UECE 2019: Entre 1935 e 1937, um movimento que manifestava o descontentamento dos jovens oficiais do Exército brasileiro

UECE 2019: Entre 1935 e 1937, um movimento que manifestava o descontentamento dos jovens oficiais do Exército brasileiro com o domínio das oligarquias na República Velha percorreu quase 30 mil quilômetros pelo Brasil tentando mobilizar as massas para um levante armado contra o governo. Esse movimento é conhecido como

A) Revolução Gaúcha, que pôs em choque os picapaus e os maragatos, adversários tradicionais da política gaúcha.

B) Coluna Prestes, movimento liderado por Miguel Costa e Luís Carlos Prestes, que teve breve passagem pelo território cearense.

C) Revolta do Forte de Copacabana, considerada a primeira manifestação do tenentismo promovida por oficiais do exército.

D) Revolução Paulista, liderada pelo General Isidoro Dias Lopes e pelos irmãos cearenses Joaquim e Juarez Távora na luta contra o governo de Artur Bernardes.

QUESTÃO ANTERIOR:
UECE 2019: Sólon, no século VI a.C., procurou estabelecer leis que fossem justas e iguais para todos: redimensionou o poder através de um sistema capaz de garantir a justiça e diminuir o domínio dos aristocratas.

GABARITO:
B) Coluna Prestes, movimento liderado por Miguel Costa e Luís Carlos Prestes, que teve breve passagem pelo território cearense.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UECE 2019: O general Emílio Garrastazu Médici deu poucas declarações durante seu governo, mas, todas as vezes em que o fez, disse coisas memoráveis.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UECE 2019.02 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários