UCB 2019: O Oriente Médio é uma região complexa para a geopolítica mundial

UCB 2019: O Oriente Médio é uma região complexa para a geopolítica mundial. São diversas questões que tornam essa parte do mundo um “barril de pólvora” que está sempre pronto para explodir. Causas econômicas, étnicas e políticas estão constantemente presentes.

Com relação a esse tema e a assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

(A) O petróleo é o principal produto da economia local, e o cartel existente, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), abrange todos os países da região, que conseguem controlar o preço do produto no mundo.

(B) A religião islâmica, preponderante na região, possui um predomínio numérico de xiitas, que são considerados radicais em diversas áreas do mundo.

(C) Jerusalém é uma cidade sagrada e considerada o berço de três grandes religiões monoteístas do mundo atual: o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.

(D) O grupo terrorista Estado Islâmico conseguiu o respectivo objetivo fundamental, que era instalar um califado em todo o Oriente Médio, haja vista a respectiva presença em território sírio.

(E) Com a dessalinização das águas do Mar Morto, o Oriente Médio conseguiu sanar o problema de abastecimento em todo o subcontinente asiático.

QUESTÃO ANTERIOR:
UCB 2019: Com base na obra de Oswald de Andrade, assinale a alternativa correta.

GABARITO:
(C) Jerusalém é uma cidade sagrada e considerada o berço de três grandes religiões monoteístas do mundo atual: o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UCB 2019: A economia mundial apresenta grande complexidade e, portanto, várias anomalias de mercado estão presentes e provocam a necessidade da criação de leis específicas para combatê-las.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da UCB 2019 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários