Atividade sobre Estratégias de Leitura com Gabarito QUESTÃO 01 TEXTO: "Verbo ser" QUE VAI SER quando crescer? Vivem pergu...
QUESTÃO 01
TEXTO: "Verbo ser"
QUE VAI SER quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Não quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. Esquecer.
(ANDRADE, C. D. Poesia e prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.)
(Enem) A inquietação existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem
a) na confiança no futuro, ofuscada pelas tradições e culturas familiares.
b) no anseio de divulgar hábitos enraizados, negligenciados por seus antepassados.
c) no conflito do padrão corporal imposto contra as convicções de ser autêntico e singular.
d) na certeza da exclusão, revelada pela indiferença de seus pares.
e) na aceitação das imposições da sociedade seguindo a influência de outros.
GABARITO.
QUESTÃO 02
"Antigamente"
Antigamente, os pirralhos dobravam a língua diante dos pais e se um se esquecia de arear os dentes antes de cair nos braços de Morfeu, era capaz de entrar no couro. Não devia também se esquecer de lavar os pés, sem tugir nem mugir. Nada de bater na cacunda do padrinho, nem de debicar os mais velhos, pois levava tunda.
Ainda cedinho, aguava as plantas, ia ao corte e logo voltava aos penates. Não ficava mangando na rua, nem escapulia do mestre, mesmo que não entendesse patavina da instrução moral e cívica. O verdadeiro smart calçava botina de botões para comparecer todo liró ao copo d'água, se bem que no convescote apenas lambiscasse, para evitar flatos.
Os bilontras é que eram um precipício, jogando com pau de dois bicos, pelo que carecia muita cautela e caldo de galinha. O melhor era pôr as barbas de molho diante de um treteiro de topete, depois de fintar e engambelar os coiós, e antes que se pusesse tudo em pratos limpos, ele abria o arco.
(ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983 (fragmento).)
Sobre o fragmento do texto "Antigamente", de Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que:
a) É possível perceber no texto a transformação pela qual passou a Língua Portuguesa, evidenciando assim que o idioma é mutável e variável.
b) Para o escritor é importante que os falantes da língua resgatem antigos termos que estão em desuso para promover a preservação do idioma.
c) A escolha vocabular evidencia o preciosismo na linguagem de Carlos Drummond de Andrade, importante representante do Parnasianismo.
d) O trecho faz uma crítica ao coloquialismo, que prega a informalidade na fala e promove o empobrecimento do léxico da língua portuguesa.
e) Para o autor do texto é importante destacar que o idioma nunca muda.
GABARITO.
QUESTÃO 03
Leia o texto que segue:
Retrato de uma princesa desconhecida
Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino
(ENADE) No poema, a autora sugere que:
a) A beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial.
b) Os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa.
c) As príncipes e as princesas são naturalmente belos.
d) O exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa.
e) O trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.
GABARITO.
Leia o texto que segue:
Retrato de uma princesa desconhecida
Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino
ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.
(ENADE) No poema, a autora sugere que:
a) A beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial.
b) Os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa.
c) As príncipes e as princesas são naturalmente belos.
d) O exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa.
e) O trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida
A minha face
a) A decepção por encontrar-se já fragilizada.
b) A recordação de uma época de juventude.
c) A revolta diante do espelho.
d) A falta de alternativa em face ao envelhecimento.
e) A consciência súbita sobre o envelhecimento.
GABARITO.
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida
A minha face
Na leitura do poema Retrato, de Cecília Meireles podemos extrair o seguinte tema:
a) A decepção por encontrar-se já fragilizada.
b) A recordação de uma época de juventude.
c) A revolta diante do espelho.
d) A falta de alternativa em face ao envelhecimento.
e) A consciência súbita sobre o envelhecimento.
GABARITO.
QUESTÃO 05
Catar feijão se limita com escrever:
jogam-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
(...)
Após a leitura do fragmento do poema Catar feijão de João Cabral de Melo, assinale a única interpretação INACEITÁVEL em relação ao texto lido.
a) Levando-se em conta nosso conhecimento de mundo, boiar quer dizer flutuar/nadar, e apenas um leitor atento perceberia que boiar está sendo empregado, no quarto verso, como uma metáfora, uma vez que palavras não podem boiar, a não ser no nível figurativo. O poeta fez uma comparação: os grãos boiam na água, e as palavras boiam no papel.
b) No poema de João Cabral, o poeta utilizou-se da linguagem conotativa, ou seja, a metafórica, aquela empregada no sentido figurado da língua, ao aproximar, e depois limitar, duas ações bastante corriqueiras na vida de muitas pessoas, que são catar feijão e escrever.
c) No poema Catar feijão, passamos a refletir sobre a força que as palavras exercem sobre nossos pensamentos, emoções, enfim, sobre nossas vidas. Daí, a escolha das palavras não ser fruto apenas de inspiração, mas sim de um árduo trabalho. Contudo não há a comparação metafórica catar feijão e escrever como intenção primeira para ressaltar as semelhanças e diferenças entre essas duas ações.
d) É possível considerar que boiará no papel está sendo empregado como sendo uma alusão ao fato de que, ao serem escritas num papel, as palavras não mais poderão, em princípio, ser retiradas dali, a não ser por um princípio de seleção consciente por parte do poeta. Ou seja, enquanto os grãos indesejáveis boiam visivelmente, as palavras supérfluas ou desnecessárias precisam ser sentidas como tal e eliminadas do texto.
e) Observa-se que o poema Catar feijão apresenta a função metalinguística da linguagem, pois nele o eu lírico reflete sobre o ato de escrever, para ressaltar as semelhanças e diferenças entre essas duas ações.
GABARITO.
CATAR FEIJÃO
Catar feijão se limita com escrever:
jogam-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
(...)
NETO, João Cabral de Melo. A educação pela pedra e depois.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
Após a leitura do fragmento do poema Catar feijão de João Cabral de Melo, assinale a única interpretação INACEITÁVEL em relação ao texto lido.
a) Levando-se em conta nosso conhecimento de mundo, boiar quer dizer flutuar/nadar, e apenas um leitor atento perceberia que boiar está sendo empregado, no quarto verso, como uma metáfora, uma vez que palavras não podem boiar, a não ser no nível figurativo. O poeta fez uma comparação: os grãos boiam na água, e as palavras boiam no papel.
b) No poema de João Cabral, o poeta utilizou-se da linguagem conotativa, ou seja, a metafórica, aquela empregada no sentido figurado da língua, ao aproximar, e depois limitar, duas ações bastante corriqueiras na vida de muitas pessoas, que são catar feijão e escrever.
c) No poema Catar feijão, passamos a refletir sobre a força que as palavras exercem sobre nossos pensamentos, emoções, enfim, sobre nossas vidas. Daí, a escolha das palavras não ser fruto apenas de inspiração, mas sim de um árduo trabalho. Contudo não há a comparação metafórica catar feijão e escrever como intenção primeira para ressaltar as semelhanças e diferenças entre essas duas ações.
d) É possível considerar que boiará no papel está sendo empregado como sendo uma alusão ao fato de que, ao serem escritas num papel, as palavras não mais poderão, em princípio, ser retiradas dali, a não ser por um princípio de seleção consciente por parte do poeta. Ou seja, enquanto os grãos indesejáveis boiam visivelmente, as palavras supérfluas ou desnecessárias precisam ser sentidas como tal e eliminadas do texto.
e) Observa-se que o poema Catar feijão apresenta a função metalinguística da linguagem, pois nele o eu lírico reflete sobre o ato de escrever, para ressaltar as semelhanças e diferenças entre essas duas ações.
GABARITO.
QUESTÃO 06
"Em um mundo marcado por conflitos em diferentes regiões, as operações de manutenção da paz das Nações Unidas são a expressão mais visível do compromisso solidário da comunidade internacional com a promoção da paz e da segurança".
Embora não estejam expressamente mencionadas na Carta da ONU, elas funcionam como instrumento para assegurar a presença dessa organização em áreas conflagradas, de modo a incentivar as partes em conflito a superar suas disputas por meio pacífico, razão pela qual não devem ser vistas como forma de intervenção armada."
Historicamente, o Brasil envia soldados para participar de operações de paz. Em 2004, foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).
De acordo com o texto, essa missão foi criada para
a) combater o narcotráfico comandado pelo Cartel de Medelin, que a partir do Haiti distribuía drogas para todos os países da América Latina.
b) extinguir a rede de trabalho escravo existente no Haiti, que utilizava esse tipo de mão de obra nas plantações de soja e trigo.
c) acabar com os problemas ambientais crônicos no Haiti, pois esse país era o principal responsável pela poluição ambiental no Caribe.
d) atacar os garimpos ilegais de diamantes no interior do Haiti, que usavam mão de obra infantil nas minas onde esse minério é encontrado.
e) restabelecer a segurança e normalidade institucional do Haiti após sucessivos episódios de turbulência política e de violência, que marcaram esse país no início do século XXI.
GABARITO.
"Em um mundo marcado por conflitos em diferentes regiões, as operações de manutenção da paz das Nações Unidas são a expressão mais visível do compromisso solidário da comunidade internacional com a promoção da paz e da segurança".
Embora não estejam expressamente mencionadas na Carta da ONU, elas funcionam como instrumento para assegurar a presença dessa organização em áreas conflagradas, de modo a incentivar as partes em conflito a superar suas disputas por meio pacífico, razão pela qual não devem ser vistas como forma de intervenção armada."
Acesso em: 26.08.2016. Adaptado.
Historicamente, o Brasil envia soldados para participar de operações de paz. Em 2004, foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).
De acordo com o texto, essa missão foi criada para
a) combater o narcotráfico comandado pelo Cartel de Medelin, que a partir do Haiti distribuía drogas para todos os países da América Latina.
b) extinguir a rede de trabalho escravo existente no Haiti, que utilizava esse tipo de mão de obra nas plantações de soja e trigo.
c) acabar com os problemas ambientais crônicos no Haiti, pois esse país era o principal responsável pela poluição ambiental no Caribe.
d) atacar os garimpos ilegais de diamantes no interior do Haiti, que usavam mão de obra infantil nas minas onde esse minério é encontrado.
e) restabelecer a segurança e normalidade institucional do Haiti após sucessivos episódios de turbulência política e de violência, que marcaram esse país no início do século XXI.
GABARITO.
QUESTÃO 07
"Ele era o inimigo do rei", nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, "um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil". Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
a) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
b) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
c) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
d) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
e) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
GABARITO.
"Ele era o inimigo do rei", nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, "um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil". Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
(História Viva, n.° 99, 2011).
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
a) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
b) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
c) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
d) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
e) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
GABARITO.
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