ANASEM: Na Unidade de Básica de Saúde (UBS), a mãe de um paciente de 17 anos portador de esquizofrenia

ANASEM: Na Unidade de Básica de Saúde (UBS), a mãe de um paciente de 17 anos portador de esquizofrenia, solicita consulta com o médico da UBS, a fim de refazer a receita elaborada pelo médico do seu plano de saúde.

A mãe sempre compra os medicamentos prescritos para seu filho, mas ficou sabendo que esses remédios são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por não ser paciente da UBS, o jovem não tem prontuário.

Diante dessa situação e com base nos princípios éticos e organizacionais do SUS, assinale a alternativa correta quanto à conduta adequada a ser adotada pela equipe.

(A) Não permitir o agendamento da consulta médica, com base na equidade e na complementaridade do setor privado.

(B) Oferecer a receita para a mãe, agendando consulta médica na UBS com o adolescente no prazo de 30 dias, com base na universalidade e na integralidade.

(C) Fazer a consulta, verificando a indicação da receita, e encaminhar o paciente para um atendimento especializado, com base na universalidade e na hierarquização.

(D) Oferecer a receita para a mãe e encaminhar o paciente com urgência para um atendimento especializado em psiquiatria, com base na hierarquização e na resolubilidade.

QUESTÃO ANTERIOR:
ANASEM: Um paciente jovem queixa-se, há cerca de três meses, de perda do campo visual periférico.

GABARITO:
(C) Fazer a consulta, verificando a indicação da receita, e encaminhar o paciente para um atendimento especializado, com base na universalidade e na hierarquização.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ANASEM: Um homem com 22 anos de idade sofreu queda de motocicleta e não estava usando capacete.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões do ANASEM com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.