UFV: No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam

Observe a figura abaixo

tempo geológico

UFV: No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.

b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).

c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.

d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.

e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

QUESTÃO ANTERIOR:
O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a

RESOLUÇÃO:
a) Correta – Para a formação das rochas do tipo magmáticas ou ígneas, é necessária a fusão das formações rochosas que se transformam em magma e, após o seu resfriamento, solidificam-se.

b) Incorreta – Ao observamos o esquema ilustrado no enunciado da questão, torna-se perceptível o fato de que o intemperismo não é responsável pela formação de rochas metamórficas, e sim sedimentares.

c) Correta – As rochas metamórficas, por serem provenientes da transformação de outras rochas e da estabilização química de seus minerais, apresentam maior resistência à ação erosiva e ao intemperismo.

d) Correta – Em função do intemperismo, as rochas fragmentam-se em pequenos sedimentos que são depositados, geralmente, em fundos de rios e lagos em várias camadas que, com a pressão e temperaturas adequadas, solidificam-se e transformam-se em rochas sedimentares.

e) Correta – As rochas metamórficas surgem da transformação de rochas preexistentes, em virtude das diferenças das condições de pressão e temperatura entre os locais em que elas foram formadas e as regiões em que se encontram.

GABARITO:
b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes de sua atuação.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Atividade de Ciências: Rochas - com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários