UNIFENAS 2019: Sobre reprodução humana, considere as seguintes afirmações

UNIFENAS 2019: Sobre reprodução humana, considere as seguintes afirmações.

( ) A vagina é um canal musculoso que liga o colo do útero até o exterior, na genitália. Próximo à entrada da vagina há uma membrana vascularizada, chamada hímen, que se rompe nas primeiras relações sexuais. A mucosa vaginal possui pH ácido para impedir a proliferação de microrganismos nesta região. Na parede da vagina há células produtoras de muco para lubrificar a região durante a relação sexual, facilitando a penetração do pênis. Estas células são chamadas de glândulas de Bartolin.

( ) Durante a fase proliferativa do ciclo menstrual, as células do endométrio se proliferam e recebem vasos sanguíneos. Há um aumento na produção de estrógeno, e a parede do endométrio começa ficar espessa. O folículo primário amadurece e começa secretar progesterona. Quando a produção de estrógeno chega ao seu máximo, o LH também tem um aumento na sua produção, provocando a ruptura do folículo maduro, ocorrendo a ovulação, próximo ao 14º dia após o início da menstruação.

( ) Após a ovulação, o folículo que se rompeu sofre algumas transformações, tornando-se amarelado e recebe o nome de corpo lúteo, ou corpo amarelo, sob ação da gonadotrofina coriônica. Sua função é produzir progesterona e estrógeno. Com o aumento da produção destes hormônios, a produção de LH e FSH aumenta. O endométrio está pronto para receber o embrião e está ricamente vascularizado. Por volta da 4ª semana, o corpo lúteo estimula a produção de estrógeno e inibe a produção de progesterona e prolactina para manter a eventual gestação.

( ) Os estrógenos são hormônios esteroides. São secretados constantemente, e seu nível apresenta variação nas diferentes fases da vida. A partir da puberdade, nota-se um acentuado aumento na sua secreção devido à estimulação por hormônios da hipófise. Agem, principalmente, no desenvolvimento dos órgãos sexuais e também dos caracteres sexuais secundários. Estimulam o desenvolvimento das tubas uterinas, útero, vagina, genitália externa e mamas.

Indique V (verdadeiro) e F (falso) na sequência de cima para baixo:

a) F-F-F-F.
b) F-F-V-V.
c) F-V-V-F.
d) V-V-F-V.
e) V-V-V-V.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNIFENAS 2019: Sobre metabolismo celular, considere as afirmações seguintes.

GABARITO:
d) V-V-F-V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNIFENAS 2019: Quanto às parasitoses abaixo, avalie o que se afirma.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFENAS 2019.2 com Gabrito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários