(MACKENZIE) Aparelho de Kipp foi desenvolvido para produção de pequenos volumes de gases

QUESTÃO 37 / MACKENZIE 2019.2 / PROVA A
(MACKENZIE) Aparelho de Kipp foi desenvolvido para produção de pequenos volumes de gases, podendo ser construído somente em vidro ou polietileno, devido aos constituintes das reações serem extremamente corrosivos. Sua principal atividade é a de extrair gases como H2S.

Esse aparelho é formado por três cilindros sobrepostos um sobre os outros, sendo que no primeiro há um tubo responsável pela liberação do ácido no sólido, cuja característica é a presença de uma válvula para controlar a reação, deixando o ácido fluir ou interrompendo sua dosagem.

Utilizando o aparelho de Kipp e supondo um rendimento total para um sistema reacional, contendo 0,88 g de sulfeto de ferro II com 200 mL de uma solução aquosa 0,1 mol. Lˉ¹ de HCl, cuja equação da reação, não balanceada, está representada abaixo, é correto afirmar que, após o final do processo, FeS(s) + HCl(aq) → FeCl2(aq) + H2S(g)

Dado: massa molar (g . molˉ¹) FeS = 88

a) não haverá excesso de nenhum dos reagentes.
b) haverá excesso de 0,01 mol de sulfeto de ferro II.
c) haverá excesso de 0,01 mol de ácido clorídrico.
d) haverá excesso de 0,005 mol de sulfeto de ferro II.
e) haverá excesso de 0,005 mol de ácido clorídrico.

QUESTÃO ANTERIOR:
(MACKENZIE) A eletrólise é um processo não espontâneo utilizado na decomposição de compostos químicos através da passagem de corrente elétrica e é classificada em ígnea ou aquosa.

RESOLUÇÃO (CURSOS OBJETIVO):


Concluímos que não haverá excesso de nenhum dos reagentes.

GABARITO:
a) não haverá excesso de nenhum dos reagentes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (MACKENZIE) Algumas substâncias químicas possuem a propriedade de desviar o plano de luz polarizada. Por isso, são denominadas opticamente ativas.

Questão disponível em:
Prova MACKENZIE 2019.2 - Questões com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários