UNIFENAS 2019: Um movimento de escravos muçulmanos ocorreu em Salvador, na Bahia, na madrugada de 25 de janeiro de 1835

UNIFENAS 2019: Um movimento de escravos muçulmanos ocorreu em Salvador, na Bahia, na madrugada de 25 de janeiro de 1835.

Neste dia, uma festa religiosa na cidade de Bonfim deixaria, conforme a tradição, os escravos livres da vigilância dos senhores, e as ruas da capital baiana, vazias.

Entre as propostas dos revoltosos, a instauração de uma monarquia islâmica e a africanização de Salvador. A rebelião foi delatada e rapidamente reprimida pelas tropas imperiais.
(Dantas, Mattos e Abreu, O Negro no Brasil,
Objetiva, RJ, 2012, p. 77)

Tendo como base o texto e seus conhecimentos, aponte corretamente o nome do movimento e o período histórico em que ele ocorreu.

a) Conjuração Baiana – Período Colonial.

b) Revolta dos Malês – Período Regencial.

c) Insurreição de Salvador – Primeiro Reinado.

d) Revolta de Beckman – Período Colonial.

e) Revolta de Palmares – Período Regencial.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNIFENAS 2019: O século XV testemunhou um golpe terrível para a Europa cristã: a queda de Constantinopla, antiga capital do Império Bizantino, em mãos dos turcos otomanos.

GABARITO:
b) Revolta dos Malês – Período Regencial.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNIFENAS 2019: Em 16 de dezembro de 1773, comerciantes americanos, revoltados com as últimas medidas inglesas, trajaram-se de índios e destruíram os carregamentos dos navios da Companhia Inglesa das Índias Orientais que estavam atracados no porto de Boston.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFENAS 2019.2 com Gabrito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários