(UEG 2019) Conforme o texto, há eventos extremos correlacionados com o tempo e com o clima

Leia o texto a seguir.

Valores anormais de um estado climático médio observado ao longo do tempo são comumente chamados de ‘eventos extremos’. Esses eventos ocorrem em escalas temporais que variam de horas, dias e até mesmo milênios [...]. Dependendo das vulnerabilidades existentes, esses eventos podem impactar seriamente os sistemas humanos atingidos, ocasionando um desastre natural. Dessa forma, a ocorrência de desastres suscitam e expõem a vulnerabilidade das populações, alterando o funcionamento das sociedades e o bem-estar social.
Extremos climáticos e desastres naturais. Osvaldo Luiz Leal de
Moraes e José Antônio Marengo Orsini. Revista Opiniões. Disponível em:
<https://florestal.revistaopinioes.com.br/revista/detalhes/
9-extremos-climaticos-e-desastres-naturais/>. Acesso em: 14 mar. 2019.

(UEG 2019) Conforme o texto, há eventos extremos correlacionados com o tempo e com o clima. São exemplos de eventos extremos ligados ao tempo:

a) extremos de chuvas e enchentes que ocorrem com frequência cada vez maior durante alguns dias de verão em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

b) tendências positivas na frequência de noites e dias quentes e tendências negativas na frequência de noites e dias frios, consistentes com um cenário de aquecimento global.

c) aumento na intensidade de episódios e frequência de dias com chuva intensa num período de mais de três décadas.

d) aumento da intensidade dos raios solares observados na superfície terrestre devido à redução da camada de ozônio.

e) aumento dos índices de evapotranspiração, contribuindo significativamente para aumentar as temperaturas e a quantidade de chuvas no verão em áreas urbanas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEG 2019) Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX.

GABARITO:
a) extremos de chuvas e enchentes que ocorrem com frequência cada vez maior durante alguns dias de verão em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEG 2019) No decorrer da história do Brasil, desde suas origens até a atualidade, as populações se deslocam de um lugar para o outro.


Questão disponível em:
Prova e Gabarito da UEG 2019.2 (Questões)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários