(UFPE) Em relação à acessibilidade comunicacional em Libras para pessoas surdas candidatas a processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, cabe às instituições (Lei 13.146/2015):
A) a tradução completa do edital sempre que solicitado pelo candidato.
B) a tradução completa do edital e de suas retificações.
C) facultar-se o direito à tradução completa do edital.
D) facultar-se o direito à tradução das retificações dos editais.
E) tradução seletiva do edital e de suas retificações.
RESPOSTA.
(UFPE) Em relação à acessibilidade comunicacional em Libras para pessoas surdas candidatas a processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, cabe às instituições (Lei 13.146/2015):
A) a tradução completa do edital sempre que solicitado pelo candidato.
B) a tradução completa do edital e de suas retificações.
C) facultar-se o direito à tradução completa do edital.
D) facultar-se o direito à tradução das retificações dos editais.
E) tradução seletiva do edital e de suas retificações.
QUESTÃO 49
(UFPE) Sobre o tradutor virtual VLibras, é incorreto afirmar que:
A) tem propriedade intelectual de um grupo empresarial do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
B) consiste em um conjunto de ferramentas computacionais, responsável por traduzir conteúdos digitais para a Libras.
C) realiza tradução automática do Português para a Libras por meio de um avatar.
D) pode ser utilizado em diferentes plataformas WEB (computador, tablets etc.).
E) resulta da parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a Universidade Federal da Paraíba.
RESPOSTA.
(UFPE) Sobre o tradutor virtual VLibras, é incorreto afirmar que:
A) tem propriedade intelectual de um grupo empresarial do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
B) consiste em um conjunto de ferramentas computacionais, responsável por traduzir conteúdos digitais para a Libras.
C) realiza tradução automática do Português para a Libras por meio de um avatar.
D) pode ser utilizado em diferentes plataformas WEB (computador, tablets etc.).
E) resulta da parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a Universidade Federal da Paraíba.
QUESTÃO 50
(UFPE) De acordo com a Nota Técnica nº 01/2017 da FEBRAPILS, sobre a atuação do tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras e Língua Portuguesa, em materiais audiovisuais televisivos e virtuais, é correto afirmar que:
A) é direito do profissional utilizar a vestimenta que desejar, independentemente das condições de produção.
B) é facultado ao produtor de programas ou telejornais sobreposição de tarjas e imagens à janela de Libras.
C) devem ser evitados fundo e vestimenta em tons próximos ao tom da pele do intérprete na janela de Libras.
D) o tamanho da janela de Libras deverá ser metade da tela de exibição, garantindo a visualização da sinalização.
E) usar o recurso de imagem do intérprete em transparência é o mais recomendado para os produtos audiovisuais.
RESPOSTA.
(UFPE) De acordo com a Nota Técnica nº 01/2017 da FEBRAPILS, sobre a atuação do tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras e Língua Portuguesa, em materiais audiovisuais televisivos e virtuais, é correto afirmar que:
A) é direito do profissional utilizar a vestimenta que desejar, independentemente das condições de produção.
B) é facultado ao produtor de programas ou telejornais sobreposição de tarjas e imagens à janela de Libras.
C) devem ser evitados fundo e vestimenta em tons próximos ao tom da pele do intérprete na janela de Libras.
D) o tamanho da janela de Libras deverá ser metade da tela de exibição, garantindo a visualização da sinalização.
E) usar o recurso de imagem do intérprete em transparência é o mais recomendado para os produtos audiovisuais.

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