UDESC 2019: A pintura do quadro "Independência ou Morte" (ou o Grito do Ipiranga) é considerada a representação mais difundida do momento da Independência do Brasil

UDESC 2019: QUESTÃO 31 - HISTÓRIA

Observe a imagem abaixo.

Independência ou Morte

UDESC 2019: A pintura do quadro "Independência ou Morte" (ou o Grito do Ipiranga) é considerada a representação mais difundida do momento da Independência do Brasil. A obra é de autoria de Pedro Américo, encomendada pelo Conselheiro Imperial Joaquim Inácio Ramalho, data de 1888 e encontra-se, atualmente, no Museu Paulista da USP.

Considerando autor, o tema e a data de produção da obra, é correto afirmar que:

A. ( ) a obra pode ser considerada como o retrato exato do evento que apresenta.

B. ( ) Pedro Américo era um observador privilegiado dos eventos e, por isso, pôde capturar e registrar na tela a Independência do Brasil no exato momento em que esta ocorreu.

C. ( ) a obra deve ser analisada considerando a intencionalidade dos sujeitos que atuaram em sua produção, assim como as características do seu tempo.

D. ( ) o quadro de Pedro Américo se refere, na verdade, à participação de Dom Pedro II nos eventos da Proclamação da República.

E. ( ) quadros como o de Pedro Américo não podem ser considerados como fontes para análise histórica.

QUESTÃO ANTERIOR:
UDESC 2019: Observe os seguintes dados apresentados pelo artigo "Racismo: o que você tem a ver com isso?", publicado em março de 2017 no portal Unisinos Notícias.

GABARITO:
C. ( ) a obra deve ser analisada considerando a intencionalidade dos sujeitos que atuaram em sua produção, assim como as características do seu tempo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UDESC 2019: Em 2017, após pressão do movimento LGBT, que reivindicava o caráter social das identificações de gênero, foi regulamentada uma portaria autorizando o uso de banheiros e vestuários na Universidade Federal do ABC Paulista, conforme identificação de gênero (portaria no. 261 de 31 de julho de 2017).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UDESC 2019 (TARDE); Questões com gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários