(MACKENZIE) “O Primeiro passo da diplomacia denominada Pragmatismo Responsável..."

QUESTÃO 52 / MACKENZIE 2019.2 / PROVA A
(MACKENZIE) “O Primeiro passo da diplomacia denominada Pragmatismo Responsável e Ecumênico do chanceler Antônio Azeredo da Silveira foi aproximar-se dos países árabes. O Itamaraty permitiu a instalação de um escritório da Organização para Libertação da Palestina (OLP) em Brasília, apoiou o voto antissionista na ONU – na verdade, uma condenação ao racismo, que incluía o sionismo como uma de suas formas – e adotou uma intensa política exportadora de produtos primários, industriais e serviços em troca de fornecimento de petróleo. Mais do que isso, o Brasil adotou uma íntima cooperação com potências regionais como Argélia, Líbia, Iraque e Arábia Saudita para prospecção no Oriente Médio por meio da Braspetro e para o desenvolvimento tecnológico e industrial-militar (venda de armas brasileiras e projetos comuns no campo dos mísseis, por exemplo)."
(Vizentini, Paulo F. Relações Internacionais do Brasil -
de Vargas a Lula. São Paulo, FPA, 2003, p. 51)

O texto acima descreve um momento das relações internacionais do Brasil conhecido como Pragmatismo Responsável. Sobre essa diplomacia, é correto afirmar que

a) ocorreu durante a Ditadura Militar e além da aproximação com os países árabes, restabeleceu relações com o campo socialista; em especial, com a República Popular da China.

b) foi desenvolvida durante o governo de João Goulart e tem como principal característica a aproximação com os países do Terceiro Mundo e o distanciamento das antigas potências aliadas ao Brasil.

c) marcou as relações internacionais do governo Lula por aproximar o Brasil dos países árabes e incrementar as relações econômicas com países alinhados à esquerda política, especialmente Cuba.

d) tem seu auge na década de 1970 e foi caracterizada pela negação do Estado de Israel, rompimento com o bloco socialista e distanciamento dos países africanos e do leste europeu.

e) foi responsável, durante o segundo governo Vargas, por aumentar as oposições de setores conservadores da política brasileira e dos EUA, contribuindo para o suicídio do presidente.

QUESTÃO ANTERIOR:
(MACKENZIE) "O que se deve chamar de feudalismo ou termo correlato (modo de produção feudal, sociedade feudal, sistema feudal etc.) é o conjunto da formação social dominante no Ocidente da Idade Média Central, com suas facetas política, econômica, ideológica, institucional, social, cultural, religiosa."

RESOLUÇÃO (CURSOS OBJETIVO):
O Pragmatismo Responsável e Ecumênico foi a política externa do governo Geisel (1974-79), durante a Ditadura Militar (1964-85), que deu ênfase aos interesses comerciais e na abertura de novos mercados, com a ampliação das relações com a África e o Oriente Médio, além do estabelecimento de relações diplomáticas com a República Popular da China e os países soviéticos do leste europeu.

GABARITO:
a) ocorreu durante a Ditadura Militar e além da aproximação com os países árabes, restabeleceu relações com o campo socialista; em especial, com a República Popular da China.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (MACKENZIE) Em 1935, Luiz Carlos Prestes, líder da Aliança Nacional Libertadora (ANL), publica o manifesto abaixo.

Questão disponível em:
Prova MACKENZIE 2019.2 - Questões com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários