(MACKENZIE) Sobre os textos é correto afirmar que

Textos para as questões de  01  a  06 . Texto I Não é fácil dissertar sobre a alimentação dos portugueses durante a Idade Média. Escass...
Textos para as questões de 01 a 06.

Texto I

Não é fácil dissertar sobre a alimentação dos portugueses durante a Idade Média. Escasseiam as fontes informativas: o primeiro livro de receitas culinárias que se conhece não é anterior ao século XVI. As descrições de banquetes, colhidas nas crônicas ou noutros textos narrativos, são em geral parcas em notícias concretas sobre os alimentos consumidos.

De maneira geral, a alimentação medieval era pobre, se comparada com os padrões modernos. A quantidade supria, quantas vezes, a qualidade. A técnica culinária achava-se ainda numa fase rudimentar, e as conquistas da cozinha romana haviam-se perdido. A condimentação obedecia a princípios extremamente simples.

As duas refeições principais do dia eram o jantar e a ceia. Jantava-se, nos fins do século XIV, por volta das dez horas da manhã; mas nos séculos anteriores, essa hora teria de recuar para oito ou nove. Ceava-se pelas seis ou sete horas da tarde. Como ideal de frugalidade, aconselhava-se a ausência de qualquer outro repasto durante o dia. É de supor, a partir de certa altura, a necessidade de um “almoço” tomado pouco depois do levantar.

O jantar era a refeição mais forte do dia. O número de pratos servidos andava, em média, pelos três, sem contar sopas, acompanhamentos ou sobremesas. Isto, entenda-se, em relação ao rei, à nobreza, e ao alto clero. Entre os menos privilegiados ou os menos ricos, o número de pratos ao jantar podia descer para dois ou até um. À ceia, baixava para dois a média das iguarias tomadas; ou para um, nos outros casos indicados.
Adaptado de A.H. de Oliveira Marques,
A sociedade medieval portuguesa.

Texto II

Havia três estados ou estamentos na sociedade feudal: o clero, a nobreza e o campesinato. Os dois primeiros eram privilegiados, reservando-se as funções de ministrar os sacramentos religiosos, governar e dar proteção. O terceiro estado, os camponeses, tinha obrigação de trabalhar para o sustento material de toda a sociedade.

Os camponeses produziam centeio, trigo, cevada etc. e cuidavam das oliveiras e das vinhas. A técnica de produção era rudimentar, os instrumentos de produção, inadequados, e a produção, relativa - mente pequena. O espectro da fome geralmente rondava as choupanas dos trabalhadores.
Adaptado de Heródoto Barbeiro,
História Geral

QUESTÃO 03 / MACKENZIE 2019.2 / PROVA A
(MACKENZIE) Sobre os textos é correto afirmar que:

a) uma linguagem objetiva (em tom didático e explicativo) contribui para a presença deslaçada da função referencial.

b) a presença em destaque de figuras de linguagem como metáfora e personificação contribui para as imagens simbólicas transmitidas.

c) o uso de marcas de subjetividade realça a figura dos autores, que se colocam de modo explícito nas construções textuais.

d) a reconstrução histórica elaborada é feita em tom de ironia, o que confere um efeito de sentido de humor aos posicionamentos adotados pelos autores.

e) são escritos em linguagem jornalística moderna, com a presença de recursos argumentativos típicos dos usados nas novas tecnologias de comunicação.

QUESTÃO ANTERIOR:
(MACKENZIE) Assinale a alternativa correta sobre os textos

RESOLUÇÃO:
Ambos os textos são dissertativos em linguagem denotativa e, portanto, em linguagem referencial e objetiva.

GABARITO:
a) uma linguagem objetiva (em tom didático e explicativo) contribui para a presença deslaçada da função referencial.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (MACKENZIE) Assinale a alternativa que indica a relação sinonímica correta, tendo em vista o emprego das palavras nos dois textos.

Questão disponível em:
Prova MACKENZIE 2019.2 - Questões com Gabarito e Resolução

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo