Redação FMO 2019: Saúde ou obsessão? Nada mais além da imagem

redacao
Redação FMO 2019: Saúde ou obsessão? Nada mais além da imagem

Suplementos dietéticos apresentam riscos fatais para jovens

Substâncias que prometem massa muscular, energia e perda de peso levam menores de 25 anos a óbito. Suplementos dietéticos (para ganho de massa muscular, energia extra e, principalmente, perda de peso) podem desencadear em graves problemas para adolescentes – levando até a morte. É o que aponta um novo estudo da Iniciativa de Treinamento Estratégico para a Prevenção de Transtornos Alimentares, da universidade de Harvard (EUA).

Os pesquisadores do estudo, publicado no Journal of Adolescent Health, ressaltam que leis para manter suplementos potencialmente nocivos fora do alcance de jovens são urgentemente necessárias.

Além das chances de óbito, os estudiosos verificaram que os suplementos dietéticos estão diretamente ligados a maiores chances de AVC, câncer de testículo e danos ao fígado.

Suplementos dietéticos que prometiam perda rápida de peso, massa muscular e maior energia apresentam um risco três vezes maior à saúde em comparação com suplementos de vitaminas. Suplementos comercializados para aumentar o apetite sexual também apresentaram altos riscos de incidentes médicos.

O estudo aponta ainda que muitos dos suplementos são adulterados, com substâncias ilegais, metais pesados, pesticidas e elementos químicos extremamente prejudiciais. Fazem sucesso entre os jovens justamente por esses estarem numa fase de autoconhecimento e aceitação, com uma preocupação excessiva e até mesmo irreal relacionada à autoimagem.
(Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/minha-vida/
suplementos-dieteticos-apresentam-riscos-fatais-para-jovens-11062019.
Acesso em: 11/06/2019.)

Vigorexia: o que é e como identificar a obsessão pelo corpo perfeito

Vigorexia ou dismorfia muscular é um transtorno relacionado com a busca por uma aparência “perfeita”. É caracterizada pela preocupação excessiva em ter um corpo forte e com grande volume muscular, levando a pessoa afetada a passar muitas horas praticando atividades físicas e a evitar atividades sociais e profissionais caso não alcance o ideal desejado.
(Disponível em: https://www.ativosaude.com/saude/vigorexia/ Acesso em: 06/2019.)

Saúde ou obsessão Nada mais além da imagem

(Ile Machado/Carolina Horita/Camilla Loureiro.
Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/saude/doencas-
da-beleza-quando-a-vaidade-setransforma-em-obsessao/)

A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

“Saúde ou obsessão?
Nada mais além da imagem”.

Comentários