UNIFAMINAS: “Atividade humana põe ecossistemas brasileiros em risco”

UNIFAMINAS: “Atividade humana põe ecossistemas brasileiros em risco” – esse foi o título da reportagem de Renato Grandelle ao jornal O Globo, publicado on-line no dia 02 de janeiro de 2018. Em entrevista, Tiago Reis, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), alerta que o desmatamento do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil, foi cinco vezes mais rápido do que o da Amazônia entre 2013 e 2015.

É importante a necessidade de proteger áreas desmatadas permitindo que a vegetação retorne, quer seja pela ação natural através de mecanismos de sucessão ecológica, quer seja por projetos de reflorestamento. Sobre os processos de sucessão ecológica que podem ocorrer em um ambiente, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) As cadeias alimentares ficam mais elaboradas ao longo dos estágios de sucessão.

(B) O clímax é caracterizado por uma alta biomassa com diminuição da produtividade.

(C) A sucessão ecológica leva tempo e pode ser acompanhada em estágios de sucessão, onde a fase ecese possui a razão fotossíntese/respiração menor que 1.

(D) As áreas de cerrado desmatadas para agricultura podem ter o retorno de sua vegetação nativa ao serem destinadas áreas à sucessão ecológica secundária.

QUESTÃO ANTERIOR:
- Espanhol
UNIFAMINAS: Con relación a Shane Farritor, solo NO es correcto afirmar que

GABARITO:
(C) A sucessão ecológica leva tempo e pode ser acompanhada em estágios de sucessão, onde a fase ecese possui a razão fotossíntese/respiração menor que 1.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNIFAMINAS: Os lipídios são substâncias mais solúveis em solventes orgânicos do que em água

Questão disponível em:
Prova UNIFAMINAS 2019.1; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários