(UEG 2019) A sociedade moderna é perpassada por conflitos sociais

(UEG 2019) A sociedade moderna é perpassada por conflitos sociais. Os pensadores clássicos da Sociologia desenvolveram um conjunto de ideias que contribuem para a interpretação desses conflitos. Em relação à interpretação dos sociólogos clássicos a respeito dos conflitos sociais, nota-se que

a) Émile Durkheim considera que os conflitos sociais expressam as desigualdades entre grupos sociais que atuam em trabalhos distintos e não cooperam entre si.

b) Max Weber considera que os conflitos sociais expressam uma situação de anomia social, ao passo que a sua ausência expressa um estado de solidariedade.

c) Pierre Bourdieu considera que os conflitos sociais expressam um processo de racionalização da sociedade no qual a burocracia e a racionalidade se generalizam.

d) Karl Marx considera que os conflitos sociais expressam lutas entre classes sociais que se encontram em antagonismo diante das relações sociais de produção.

e) Karl Mannheim considera que os conflitos sociais expressam uma relação natural entre dominantes e dominados que perpassa toda a história da humanidade.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEG 2019) O termo alienação é polêmico e possui diversas interpretações filosóficas e científicas.

GABARITO:
d) Karl Marx considera que os conflitos sociais expressam lutas entre classes sociais que se encontram em antagonismo diante das relações sociais de produção.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEG 2019) John Locke afirmou que a mente é como uma folha em branco na qual a cultura escreve seu texto e Descartes demonstrava desconfiança em relação aos sentidos como fonte de conhecimento. A respeito desses dois filósofos, verifica-se o seguinte


Questão disponível em:
Prova e Gabarito da UEG 2019.2 (Questões)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários