UDESC 2019: Ao longo das últimas décadas, a China apresentou taxas muito elevadas de crescimento econômico

UDESC 2019: QUESTÃO 47 - GEOGRAFIA

UDESC 2019: Ao longo das últimas décadas, a China apresentou taxas muito elevadas de crescimento econômico, destacando-se como a mais nova grande potência emergente no cenário mundial.

Sobre o crescimento econômico chinês, analise as proposições.

I. As grandes mudanças econômicas ocorreram a partir do final da década de 1970, quando o governo de Deng Xiaoping, que assumiu o poder após a morte de Mao Tsé-Tung, promoveu um amplo conjunto de reformas nas áreas da agricultura, ciência, tecnologia e defesa, acompanhadas pela abertura econômica do país, mesmo sob o rígido controle político do partido comunista.

II. Em 1949, os dirigentes do Partido Comunista Chinês (PCC), liderados por Mao Tsé-Tung, buscaram acelerar o crescimento econômico do país, investindo no desenvolvimento do setor primário e terciário, sobretudo, no comércio de produtos.

III. As chamadas Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), criadas nas províncias litorâneas da costa leste do país, como Xiamen, Shantou e Shenzen, permitiram a entrada de grandes empresas estrangeiras (estadunidenses e europeias) que, além de aproveitarem os impostos reduzidos e a mão de obra barata, trouxeram enormes investimentos em capital e tecnologia à região.

IV. A China adotou um sistema político-econômico denominado economia socialista de mercado.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

B. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

C. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

D. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

E. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

QUESTÃO ANTERIOR:
UDESC 2019: Diversos focos de tensão espalhados pelo planeta são reflexos de movimentos separatistas que almejam conquistar autonomia sobre seus territórios para formar um Estado livre e soberano.

GABARITO:
A. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UDESC 2019: Nas últimas décadas do século XX, com a revolução técnico-científica, as indústrias adotaram novos padrões locacionais, conhecidos como desconcentração espacial das indústrias que fez emergir novos polos produtivos, afastados das aglomerações tradicionais.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UDESC 2019 (TARDE); Questões com gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários