Questões de vestibular de Geografia (FASA 2019) com Gabarito

Geografia
Questões de vestibular de Geografia (FASA 2019) com Gabarito

GEOGRAFIA

QUESTÃO 21
FASA 2019: Por muito tempo acreditou-se que o território brasileiro é geologicamente estável, portanto, livre de terremotos e abalos sísmicos. Todavia, já foram registrados diversos abalos sísmicos (eventos de magnitude pequena ou moderada) no Brasil, conforme tabela abaixo.

São abalos considerados modestos, se comparados aos da região andina, mas que comprovam que o risco sísmico em nosso país existe e não pode ser ignorado. A seguir, transcrevemos alguns dos principais eventos ocorridos:


São fatores que conferem certa estabilidade ao território brasileiro do ponto de vista dos grandes tremores de terra, EXCETO:

a) posição geográfica do país, situado no centro da placa tectônica Sul-Americana.

b) inexistência de atividade vulcânica.

c) estrutura geológica com idade muito antiga.

d) relevo formado majoritariamente por dobramentos modernos.

e) inexistência de grandes cadeias montanhosas.

GABARITO.

QUESTÃO 22
FASA 2019: No Planalto Meridional do Brasil destaca-se a ocorrência de solos de terra roxa, caracterizados por elevada fertilidade natural e muito utilizados nas atividades agrícolas.

O tipo de rocha e a estrutura geológica que dá origem ao solo de terra roxa são, respectivamente, o:

a) arenito, uma rocha sedimentar marinha da Bacia Sedimentar do Paraná.

b) granito, uma rocha ígnea intrusiva do Escudo Cristalino do Brasil Central.

c) gnaisse, uma rocha metamórfica do Escudo Cristalino Atlântico.

d) basalto, uma rocha ígnea da Bacia Sedimentar do Paraná.

e) cristalina, rochas formadas a bilhões de anos compostas de minerais metálicos.

GABARITO.

QUESTÃO 23
FASA 2019: A figura abaixo mostra um corte horizontal sobre uma determinada rocha. Nele aparece encravado um tipo de fóssil do Período Jurássico. As rochas onde encontramos fósseis são:

as rochas onde encontramos fósseis são

a) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.

b) ígneas, já que essas rochas são encontradas no interior da crosta terrestre, local onde estão depositados a maioria dos fósseis.

c) sedimentares, pois os restos de antigos animais pré-históricos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.

d) metamórficas, pois os animais foram comprimidos devido às elevadas temperaturas e pressões no interior da crosta terrestre.

e) cristalinas, pois os atuais escudos cristalinos um dia foram grandes depósitos sedimentares onde estes animais pré-históricos acabaram soterrados.

GABARITO.

QUESTÃO 24
FASA 2019: O território brasileiro possui grande diversidade de formas de relevo como planaltos, planícies, depressões, serras, escarpas, chapadas, cestas, etc. Elas são decorrentes, principalmente, da atuação dos agentes exógenos, como as chuvas e os rios. Analise as alternativas a seguir e marque a INCORRETA.

a) Planície é uma área predominantemente plana, onde os processos de sedimentação superam os de erosão.

b) Planalto é uma forma de relevo em que o processo de erosão predomina sobre o de acumulação. São superfícies formadas por serras, morros, chapadas, etc.

c) Depressão é um relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu entorno, com ocorrência de processos erosivos e de sedimentação. São superfícies suavemente inclinadas.

d) Planalto é um relevo plano e alto, situado acima dos 500 metros de altitude, cuja formação ocorreu no Pré-Cambriano. Neste tipo de relevo, os processos de erosão superam os de sedimentação.

e) Planície é uma unidade de relevo resultante da deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.

GABARITO.

QUESTÃO 25
FASA 2019: Os escorregamentos, também conhecidos como deslizamentos, são processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos. No Brasil, são mais frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Sobre esses processos, considere as seguintes afirmativas:

I. Os escorregamentos consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução do relevo terrestre, principalmente nas regiões serranas.

II. Nos grandes centros urbanos, os escorregamentos frequentemente assumem proporções catastróficas, uma vez que cortes nas encostas, depósitos de lixo, entre outras ações promovidas pelo homem, geram novas relações com os fatores condicionantes naturais.

III. É necessário que o ser humano deixe de devastar as matas e florestas e de impermeabilizar os solos para que não mais ocorram escorregamentos de grandes dimensões.

IV. A característica serrana do relevo brasileiro em algumas regiões é condição propícia para a intensificação dos escorregamentos, que acarretam grandes prejuízos econômicos e, inclusive, perdas de vidas humanas.

Estão corretas:

a) somente as afirmativas I e II.
b) somente as afirmativas I e IV.
c) somente as afirmativas II e III.
d) somente as afirmativas III e IV.
e) todas as afirmativas.

GABARITO.



Comentários