(FATEC 2019) Com uma área de cerca de 250 mil km², tem-se um bioma que se estende pela Bolívia, Paraguai e Brasil

(FATEC 2019) Com uma área de cerca de 250 mil km², tem-se um bioma que se estende pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% no Brasil. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças.

É caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca entre os meses de abril e setembro. Seu relevo é plano, levemente ondulado, com alguns raros morros isolados e com muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.
<https://tinyurl.com/y23jnyg9>
Acesso em: 16.06.2019. Adaptado.

Essa descrição caracteriza corretamente o bioma

(A) Amazônia.
(B) Cerrado.
(C) Caatinga.
(D) Pampa.
(E) Pantanal.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FATEC 2019) Dois fios condutores idênticos, paralelos entre si, e de comprimento infinito são percorridos simultaneamente por correntes elétricas de mesmo sentido e de mesma intensidade.

RESOLUÇÃO:
A descrição aborda o bioma complexo, marcado por uma miscelânea de vegetações, banhado por uma hidrografia meândrica, localizado no Centro-Oeste brasileiro de clima tropical e extrapola as fronteiras nacionais ao abranger outros países limítrofes, como Bolívia e Paraguai.

GABARITO:
(E) Pantanal.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FATEC 2019) O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities do mundo.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FATEC 2019.2; Questões com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários