UCB 2019: Marcada por nomes como Fidel Castro e Che Guevara, a Revolução Cubana representou

E então chegou Fidel

Aqui pensavam que continuariam
Engolindo e engolindo a terra
Sem suspeitar que na serra
Iluminava-se o porvir
[...]
E então chegou Fidel
PUEBLA, Carlos. Y en eso llegó Fidel.
Disponível em: <https://www.letras.mus.br>.
Acesso em: 2 maio 2019, com adaptações.

UCB 2019: Marcada por nomes como Fidel Castro e Che Guevara, a Revolução Cubana representou uma transformação no continente latino-americano, bem como estabeleceu uma ruptura em relação à tradicional forma de controle da propriedade. Com base no exposto, acerca da Revolução Cubana, assinale a alternativa correta.

(A) A adoção da tática militar da guerrilha, o nacionalismo e o anti-imperialismo foram elementos que colaboraram para a existência da Revolução.

(B) No início, causou a queda do governo do general Porfirio Díaz e, posteriormente, implicou na criação dos ejidos.

(C) Com a remoção da Emenda Platt, que garantia autonomia ao governo cubano em relação aos Estados Unidos da América (EUA), as tensões entre os dois países aumentaram, contribuindo para a eclosão da Revolução.

(D) A Revolução ganhou forças com a Invasão da Baía dos Porcos, que consistiu na chegada de tropas aliadas da União Soviética para garantir suporte e auxiliar na expulsão da influência dos EUA na região.

(E) Entre os objetivos da Revolução, figurava-se chegar à independência de Cuba, rompendo o controle exercido pela Espanha, metrópole da ilha à época.

QUESTÃO ANTERIOR:
UCB 2019: O processo de globalização proporcionou ao mundo a formação mais intensa de blocos econômicos em diversas partes do mundo.

GABARITO:
(A) A adoção da tática militar da guerrilha, o nacionalismo e o anti-imperialismo foram elementos que colaboraram para a existência da Revolução.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UCB 2019: O quadro Guernica é uma pintura de Pablo Picasso que faz uma ilustração do período da Guerra Civil Espanhola.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da UCB 2019 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários