Questões sobre Noções de Construção de Texto com Gabarito QUESTÃO 01 O conjunto de características que possibilita a existência de um ...
QUESTÃO 01
O conjunto de características que possibilita a existência de um texto é chamado de:
a) Estrutura semântica
b) Textualidade
c) Intertextualidade
d) Conhecimento de mundo
e) Estrutura gramatical
GABARITO.
QUESTÃO 02
Aprendemos que toda narrativa apresenta quatro informações fundamentais: caracterização dos personagens, ação, local da ação e tempo.
Com base nesses conceitos, NÃO é correto afirmar que.
a) A intencionalidade possibilita melhor interpretação ao leitor.
b) Essas informações interessam apenas ao escritor para desenvolver sua narrativa.
c) Cada informação tem intencionalidade.
d) Não há uma ordem específica para cada uma dessas informações.
e) Essas informações contextualizam a narrativa para o leitor.
GABARITO.
QUESTÃO 03
Sobre a coesão textual, estão CORRETAS as seguintes proposições:
I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.
IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância.
V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
a) II, IV e V estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) II e IV estão corretas.
d) I, III e V estão corretas.
e) Apenas V está correta.
GABARITO.
Sobre a coesão textual, estão CORRETAS as seguintes proposições:
I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.
IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância.
V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
a) II, IV e V estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) II e IV estão corretas.
d) I, III e V estão corretas.
e) Apenas V está correta.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Desiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chaminés das indústrias se alçam verticalmente. No mais, em todo o quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que se acumula, pelo quadro afora.
O texto aponta no quadro de Tarsila do Amaral um tema que também se encontra nos versos transcritos em:
a) "Não sou nada./ Nunca serei nada./ Não posso querer ser nada./À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." (Fernando Pessoa)
b) "Os inocentes do Leblon/ Não viram o navio entrar (...)/ Os inocentes, definitivamente inocentes/ tudo ignoravam,/ mas a areia é quente, e há um óleo suave que eles passam pelas costas, e aquecem." (Carlos Drummond de Andrade)
c) "O funcionário público não cabe no poema/ com seu salário de fome/ sua vida fechada em arquivos." (Ferreira Gullar)
d) "Somos muitos severinos/ iguais em tudo e na sina:/ a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima." (João Cabral de Melo Neto)
e) "Pensem nas meninas/ Cegas inexatas/ Pensem nas mulheres/ Rotas alteradas." (Vinícius de Moraes)
GABARITO.
Operários, 1933, óleo sobre tela, 150x205 cm, (P122),
Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do
Governo do Estado de São Paulo
Desiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chaminés das indústrias se alçam verticalmente. No mais, em todo o quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que se acumula, pelo quadro afora.
(Nádia Gotlib. Tarsila do Amaral, a modernista.)
O texto aponta no quadro de Tarsila do Amaral um tema que também se encontra nos versos transcritos em:
a) "Não sou nada./ Nunca serei nada./ Não posso querer ser nada./À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." (Fernando Pessoa)
b) "Os inocentes do Leblon/ Não viram o navio entrar (...)/ Os inocentes, definitivamente inocentes/ tudo ignoravam,/ mas a areia é quente, e há um óleo suave que eles passam pelas costas, e aquecem." (Carlos Drummond de Andrade)
c) "O funcionário público não cabe no poema/ com seu salário de fome/ sua vida fechada em arquivos." (Ferreira Gullar)
d) "Somos muitos severinos/ iguais em tudo e na sina:/ a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima." (João Cabral de Melo Neto)
e) "Pensem nas meninas/ Cegas inexatas/ Pensem nas mulheres/ Rotas alteradas." (Vinícius de Moraes)
GABARITO.
QUESTÃO 05
Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e o contexto específico do Sistema de Biblioteca da UFG, esse cartaz tem função predominantemente
a) educativa, orientando o comportamento de usuários de um serviço.
b) estética, propiciando uma apreciação despretensiosa da obra.
c) socializadora, contribuindo para a popularização da arte.
d) contemplativa, evidenciando a importância de artistas internacionais.
e) sedutora, considerando a leitura como uma obra de arte.
GABARITO.
Cartaz afixado nas bibliotecas centrais e setoriais
da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2011.
Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e o contexto específico do Sistema de Biblioteca da UFG, esse cartaz tem função predominantemente
a) educativa, orientando o comportamento de usuários de um serviço.
b) estética, propiciando uma apreciação despretensiosa da obra.
c) socializadora, contribuindo para a popularização da arte.
d) contemplativa, evidenciando a importância de artistas internacionais.
e) sedutora, considerando a leitura como uma obra de arte.
GABARITO.
QUESTÃO 06
Perceba que, se as frases acima forem analisadas de modo solto e descontextualizado, parecerão totalmente incoerentes, certo? Ninguém sobe uma porta ou desliga a cama.
No entanto, podemos AFIRMAR que:
a) A intertextualidade é visível na oração: Desliguei a cama e deitei-me na luz.
b) A coerência no texto se dá a partir do conhecimento que se tem de mundo, que faz deduzir que um beijo, se inesperado e ainda vindo de alguém que se ama, pode mexer com as estruturas a ponto de provocar sensações que fogem do comum.
c) A situacionalidade no texto acima não tem relação direta com o conteúdo em si, menos ainda com o grau de expectativa do leitor.
d) A informatividade é um critério estratégico no texto acima que envolve a sua adequação e a sua produção.
e) A aceitabilidade no texto é um fator pouco relevante de apresentação da textualização.
GABARITO.
Texto
Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos
Desliguei a cama e deitei-me na luz.
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite.
(Autor desconhecido)
Perceba que, se as frases acima forem analisadas de modo solto e descontextualizado, parecerão totalmente incoerentes, certo? Ninguém sobe uma porta ou desliga a cama.
No entanto, podemos AFIRMAR que:
a) A intertextualidade é visível na oração: Desliguei a cama e deitei-me na luz.
b) A coerência no texto se dá a partir do conhecimento que se tem de mundo, que faz deduzir que um beijo, se inesperado e ainda vindo de alguém que se ama, pode mexer com as estruturas a ponto de provocar sensações que fogem do comum.
c) A situacionalidade no texto acima não tem relação direta com o conteúdo em si, menos ainda com o grau de expectativa do leitor.
d) A informatividade é um critério estratégico no texto acima que envolve a sua adequação e a sua produção.
e) A aceitabilidade no texto é um fator pouco relevante de apresentação da textualização.
GABARITO.
QUESTÃO 07
Observe o trecho abaixo e marque a opção correta com base nos conceitos de texto e textualidade estudados.
Os réus foram trazidos para a sala do juiz. Não havia água suficiente nem sol aberto naquela manhã. Os advogados já estavam no recinto.
a) Um conjunto de palavras, independentemente de seu significado, pode ser considerado um texto.
b) Textualidade não é uma característica determinante da condição do texto.
c) Para ser considerado um texto, é preciso ter vários parágrafos claros e coerentes.
d) Textualidade são aspectos formais exigidos para a estruturação de um texto.
e) Um texto não é um amontoado de palavras, mas uma estrutura coesa e coerente.
GABARITO.
Observe o trecho abaixo e marque a opção correta com base nos conceitos de texto e textualidade estudados.
Os réus foram trazidos para a sala do juiz. Não havia água suficiente nem sol aberto naquela manhã. Os advogados já estavam no recinto.
a) Um conjunto de palavras, independentemente de seu significado, pode ser considerado um texto.
b) Textualidade não é uma característica determinante da condição do texto.
c) Para ser considerado um texto, é preciso ter vários parágrafos claros e coerentes.
d) Textualidade são aspectos formais exigidos para a estruturação de um texto.
e) Um texto não é um amontoado de palavras, mas uma estrutura coesa e coerente.
GABARITO.
QUESTÃO 08
Sobre o conceito de intertextualidade, podemos afirmar:
I. Introdução de novos elementos no texto. Pode-se também retomar esses elementos para introduzir novos referentes;
II. Operação responsável pela manutenção do foco nos objetos de discurso previamente introduzidos;
III. Elemento constituinte do processo de escrita e leitura. Trata-se das relações dialógicas estabelecidas entre dois ou mais textos;
IV. Pode ocorrer de maneira implícita ou explícita;
V. Responsável pela continuidade de um tema e pelo estabelecimento das relações semânticas presentes em um texto.
Estão corretas as proposições:
a) III, IV e V estão corretas.
b) Apenas III e IV estão corretas.
c) I e II estão corretas.
d) Todas estão corretas.
e) Apenas I, II e V estão corretas.
GABARITO.
Sobre o conceito de intertextualidade, podemos afirmar:
I. Introdução de novos elementos no texto. Pode-se também retomar esses elementos para introduzir novos referentes;
II. Operação responsável pela manutenção do foco nos objetos de discurso previamente introduzidos;
III. Elemento constituinte do processo de escrita e leitura. Trata-se das relações dialógicas estabelecidas entre dois ou mais textos;
IV. Pode ocorrer de maneira implícita ou explícita;
V. Responsável pela continuidade de um tema e pelo estabelecimento das relações semânticas presentes em um texto.
Estão corretas as proposições:
a) III, IV e V estão corretas.
b) Apenas III e IV estão corretas.
c) I e II estão corretas.
d) Todas estão corretas.
e) Apenas I, II e V estão corretas.
GABARITO.



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