Questões de Concurso para cargo de Cuidador Escolar com Gabarito QUESTÃO 31 FGV 2019: Maria tem um filho de 3 anos e está pensando sobre...
Questões de Concurso para cargo de Cuidador Escolar com Gabarito
QUESTÃO 31
FGV 2019: Maria tem um filho de 3 anos e está pensando sobre o processo de escolarização de seu filho para o ano que vem, quando ele já estará com 4 anos.
De acordo com a legislação vigente, ela deverá matriculá-lo:
(A) em educação domiciliar;
(B) na rede regular de ensino;
(C) na educação não formal;
(D) em grupos de recreação;
(E) com professores particulares.
GABARITO.
QUESTÃO 32
FGV 2019: Maria tem um filho de 3 anos e está pensando sobre o processo de escolarização de seu filho para o ano que vem, quando ele já estará com 4 anos.
De acordo com a legislação vigente, ela deverá matriculá-lo:
(A) em educação domiciliar;
(B) na rede regular de ensino;
(C) na educação não formal;
(D) em grupos de recreação;
(E) com professores particulares.
GABARITO.
QUESTÃO 33
FGV 2019: Camila é uma criança que apresenta traços de egocentrismo, gosta muito de faz de conta e pergunta o “porquê” de tudo.
Essas são características do estágio de desenvolvimento infantil:
(A) operatório concreto;
(B) sensório motor;
(C) operatório informal;
(D) operatório formal;
(E) pré-operatório.
GABARITO.
QUESTÃO 34
FGV 2019: Para proteger a criança cujos direitos foram violados em seu lar, a autoridade competente poderá determinar uma série de medidas.
As alternativas abaixo apresentam algumas dessas medidas, EXCETO:
(A) inclusão em serviços e programas de acolhimento familiar;
(B) orientação, apoio e acompanhamento temporários;
(C) requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico;
(D) desligamento da escola;
(E) colocação em família substituta.
GABARITO.
QUESTÃO 35
FGV 2019: Pedro é uma criança que faz uso cotidiano de medicamento e, por isso, leva o remédio para ser tomado no horário escolar.
Controlar a guarda, o horário e a ingestão do medicamento é uma atividade que compete:
(A) ao cuidador;
(B) ao docente;
(C) ao inspetor;
(D) à família;
(E) ao diretor.
GABARITO.
QUESTÃO 36
FGV 2019: A aquisição, a elaboração e a expansão da linguagem são elementos fundamentais para o desenvolvimento da criança.
Para favorecê-los, a Educação Infantil deve:
(A) utilizar um vocabulário limitado com as crianças pequenas;
(B) utilizar palavras genéricas como “isso” ou “aquilo” no lugar de palavras específicas;
(C) introduzir e usar novos assuntos de interesse das crianças, oferecendo um conjunto de novas palavras;
(D) focar a aprendizagem no conteúdo que se encontra nas orientações curriculares;
(E) evitar o uso de diferentes tipos de materiais e recursos no espaço da sala de aula e da escola.
GABARITO.
QUESTÃO 37
FGV 2019: No trabalho cotidiano com as crianças, é importante dar a elas o espaço para desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
Para isso, recomenda-se:
(A) oferecer livros só com imagens para as crianças que não souberem ler;
(B) inibir a curiosidade das crianças pelo seu corpo, deixando a exploração desse tema para mais tarde;
(C) permitir que assistam à televisão por longos períodos, para que se acalmem e ampliem seu repertório visual;
(D) evitar que crianças maiores interajam com crianças pequenas no espaço da escola;
(E) responder às perguntas das crianças, ajudando-as a compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta.
GABARITO.
QUESTÃO 38
FGV 2019: Hoje, a aproximação da instituição educativa com a família incitanos a repensar a especificidade de ambas no desenvolvimento infantil.
A atuação conjunta nos processos que envolvem o desenvolvimento da criança e em que prevalece o espírito de parceria e colaboração é definida como:
(A) punição;
(B) responsabilização;
(C) deserção;
(D) transposição de responsabilidade;
(E) corresponsabilização.
GABARITO.
QUESTÃO 39
FGV 2019: Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, as escolas de Educação Infantil são responsáveis pelo desenvolvimento integral da criança até 5 anos.
Nesse trabalho, vários aspectos devem ser priorizados, EXCETO o:
(A) físico;
(B) psicológico;
(C) intelectual;
(D) patológico;
(E) social.
GABARITO.
QUESTÃO 40
FGV 2019: Um dos locais de que Beatriz, de 1 (um) ano de idade, mais gosta em sua creche é a Sala de Atividades. Esse espaço tem características importantes, propostas pelo MEC.
A lista correta dessas características aponta para um espaço:
(A) com restrição de estímulos, confortável, aconchegante, seguro;
(B) aconchegante, seguro, propício às explorações e brincadeiras;
(C) confortável, aconchegante, próximo a grandes movimentações;
(D) confortável, aconchegante, seguro, desvinculado da proposta pedagógica da instituição;
(E) estimulante, confortável, inacessível à observação dos pais.
GABARITO.
QUESTÃO 41
FGV 2019: A escola é um espaço de constantes trocas e interações com as famílias dos alunos.
Sobre esses aspectos e a relação entre família e escola, é correto afirmar que:
(A) as famílias, enquanto instituição padrão, reproduzem o mesmo tipo de relação com as escolas ao longo do tempo;
(B) às escolas cabe conhecer o modelo padrão de família e estabelecer suas relações;
(C) escolas e famílias devem cuidar, isoladamente, cada uma de suas atribuições;
(D) a escola é concebida como modelo único, alinhado e estruturado, ao qual as famílias devem se adaptar;
(E) conhecer as características étnicas e culturais dos alunos pode levar a novos caminhos na relação entre escolas e famílias.
GABARITO.
QUESTÃO 42
FGV 2019: As crianças elaboram suas observações, vivências e interações com o mundo por meio das brincadeiras e jogos de faz de conta.
Essas brincadeiras e jogos consistem, para os adultos, em uma oportunidade de:
I. observar e registrar a forma como as crianças aprendem e se relacionam entre si;
II. levar as crianças a reproduzir comportamentos desejáveis;
III. utilizar a linguagem escrita, os numerais e conteúdos diversos nas situações em que surgirem, contextualizando-os.
Está correto somente o que se afirma em:
(A) I;
(B) II;
(C) III;
(D) I e II;
(E) I e III.
GABARITO.
QUESTÃO 43
FGV 2019: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), devem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar as situações de:
(A) desentendimento entre alunos;
(B) desrespeito ao professor;
(C) não cumprimento do regimento disciplinar da escola;
(D) elevados níveis de repetência;
(E) falta às provas finais e de recuperação.
GABARITO.
QUESTÃO 44
FGV 2019: Quanto às brincadeiras com areia, água e materiais diversos, no atendimento às crianças com 3 (três) anos de idade, o adulto deve:
(A) deixar as crianças sozinhas para explorar o material;
(B) evitar fazer perguntas às crianças para não distraí-las;
(C) encarregar-se de lavar e levar os objetos para o local de origem após as brincadeiras;
(D) garantir às crianças autonomia para escolher, usar e guardar o material das brincadeiras;
(E) assegurar que as crianças se mantenham na manipulação dos objetos, sem interagir com elas, de forma pedagógica ou não.
GABARITO.
QUESTÃO 45
“Os pais que utilizam tratamento físico ou cruel como formas de correção de seus filhos...”
FGV 2019: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a opção que completa adequadamente a frase acima é:
(A) devem socializar sua prática para instrução de outras famílias;
(B) podem ser advertidos e/ou encaminhados a tratamento psicológico;
(C) estão no seu direito de exercer a autoridade e diversas metodologias de ensino;
(D) não devem ser questionados, pois trata-se de uma questão familiar;
(E) serão imediatamente detidos.
GABARITO.
QUESTÃO 46
FGV 2019: Marcos foi aprovado recentemente em um concurso público do município de Boa Vista para o cargo com especialidade de cuidador.
Dentre as suas principais atividades, ele deverá:
(A) substituir o docente, sempre que este entrar em licença médica;
(B) coletar e compilar dados diversos, consultando documentos, transcrições, arquivos e fichários;
(C) ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
(D) auxiliar na execução dos trabalhos de infraestrutura da escola;
(E) elaborar o projeto político-pedagógico do estabelecimento.
GABARITO.
QUESTÃO 47
FGV 2019: João trabalha em uma escola de Educação Infantil e busca sempre favorecer e ampliar sua interação com as crianças e delas entre si.
A forma mais adequada de alcançar tal objetivo é:
(A) observar de fora as interações do grupo, vigiando para manter o controle da situação;
(B) manter contato direto com as crianças através do olhar e estabelecer um diálogo que as envolva;
(C) observar as crianças “de cima”, exercendo sua autoridade e o controle de cuidador;
(D) deixar que as crianças brinquem livremente e façam o que desejarem sem intervir;
(E) ter uma relação corporal fechada e olhares direcionados, evidenciando sua autoridade.
GABARITO.
QUESTÃO 48
FGV 2019: As brincadeiras de esconde-esconde favorecem o desenvolvimento infantil, pois:
(A) não trabalham com regras ou limites;
(B) evitam o surgimento de problemas;
(C) favorecem o desenvolvimento cognitivo;
(D) incentivam a individualidade;
(E) estimulam a repetição e a reprodução.
GABARITO.
QUESTÃO 49
FGV 2019: Thiago é uma criança que se encontra no estágio do desenvolvimento infantil denominado operatório concreto, em que, dentre outros aspectos, emerge a capacidade de estabelecer relações.
Para o desenvolvimento específico dessa etapa, é importante oferecer a ele jogos ou brinquedos:
(A) de atividades motoras;
(B) simbólicos;
(C) de regras e estratégias;
(D) de faz de conta;
(E) de montar e desmontar.
GABARITO.
QUESTÃO 50
FGV 2019: Na creche em que Eliana trabalha como cuidadora, há uma preocupação com a formação integral da criança, valorizando especialmente seu contato com a natureza.
Para garantir esse objetivo são planejadas:
(A) atividades internas, evitando os riscos de espaços ao ar livre;
(B) atividades xerocadas, impressas ou no livro didático;
(C) visitas a shopping centers nas redondezas;
(D) estratégias de segurança que protejam a criança do contato com áreas externas;
(E) brincadeiras com materiais como água, pedrinha e argila.
GABARITO.
QUESTÃO 51
FGV 2019: Na escola de ensino regular em que Marta trabalha, a equipe está reestruturando o projeto pedagógico, considerando também o trabalho com crianças com deficiência.
Nesse sentido, o projeto pedagógico deve prever:
(A) o encaminhamento desses alunos para as escolas especiais;
(B) a elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado;
(C) o atendimento a esses alunos em espaço padrão;
(D) que esses alunos seguirão o cronograma comum da escola;
(E) a adaptação das necessidades desses alunos aos materiais já disponíveis na escola.
GABARITO.
QUESTÃO 52
FGV 2019: A brincadeira é um direito da criança e favorece seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
Os adultos, no atendimento em creches, podem demonstrar o valor devido às brincadeiras infantis por meio de várias estratégias, EXCETO:
(A) participar das brincadeiras quando as crianças pedirem;
(B) disponibilizar brinquedos de diferentes tipos para as crianças;
(C) aceitar as brincadeiras propostas pelas crianças;
(D) limitar brincadeiras espontâneas, priorizando jogos pedagógicos;
(E) ajudar as crianças a guardar os brinquedos nos lugares certos.
GABARITO.
QUESTÃO 53
FGV 2019: Considerando a disponibilidade de vagas, o critério utilizado para seleção de crianças a serem matriculadas em pré-escolas é:
(A) entrevista com pais e criança;
(B) encaminhamento de políticos ou órgãos governamentais;
(C) prova de competências e habilidades motoras e sociais;
(D) comprovação da matrícula de irmãos no estabelecimento;
(E) não há requisito para seleção de crianças.
GABARITO.
QUESTÃO 54
FGV 2019: Uma cuidadora em atividade em uma creche, ao ver duas crianças em confronto físico, deve:
(A) não se posicionar, pois esse é um problema a ser resolvido pela professora;
(B) não se posicionar, pois esse é um problema a ser resolvido pela diretora;
(C) acalmar as crianças, estimulando o diálogo e evitando que se machuquem;
(D) colocar as crianças de castigo, afastadas temporariamente do convívio com as outras;
(E) voltar sua atenção para as demais, deixando que as duas crianças resolvam sozinhas seus problemas.
GABARITO.
QUESTÃO 55
FGV 2019: Para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência nas escolas, é necessário:
“aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de _________, permanência, participação e ___________, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as ____________ e promovam a ___________ plena”
A alternativa que completa adequadamente a frase acima é:
(A) acesso – aprendizagem – conquistas – inclusão;
(B) acesso – aprendizagem – barreiras – segmentação;
(C) acesso – segmentação – barreiras – inclusão;
(D) acesso – aprendizagem – barreiras – inclusão;
(E) segmentação – aprendizagem – barreiras – inclusão.
GABARITO.
QUESTÃO 56
FGV 2019: Ao auxiliar uma criança no momento da refeição, a cuidadora percebeu que a comida estava quente, podendo causar queimadura ou desconforto.
Considerando a conduta adequada nesse caso, analise as afirmativas a seguir.
I. A cuidadora deve soprar o alimento e experimentá-lo antes de oferecer à criança.
II. Caso seja necessário, a criança deve ser incentivada a soprar sua própria comida.
III. Deve-se ensinar à criança que espere um pouco até que o alimento esteja na temperatura adequada.
Está correto somente o que se afirma em:
(A) I;
(B) II;
(C) III;
(D) I e II;
(E) II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 57
FGV 2019: Ana é cuidadora em uma creche e está com uma ferida na mão direita.
Nesse caso, tanto para sua proteção como para a proteção das crianças, recomenda-se:
(A) usar luva de procedimento;
(B) fazer profilaxia com antibiótico;
(C) evitar contato com as crianças;
(D) usar um produto antisséptico;
(E) lavar as mãos frequentemente.
GABARITO.
QUESTÃO 58
FGV 2019: Ao socorrer criança vítima de convulsão, uma das medidas recomendadas é:
(A) molhar a cabeça da criança com água fria para baixar a temperatura corporal;
(B) oferecer líquido, de preferência água com açúcar, para ajudar a diminuir os espasmos;
(C) passar álcool gel na testa e na nuca da criança para acelerar a oxigenação;
(D) proteger e lateralizar a cabeça da criança para evitar traumas e engasgos com vômito ou saliva;
(E) colocar um objeto rígido entre os dentes da criança para evitar que ela morda a língua.
GABARITO.
QUESTÃO 59
FGV 2019: Uma criança de 5 (cinco) anos apresentou sangramento nasal espontâneo moderado.
Nesse caso, uma das ações imediatas deve ser:
(A) orientar a criança a assoar e lavar o nariz;
(B) limpar o nariz da criança com álcool;
(C) aplicar compressa gelada no dorso nasal;
(D) orientar a criança a manter a cabeça baixa;
(E) aplicar compressa morna no dorso nasal.
GABARITO.
QUESTÃO 60
FGV 2019: Maria, assistente cuidadora em uma creche pública, percebe algo errado com João, um bebê de 9 (nove) meses, que apresenta sinais de asfixia: está pálido, agitado, com lábios cianóticos (arroxeados) e não respira normalmente. Uma criança maior relatou que, segundos antes, o bebê havia colocado algo na boca.
Nesse caso, a cuidadora, suspeitando de obstrução das vias aéreas, deve:
(A) deitar a criança em uma superfície plana e rígida e iniciar o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar, com compressões torácicas, seguidas de ventilação mecânica;
(B) abraçar a criança por trás, fechar uma das mãos em punho e posicioná-la no abdome, acima do umbigo e, com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir seu abdome em movimentos rápidos de baixo para cima;
(C) deitar a criança de forma confortável e elevar os membros inferiores por, no mínimo, 10 minutos, para facilitar o retorno sanguíneo e possibilitar a oxigenação adequada;
(D) sentar a criança em seu colo e oferecer alimento sólido, para facilitar a desobstrução das vias aéreas, mantendo a cabeça estendida e o tronco reto;
(E) posicionar a criança de barriga para baixo, sobre um dos antebraços, com a cabeça em um nível inferior ao tórax, e aplicar palmadas nas costas, entre as escápulas, com o calcanhar da mão.
GABARITO.
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