Prova de Conhecimento Geral da UEPG 2019 com Gabarito

Prova de Conhecimento Geral da UEPG 2019 com Gabarito
Prova de Conhecimento Geral da UEPG 2019 com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 E 02

Invernáculo

Esta língua não é minha,
qualquer um percebe.
Quem sabe maldigo mentiras,
vai ver que só minto verdades.
Assim me falo, eu, mínima,
quem sabe, eu sinto, mal sabe.
Esta não é minha língua.
A língua que eu falo trava
uma canção longínqua,
a voz, além, nem palavra.
O dialeto que se usa
à margem esquerda da frase,
eis a fala que me lusa,
eu, meio, eu dentro, eu, quase.
Adaptado de: LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.


QUESTÃO 01
UEPG 2019: A palavra "vernáculo" é um substantivo que designa a língua que é própria de um país ou de uma região. No título de seu poema, o paranaense Paulo Leminski adiciona a este termo um prefixo de origem latina ("in-"). Sobre esse prefixo, assinale o que for correto.

01) Ele tem o sentido de negação.

02) Ele está presente também na palavra "intramuscular".

04) Ele tem o sentido de "para dentro".

08) Ele está presente também na palavra "impermeável".

GABARITO.

QUESTÃO 02
UEPG 2019: Sobre o verso "Esta língua não é minha", assinale o que for correto.

01) Contém dois pronomes demonstrativos.

02) Não contém nenhum verbo.

04) Contém um único verbo.

08) Contém somente um pronome possessivo.

GABARITO.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 03 E 04

App brasileiro promete ajudar crianças com
síndrome de Down no desenvolvimento da fala

Quando Sofia – diagnosticada com síndrome de Down – nasceu, a mãe e cientista da computação Marinalva Dias Soares procurou sua colega Alessandra Alaniz Macedo, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. A ideia era criar uma tecnologia que pudesse ajudar não só a pequena Sofia, mas também outras crianças com a síndrome, no desenvolvimento da fala. Foi aí que nasceu o aplicativo Sofia Fala.

Foram aproximadamente dois anos até elaborar um app capaz de oferecer exercícios com figuras, palavras e sons que estimulassem a pronúncia das crianças. Por meio do app, a criança repete movimentos e sons – como um beijo –, palavras e frases. A partir daí, o aplicativo compara a informação recebida com um padrão já existente.

No entanto, segundo Alessandra, o objetivo não é fazer o papel da terapia presencial, mas sim complementar. "O aplicativo deve substituir o uso dos tradicionais caderninhos que vão e voltam dos consultórios. O fonoaudiólogo é quem vai criar e definir o tratamento que a criança deve fazer. O profissional ainda tem acesso e pode acompanhar o desempenho do paciente", explica.
Adaptado de: Sabrina Ongaratto. revistacrescer.globo.com/Sindrome-de-Down/
noticia/2019/03/app-brasileiro-promete-ajudar-criancas-comsindrome-de-down-no-desenvolvimento-da-fala.html. Acesso em 17/03/2019.

QUESTÃO 03
UEPG 2019: Após ler e analisar o texto acima, assinale o que for correto.

01) O ponto de partida para a criação do aplicativo descrito no texto foi o nascimento da filha de uma das pesquisadoras.

02) O prazo despendido para a criação do aplicativo descrito no texto ficou em torno de dois anos.

04) O funcionamento do aplicativo desenvolvido pelas pesquisadoras é baseado na repetição de movimentos e sons que são comparados com um padrão.

08) O aplicativo desenvolvido pelas cientistas não permite a substituição do profissional fonoaudiólogo no tratamento do paciente.

GABARITO.

QUESTÃO 04
UEPG 2019: Sobre o primeiro período do texto, assinale o que for correto.

01) O trecho "diagnosticada com síndrome de Down" é um vocativo dirigido a quem está lendo o texto.

02) Os dois travessões utilizados no período poderiam ser substituídos por parênteses sem que houvesse alteração de sentido do texto.

04) O trecho "diagnosticada com síndrome de Down" é um aposto que acrescenta informações à estrutura frasal.

08) Os dois travessões utilizados no período poderiam ser substituídos por vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do texto.

GABARITO.

QUESTÃO 05
UEPG 2019: Sobre as obras literárias mencionadas abaixo, assinale o que for correto.

01) O romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é um dos mais importantes do chamado Romance de 30,caracterizado como regionalista e sociologicamente engajado pela crítica literária canônica. Por meio de um narrador de terceira pessoa onisciente, o romance se divide, por um lado, entre capítulos que exploram o universo interior e exterior de Fabiano e sua família (incluindo a cachorra Baleia), por outro, momentos que mostram a família em marcha ou em contato/conflito com os habitantes da cidade. Enquanto crítica social, de modo evidente percebemos como um contexto desumano pode degradar a condição humana, afetando diretamente a linguagem e a autopercepção dos habitantes de tal ambiente.

02) Em Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, temos uma rotina sofrível, circular e desumana. A escrita de Carolina, lírica em muitos momentos, com uma gramática própria – que não é a da variante culta da língua portuguesa –, problematiza a questão da pobreza de modo autobiográfico e realista. Mesmo com muitas diferenças entre si, Vidas Secas e Quarto de despejo dialogam quando colocam perspectivas enunciativas originais na representação de problemas sociais graves: a seca, com Graciliano Ramos, e a favela, com Carolina Maria de Jesus.

04) Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é uma peça dividida em três atos na qual a estrutura cênica (conforme as rubricas indicadas) representa, simultaneamente, os estados/planos de Alucinação e Memória de Alaíde, personagem principal, além do Plano da Realidade, no qual a protagonista agoniza em uma mesa de hospital. Um exemplo de peça psicológica, a principal ferramenta de investigação da psique é a alternância de planos e tempos, que possibilita uma abertura para as zonas mais íntimas da protagonista, Alaíde, bem como de Clessi, Pedro e Lúcia. Deste modo, o leitor/público é convidado a montar um quebra-cabeça para compreender o enredo e a mente dos personagens.

08) Por meio de trinta e três contos, a Obra completa, de Murilo Rubião, apresenta elementos fantásticos, insólitos e absurdos. Unindo elementos triviais, prosaicos a eventos e seres extraordinários (metamorfose, viagem no tempo, dragões etc.), Rubião consegue, com narradores de primeira e terceira pessoas, dar concretude àquilo que subverte a lógica racional, comum em obras que primam por um realismo ficcional tradicional. Embora todos estes elementos componham um universo fabulativo peculiar, é muito recorrente a sensação de melancolia e mal estar existencial nos personagens dos contos, como que denotando uma existência falhada, incompleta deles.

GABARITO.

ARTE

QUESTÃO 06
UEPG 2019: O ano de 1985 foi marcado pelo início de um dos mais importantes festivais da história da música no Brasil: O Rock in Rio. Em três décadas de realização, o festival Rock in Rio tem sido um importante meio de divulgação do Rock. Sobre a história e as características do Rock, assinale o que for correto.

01) O Rock teve origem nos Estados Unidos a partir dos anos 1950 e construiu-se pela mistura de três gêneros musicais: Blues, Country e Jazz.

02) O Rock é um gênero musical tipicamente brasileiro e integra aspectos da cultura dos povos que habitaram o Brasil desde a sua colonização.

04) O Rock é um gênero musical que possui diversas ramificações de estilo, tais como: rock pop, punk rock, hardcore, hard rock, heavy metal, dentre outros.

08) Dentre a numerosa relação dos grupos que constituíram o rock brasileiro da década de 1980 destacam-se: Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Titãs.

GABARITO.

QUESTÃO 07
UEPG 2019: Em 2018, foi noticiada a idade aproximada de 40 mil anos da pintura de um animal na ilha asiática de Bornéu na Indonésia. Segundo estudiosos, a arte rupestre da região integra um conjunto de milhares de pinturas em cavernas calcárias, que vem sendo estudado desde 1994, quando as imagens foram descobertas pelo explorador francês Luc-Henri Fage. Sobre história da arte rupestre, assinale o que for correto.

01) O termo arte rupestre é utilizado para descrever as primeiras manifestações artísticas realizadas pelo homem do Período da Pedra Lascada, ou Paleolítico Superior, feitas no interior das cavernas.

02) A principal característica da pintura rupestre, primeira manifestação artística do homem em sua relação com a natureza, é o naturalismo. O artista reproduzia a natureza conforme a sua visão a captava.

04) A arte rupestre do período Neolítico possuía a função estética de relatar fatos do cotidiano do homem pré-histórico por meio da utilização da complexidade cromática e dos estudos aprofundados de perspectiva.

08) As técnicas rudimentares de pintura e a confecção de esculturas e instrumentos musicais feitas com ossos de animais são características da arte rupestre do período Neolítico.

GABARITO.

QUESTÃO 08
UEPG 2019: O Museu Oscar Niemeyer (MON) se consolidou como um dos mais importantes espaços de arte do Brasil. O Museu, localizado na cidade de Curitiba, abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional. No que diz respeito à Arte Contemporânea e ao Museu Oscar Niemeyer, assinale o que for correto.

01) O MON foi a instituição escolhida pela Justiça Federal para abrigar as obras apreendidas na Operação Lava Jato, dentre as quais estão parte dos trabalhos dos artistas contemporâneos Vik Muniz e Carlos Vergara.

02) O MON, conhecido popularmente como Museu do Olho, destaca-se pela diversidade de exposições contemporâneas e pelas atividades de inserção educativa aberta ao público, muito embora tenha seu acervo de pesquisa restrito apenas a profissionais especializados.

04) O MON é considerado o maior museu da América Latina, sendo referência nas áreas das artes visuais, arquitetura e design.

08) O MON, considerado uma instituição de destaque nas artes visuais do Brasil e do mundo, tem seu acervo permanente composto apenas por obras do século XIX.

GABARITO.

QUESTÃO 09
UEPG 2019: A música constitui-se como linguagem universal, integra a cultura humana desde tempos remotos e é considerada uma forma de expressão e comunicação importante para a formação dos indivíduos. Com relação à história da música e seus elementos constitutivos, assinale o que for correto.

01) A história da música ocidental é dividida apenas em dois períodos, cada qual identificado pelo estilo e formas de composição que lhe são peculiares.

02) Estilo musical é a maneira pela qual os compositores de diferentes épocas e países organizam os elementos constituintes da música.

04) Na contemporaneidade, a música se constrói partindo de padrões únicos de sonoridades, os elementos constituintes da música – melodia, harmonia e ritmo – são determinados por um único estilo e forma de composição.

08) Em música, o termo clássico pode ser utilizado tanto para diferenciar a categoria música clássica de música popular, quanto para indicar a música composta entre os anos de 1750 e 1810 que integra as composições de Haydn, Mozart e Beethoven.

GABARITO.

QUESTÃO 10
UEPG 2019: Com relação às ações dramáticas, assinale o que for correto.

01) A mímica é uma maneira de interpretar uma história utilizando gestos e/ou expressões faciais, normalmente dentro de um contexto teatral ou na dança.

02) O jogo dramático tem como características a espontaneidade e a libertação das formas rígidas e convencionais da representação, sendo uma das marcas do Teatro Ocidental Contemporâneo.

04) Mímica e pantomima possuem o mesmo significado e função dentro do processo de produção teatral.

08) O improviso é uma ferramenta importante no processo de construção dos personagens, elaboração de textos e criação de cenas teatrais.

GABARITO.

EDUCAÇÃO FÍSICA

QUESTÃO 11
UEPG 2019: Sobre o paraesporte brasileiro, assinale o que for correto.

01) O maior medalhista paralímpico brasileiro é o nadador Daniel Dias.

02) João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, e Nelson Prudêncio foram grandes nomes do esporte brasileiro nas décadas de 1960 e 1970, tendo cada um conquistado duas medalhas em jogos paralímpicos no salto triplo.

04) O Brasil é o país com o maior número de medalhas conquistadas ao longo das cinco edições oficiais do Jogos Parapan-Americanos.

08) Clodoaldo Silva é considerado o paratleta mais popular do Brasil, tendo conquistado várias medalhas no atletismo, na categoria de amputados.

GABARITO.

QUESTÃO 12
UEPG 2019: Sobre a origem dos esportes de combate, assinale o que for correto.

01) O Muay thai originou-se na Índia.
02) O Caratê teve origem na Grécia.
04) O Judô foi criado no Japão.
08) Taekwondo é de origem coreana.

GABARITO.

QUESTÃO 13
UEPG 2019: No esporte contemporâneo, uma temática frequente é a dopagem (doping), que consiste na utilização de substâncias proibidas que podem melhorar o desempenho atlético. Identifique substâncias proibidas comumente utilizadas para dopagem e assinale o que for correto.

01) Estimulantes e esteroides.
02) Betabloqueadores e diuréticos.
04) Hormônios e narcóticos.
08) Contraceptivos e laxativos.

GABARITO.

QUESTÃO 14
UEPG 2019: Sobre o índice de massa corporal (IMC), assinale o que for correto.

01) É calculado a partir da massa corporal e da circunferência da cintura.

02) O valor de IMC para classificar crianças e adultos com baixo peso, eutrófico, sobrepesado e obeso, é diferente em cada um desses casos.

04) Nas últimas décadas foi verificado um aumento no número de indivíduos obesos em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

08) Esse índice não determina a quantidade de gordura e de massa muscular.

GABARITO.

QUESTÃO 15
UEPG 2019: Sobre doenças crônico-degenerativas, assinale o que for correto.

01) O auxílio no controle glicêmico sanguíneo é um dos benefícios do exercício físico.

02) A inatividade física é uma das principais causas do aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas.

04) Todos os indivíduos, para obter benefícios, podem realizar exercícios físicos sem nenhum tipo de restrição.

08) Indivíduos hipertensos devem tentar elevar ao máximo a pressão arterial durante o exercício físico para melhorar a pressão arterial de repouso.

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 16
UEPG 2019: Muitas doenças virais podem ser prevenidas pelo uso de vacinas que, em geral, são preparações feitas à base de partes virais ou de vírus previamente atenuados. Ao entrar em contato com os vírus da vacina, o organismo reage e ativa seus sistemas de defesa corporal. Sobre algumas doenças humanas causadas por vírus, assinale o que for correto.

01) Geralmente, os sintomas da rubéola são febre e manchas vermelhas pela pele. A infecção da mãe durante a gravidez pode provocar sérios danos ao feto, tais como surdez, catarata e retardo mental, entre outros. A vacina é aplicada na infância, juntamente com as vacinas contra sarampo e caxumba, a chamada vacina tríplice viral.

02) Há formas virais e bacterianas de gripe, sendo estas últimas tratadas por meio da administração de antibióticos. As formas virais são causadas pelos Flavivírus e podem ser evitadas pela vacinação, que se mostra muito eficiente em idosos, possibilitando a redução da taxa de internações por gripe nesta faixa etária.

04) A dengue pode ser causada por quatro variedades de vírus, sendo que se a pessoa for infectada por uma das formas, não adquire imunidade para as outras. Caracteriza-se por febre, dor muscular, dores nas juntas e manchas vermelhas na pele. Não há tratamento específico para a dengue, são combatidos os sintomas com hidratação e antitérmicos.

08) A transmissão da varíola ocorre pelas vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva de pessoas portadoras do vírus. A taxa de mortalidade é grande entre os infectados. A vacina é muito eficiente e sua aplicação sistemática levou à erradicação da doença no mundo.

GABARITO.

QUESTÃO 17
UEPG 2019: Assinale o que for correto sobre as características principais dos grupos de vertebrados.

01) As aves são vertebrados terrestres, ectotérmicos e que fazem uso das penas para regular a temperatura corpórea. O bico córneo cravejado de pequenos dentes possibilita às diferentes espécies explorar diferentes alimentos, desde sementes a pequenos roedores, por exemplo.

02) Amphibia é uma classe de vertebrados ectotérmicos, dotados de pele lisa, sem escamas e rica em glândulas mucosas. A maioria dos adultos vive em terra firme e apresentam respiração pulmonar, enquanto as larvas são aquáticas e respiram por meio de brânquias. Exemplares de Amphibia também apresentam respiração cutânea.

04) Os Chondricthyes são vertebrados aquáticos, dotados de mandíbula, com o corpo revestido por escamas placoides, esqueleto cartilaginoso e nadadeiras pares. Exemplos: tubarões, cações, quimeras e raias.

08) A classe Reptilia é composta de vertebrados aquáticos (respiração branquial e cutânea) e terrestres (respiração pulmonar). São endotérmicos e seu desenvolvimento embrionário ocorre no interior de ovos. Exemplos: cobras, jacarés, tartarugas, lagartos.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UEPG 2019: A representação esquemática abaixo ilustra, simplificadamente, as etapas de transcrição e tradução de uma célula eucariótica. Sobre estes importantes eventos, assinale o que for correto.

Citoplasma

01) Na transcrição (I), apenas uma das fitas de determinado trecho de DNA é usada como molde para a síntese do RNA mensageiro (RNA-m) (II).

02) Em (III), está representado o evento de tradução que ocorre nos ribossomos. Neste, uma sequência de bases no RNA mensageiro (RNA-m) é convertida em uma sequência de aminoácidos. No RNA mensageiro (RNA-m), cada códon corresponde a um aminoácido.

04) A organela citoplasmática mitocôndria (V) é a responsável pela síntese de proteínas, visto que suas cristas internas possibilitam a correta ligação de RNAs transportadores e consequente junção dos aminoácidos.

08) À medida que o ribossomo desliza pelo RNA mensageiro (RNA-m), os aminoácidos (IV) se unem (ligação peptídica) para formar uma molécula de proteína, ou cadeia polipeptídica.

GABARITO.

QUESTÃO 19
UEPG 2019: Nas espécies triblásticas, os blastômeros se diferenciam em três conjuntos de células: ectoderma, mesoderma e endoderma. Trata-se dos chamados folhetos germinativos que geram todos os tecidos do corpo. Assinale o que for correto sobre estes conjuntos celulares.

01) Revestindo o embrião, temos o ectoderma, o qual origina a epiderme e estruturas associadas a ela (pelos, unhas, garras e glândulas sebáceas e sudoríparas), além do sistema nervoso.

02) Nos humanos, os epitélios de revestimento do trato digestório, das cavidades nasais e encéfalo são originados no mesoderma.

04) O endoderma delimita a parte mais interna do corpo, sendo responsável pela formação do sistema circulatório (vasos sanguíneos e coração) e da musculatura que circunda os órgãos dos sistemas respiratório e digestivo.

08) O mesoderma localiza-se entre endoderma e ectoderma e origina músculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema urogenital.

GABARITO.

QUESTÃO 20
UEPG 2019: Comparando o desenvolvimento embrionário e a anatomia de diversos organismos, é possível determinar o grau de parentesco entre eles. Analise o esquema abaixo, representando o membro dianteiro de humanos e morcegos, e assinale o que for correto.

humano morcego

01) Apesar de terem funções diferentes, os braços de humanos e as asas dos morcegos são estruturas homólogas, pois apresentam a mesma origem embrionária, semelhanças anatômicas e são originadas de um mesmo ancestral comum.

02) Os braços de humanos e as asas dos morcegos são estruturas análogas, visto que desempenham funções distintas, além de origem embrionária e estrutura anatômica diferentes.

04) Em mamíferos, a partir de um único ancestral, surgiu um grande número de espécies adaptadas a condições de vida muito diferentes (irradiação adaptativa). Por exemplo, os membros anteriores dos mamíferos sofreram modificações que se adaptaram a diferentes atividades: voar (morcego) e manipular objetos (ser humano).

08) As asas dos morcegos e os braços dos humanos adaptaram-se de forma semelhante ao ambiente terrestre, fenômeno conhecido como convergência evolutiva (ou adaptativa) ou evolução convergente. No ambiente aquático, podemos exemplificar esse mesmo modelo de adaptação nas nadadeiras do tubarão e do golfinho que, apesar de pertencerem a classes diferentes, possuem estruturas semelhantes para deslocamento da água.

GABARITO.

FÍSICA

SE NECESSÁRIO, NAS QUESTÕES DE 21 A 25,
UTILIZE OS VALORES FORNECIDOS ABAIXO:

Calor específico do alumínio = 0,22 cal/g°C
Calor específico da água = 1 cal/g°C
Densidade da água = 1 g/cm³
Aceleração da gravidade g = 10 m s²

QUESTÃO 21
UEPG 2019: Um bloco, com uma massa de 100 g, encontra-se inicialmente em repouso sobre um plano inclinado de 30º em relação à horizontal. Ele é solto, a partir de uma altura de 1 m em relação ao solo e movimenta-se ao longo do plano. Desprezando forças de atrito, assinale o que for correto.

01) A força normal que o plano inclinado exerce sobre o bloco é 0,5 N.

02) A aceleração do bloco durante seu movimento ao longo do plano inclinado é 5 m/s².

04) Quando o bloco encontrava-se em repouso, a força peso do bloco e a força normal exercida sobre ele eram iguais em módulo.

08) O tempo que o bloco leva para percorrer o plano inclinado, de modo que sua altura se reduza para a metade em relação ao solo, é

GABARITO.

QUESTÃO 22
UEPG 2019: Duas esferas maciças de mesmo diâmetro são colocadas num reservatório com água e permanecem em repouso. Uma das esferas (esfera A) fica com a metade de seu volume submerso e a outra esfera (esfera B) fica com 2/3 de seu volume submerso. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) O empuxo exercido pela água sobre a esfera A é 1/3 maior do que o empuxo exercido sobre a esfera B.

02) O empuxo que um líquido exerce sobre um objeto totalmente submerso não depende da massa do objeto, apenas da densidade do líquido, da aceleração da gravidade local e do volume do objeto.

04) O sistema de freios hidráulicos utilizado em automóveis é um exemplo da aplicação do Princípio de Pascal.

08) Podemos afirmar que a densidade mássica da esfera A é menor que a da esfera B.

GABARITO.

QUESTÃO 23
UEPG 2019: A óptica é um ramo do eletromagnetismo que trata das radiações eletromagnéticas com frequência na faixa do visível. Em relação às propriedades e fenômenos relacionados com a luz visível, assinale o que for correto.

01) O efeito da dispersão da luz branca, ao passar através de um prisma de vidro, está relacionado com o fato de que o desvio do raio de luz, nas interfaces ar – vidro e vidro – ar, depende da frequência da onda eletromagnética envolvida.

02) O efeito Doppler, sendo um efeito relacionado com propagações ondulatórias, somente poderá ser observado quando há movimento relativo entre uma fonte luminosa e um observador.

04) A luz pode ser considerada uma onda mecânica, pois ela precisa de um meio material, no caso o éter, para se propagar.

08) Se um objeto, ao ser iluminado com luz branca, é visto como negro por um observador, isso se deve necessariamente ao efeito de interferência destrutiva das ondas luminosas refletidas pelo objeto.

GABARITO.

QUESTÃO 24
UEPG 2019: Considere duas esferas de alumínio, cada uma com massa de 100 g. A temperatura de cada esfera é 60 ºC. As duas esferas são colocadas no interior de um calorímetro com 100 g de água a uma temperatura de 20 ºC, sendo que se coloca uma esfera e após o sistema atingir o equilíbrio, coloca-se a outra. Considerando que há apenas trocas de calor entre as esferas e a água, assinale o que for correto.

01) Após a primeira esfera ser colocada no interior do calorímetro, a temperatura de equilíbrio do sistema será maior que 27ºC.

02) A quantidade de calor fornecida para a água pela segunda esfera é menor do que a fornecida pela primeira.

04) Após a segunda esfera ser colocada no interior do calorímetro, a temperatura de equilíbrio do sistema será menor que 33ºC.

08) Se as duas esferas fossem colocadas simultaneamente no interior do calorímetro, a temperatura de equilíbrio do sistema seria aproximadamente 50ºC.

GABARITO.

QUESTÃO 25
UEPG 2019: Uma das contribuições de Michael Faraday foi representar geometricamente o campo elétrico na forma de linhas de força. Em relação às linhas de força, assinale o que for correto.

01) Para uma carga geradora puntiforme negativa, as linhas de força são radiais e convergem para o ponto onde se localiza esta carga.

02) Num ponto do espaço onde as linhas de força estão mais próximas umas das outras, o campo elétrico é mais intenso do que num ponto onde as linhas de força estão mais afastadas.

04) O vetor campo elétrico é sempre tangente a uma linha de força em um determinado ponto.

08) No interior de um capacitor ideal de placas paralelas, quando eletricamente carregado, desprezando os efeitos de borda, as linhas de força são igualmente espaçadas, paralelas e perpendiculares às placas.

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 26
UEPG 2019: Analise a tabela abaixo e assinale o que for correto.

Analise a tabela abaixo e assinale o que for correto

01) À temperatura de 25 ºC, apenas o etanol encontrase no estado líquido.

02) Na temperatura de -100 ºC, todas as substâncias são sólidas.

04) Em uma mesma temperatura, na qual o etanol já é gasoso, o iodo ainda pode ser encontrado no estado sólido.

08) Na temperatura de 1000 ºC, a platina é sólida e o alumínio é líquido.

GABARITO.

QUESTÃO 27
UEPG 2019: Com base na densidade (g/cm³ a 25ºC) das substâncias e materiais apresentados abaixo, assinale o que for correto.

Com base na densidade das substâncias e materiais apresentados abaixo, assinale o que for correto

01) A água flutua sobre a gasolina.
02) O ouro afunda no mercúrio.
04) O quartzo flutua sobre o mercúrio.
08) O azeite flutua sobre a gasolina.

GABARITO.

QUESTÃO 28
UEPG 2019: Sobre a estrutura da cafeína abaixo, assinale o que for correto.

Sobre a estrutura da cafeína abaixo, assinale o que for correto

01) Apresenta dois grupos metila.

02) Apresenta carbono quiral.

04) Apresenta ligações covalentes polares e apolares.

08) Apresenta grupos capazes de formar ligação de hidrogênio com a água.

GABARITO.

QUESTÃO 29
UEPG 2019: Com relação aos diferentes modelos atômicos propostos, às propriedades dos átomos e às suas partículas elementares (prótons, elétrons e nêutrons), assinale o que for correto.

01) Um átomo no estado fundamental com 20 elétrons na sua eletrosfera, ao perder dois elétrons, formará um cátion bivalente com uma configuração eletrônica 1s²2s²2p⁶3s²3p⁶.

02) A soma do número de prótons com o número de nêutrons resulta no número de massa (A).

04) Joseph J. Thomson descrevia o átomo como uma estrutura na qual a carga positiva permanecia no centro, constituindo o núcleo, enquanto as cargas negativas giravam em torno deste núcleo.

08) De acordo com o modelo de Dalton, o átomo é como um "pudim de passas", onde os elétrons negativos estão incrustados no núcleo positivo.

GABARITO.

QUESTÃO 30
UEPG 2019: Considerando a geometria das ligações químicas presentes nas moléculas CH4, NH3 e H2O, assinale o que for correto.

Dados: C(Z=6), H(Z=1), N(Z=7), O(Z=8)

01) O ângulo de ligação H-O-H na molécula H2O é menor do que o ângulo de ligação H-N-H na molécula NH3.

02) O ângulo de ligação H-C-H na molécula CH4 é maior do que o ângulo de ligação H-N-H na molécula NH3.

04) O ângulo de ligação H-O-H na molécula H2O é menor do que o ângulo de ligação H-C-H na molécula CH4.

08) O ângulo de ligação H-C-H na molécula CH4, o ângulo de ligação H-N-H na molécula NH3 e o ângulo de ligação H-O-H na molécula H2O são todos superiores a 90º.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 31
UEPG 2019: Jefferson comprou um veículo com motor "Flexpower", isto é, com a tecnologia capaz de utilizar, simultaneamente, dois tipos de combustível. De acordo com as especificações do fabricante, o seu veículo tem o consumo de combustível determinado conforme a tabela abaixo.


Considerando as condições ideais de desempenho do veículo e que no posto onde Jefferson abastece seu carro, o litro da gasolina e do etanol custa R$ 4,15 e R$ 2,90, respectivamente, assinale o que for correto.

01) Na estrada, Jefferson, com 20 litros de etanol, consegue percorrer até 194 km.

02) Se Jefferson percorre 156,2 km por semana no perímetro urbano, então, abastecendo seu carro somente com etanol, ao longo de quatro semanas, terá gasto R$ 255,20.

04) Se Jefferson abastecer seu carro com 18 litros de gasolina e 26 litros de etanol, gastará mais do que R$ 149,00.

08) Com 48 litros de gasolina, Jefferson poderá percorrer uma distância de 700 km na estrada e mais de 505 km no perímetro urbano.

GABARITO.

QUESTÃO 32
UEPG 2019: O lucro da empresa BRITAS relativo aos seis primeiros meses de 2018 é dado, em milhares de reais, pela fórmula L(x) = 75x – 3x², com x∈{2, 6, 10, 14, 18, 22}.

Sabendo que os valores de x correspondem aos meses de janeiro a junho, assinale o que for correto.

01) O maior lucro foi obtido no mês de abril.

02) O menor lucro foi obtido no mês de junho.

04) O lucro médio dos três últimos meses é maior do que dos três primeiros meses.

08) O lucro é crescente até o mês de abril.

GABARITO.

QUESTÃO 33
UEPG 2019: As quantias, em reais, de seis pessoas estão em progressão aritmética. Considerando que a terceira pessoa tem R$ 460,00 e a sexta pessoa tem R$ 700,00, assinale o que for correto.

01) A primeira e a segunda juntas têm menos do que a sexta pessoa.

02) A média aritmética entre as quantias da primeira e da sexta pessoa é menor do que R$ 450,00.

04) A quarta e a quinta juntas têm mais do que R$ 1.100,00.

08) A soma das quantias das seis pessoas é R$ 2.500,00.

GABARITO.

QUESTÃO 34
UEPG 2019: Considerando, no plano cartesiano, os pontos A(0,0), B(3,0), C(8,0), D(5,2), E(3,5) e F(0,5), assinale o que for correto.

01) A área do polígono ABDEF é 22 u.a.

02) A circunferência de equação 4x² + 4y² – 20x – 8y – 7 = 0, tem centro no ponto médio de AD e raio 3.

04) A circunferência de equação x² + y² – 4x = 0, tem centro no ponto médio de AC e raio 4.

08) A área do polígono ABCDEF é 25 u.a.

GABARITO.

QUESTÃO 35
UEPG 2019: O capital C é aplicado em regime de juros simples, à taxa de t% ao bimestre, durante n meses. Em relação aos juros J e montante M obtidos nessa aplicação, assinale o que for correto.

01) Se C = 1000, t = 4 e n = 4, então M = 1080.

02) Se t =então M = 2C.

04) Se t =então M = 3C.

08) Se C = 1500, t = 6 e n = 2, então J = 180.

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 36
UEPG 2019: Em "Um conto de Natal", um dos grandes clássicos da literatura mundial, o inglês Charles Dickens narra a história de Ebenezer Scrooge, avarento e solitário homem de negócios londrino que conduz sua vida com base no individualismo, na busca pelo lucro e sem qualquer preocupação com as demandas sociais da Inglaterra do século XIX.

Em uma noite de natal, Scrooge é visitado pelo fantasma de um antigo parceiro comercial que o aconselha a fazer uma análise de suas escolhas pessoais. O texto de Dickens é, na verdade, uma crítica ao modelo social produzido pela Revolução Industrial em curso desde o século XVIII. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) A oferta de empregos gerados pela industrialização produziu um deslocamento de contingentes humanos do campo para o meio urbano, na Inglaterra do século XIX.

02) Pensadores de diversas tendências escreveram sobre a Revolução Industrial, suas possibilidades e desdobramentos. Entres eles figuram Adam Smith, Karl Marx, David Ricardo e Saint-Simon.

04) Ned Ludd foi um dos operários que liderou o movimento que ficou conhecido como Ludismo e que propunha a quebra das máquinas das fábricas pelos trabalhadores como forma de demonstrar descontentamento contra a exploração dos operários pelos industriais.

08) No cinema, "Tempos Modernos", estrelado por Charles Chaplin e, na literatura, "Os Miseráveis", escrito por Victor Hugo, são obras que produzem uma crítica aos efeitos sociais decorrentes do avanço da industrialização nos séculos XIX e XX.

GABARITO.

QUESTÃO 37
UEPG 2019: A respeito da sociedade colonial brasileira, assinale o que for correto.

01) A Igreja Católica cumpriu um importante papel na crítica ao modelo escravista e na defesa do abolicionismo. Por conta disso, houve conflito de interesses entre as autoridades administrativas, os senhores de escravos e o clero católico durante todo período colonial.

02) Um dos traços dessa sociedade foram as desigualdades estruturais – entre brancos e negros, livres e escravos, livres ricos e livres pobres – que perduraram por todo período colonial.

04) O caboclo e o mulato, tipos comuns no Brasil durante o período colonial, expressam o processo de miscigenação que ocorreu a partir da convivência entre indígenas, europeus e negros.

08) A mobilidade social foi um dos traços marcantes da chamada sociedade do nordeste açucareiro dos séculos XVI e XVII. Além de muitos escravos que conseguiram comprar sua liberdade, homens livres que atuavam como comerciantes ascenderam socialmente nesse período.

GABARITO.

QUESTÃO 38
UEPG 2019: Getúlio Vargas exerceu o poder entre 1930 e 1945 aproximando-se das camadas mais pobres da sociedade brasileira, conquistando seu apoio político e, a partir daí, exercendo um governo autoritário (notadamente a partir de 1937). Tal modelo político ficou conhecido como populismo.

A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) O populismo se deu em um momento de expansão da urbanização e da industrialização no Brasil, fenômenos que foram, também, incentivados pelas políticas varguistas.

02) Diferente de outros líderes populistas da América Latina, Vargas não criou um sistema de informação de massas, não se valeu de aparelhos de censura, tampouco perseguiu intelectuais e artistas que se posicionavam contra suas políticas econômicas, sociais e culturais.

04) A Igreja Católica foi uma forte opositora das ações autoritárias de Vargas. O enfrentamento entre o presidente da República e o clero católico estendeu-se por todo período em que o presidente esteve no poder e foi decisivo para sua queda, em 1945.

08) A criação do Ministério do Trabalho e de um conjunto de leis trabalhistas são ações de Vargas que, ao mesmo tempo, significam um avanço nas conquistas dos trabalhadores e uma prática do populismo varguista no sentido de minimizar a luta e a autonomia do movimento sindical.

GABARITO.

QUESTÃO 39
UEPG 2019: Muito além da ampliação territorial, o expansionismo Romano trouxe consigo uma série de mudanças sociais, culturais e econômicas. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) Uma das consequências evidentes da expansão foi a escravização das populações que habitavam as terras conquistadas pelos romanos. Muitos foram utilizados nos trabalhos agrícolas, mas existiram também aqueles que foram usados como artesãos e em outras atividades urbanas.

02) A classe social mais favorecida com o expansionismo romano foi a dos plebeus. Além de encontrarem oferta de trabalho nas áreas anexadas pelos romanos, muitos plebeus conseguiram adquirir terras e tornaram-se latifundiários.

04) Península Ibérica, Macedônia, norte da África e Ásia Menor foram algumas das regiões anexadas pelos romanos durante o processo de expansão.

08) Um marco no processo expansionista romano, as Guerras Púnicas marcaram a vitória romana sobre os cartaginenses e o controle das atividades comerciais no Mar Mediterrâneo.

GABARITO.

QUESTÃO 40
UEPG 2019: A escravidão marcou, de forma indelével, a história de muitas sociedades na Antiguidade. Gregos e romanos estão entre os povos que se valeram do trabalho escravo sistemático. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) Em Atenas, os escravos foram utilizados em diferentes funções. Com um modelo de escravidão bastante peculiar, era permitido, inclusive, que os escravos tivessem renda própria e a utilizassem para comprar a própria liberdade.

02) A relação entre senhores e escravos em Roma era tão equilibrada a ponto de não existirem registros de revoltas ou atos de resistência por parte dos escravos. A não utilização de castigos físicos e o direito à compra da própria liberdade explicam tal situação.

04) Esparta possuía uma legislação considerada progressista com relação aos seus escravos. Nessa cidade-Estado grega, os escravos não eram vistos como propriedade do Estado ou de senhores e podiam ocupar cargos públicos como, por exemplo, o de juízes e de sacerdotes.

08) No caso dos romanos, era permitido aos escravos a compra da própria liberdade, no entanto, era proibido que os ex-escravos exercessem qualquer cargo público.

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 41
UEPG 2019: Sobre os fatores climáticos, assinale o que for correto.

01) As mais altas latitudes do planeta possuem médias de temperaturas mais baixas, pois estão em regiões polares.

02) Os Andes, na América do Sul, o Himalaia, na Ásia e o Kilimanjaro, na África são exemplos de relevos elevados com presença de frio em suas maiores altitudes.

04) As correntes marítimas não podem ser consideradas um fator climático, pois influenciam as temperaturas dos oceanos, mas não da atmosfera do planeta.

08) As massas de ar são um dos importantes fatores do clima, pois podem trazer tempo mais frio ou mais quente e mais seco ou mais úmido para uma região.

GABARITO.

QUESTÃO 42
UEPG 2019: Sobre os biomas brasileiros, assinale o que for correto.

01) O litoral brasileiro possui ecossistema de restinga associado à região do bioma de Mata Atlântica.

02) A Amazônia é um bioma caracterizado por árvores de folhas latifoliadas, que facilitam a evapotranspiração.

04) Significando "mata branca" em tupi-guarani, a Caatinga possui vegetação semiárida xerófila, arbustiva, cactácea e espinhosa em sua composição.

08) Entre a Amazônia, a Caatinga e o Cerrado, nos estados do Maranhão e Piauí estão localizados os Campos Naturais ou Pradarias Brasileiras, exclusivos de formações rasteiras e herbáceas de no máximo 60cm de altura.

GABARITO.

QUESTÃO 43
UEPG 2019: Sobre os movimentos terrestres e a Terra no espaço, assinale o que for correto.

01) Os movimentos executados pela Terra, estudados pela ciência, são apenas o de rotação e translação. A Terra não possui outros movimentos estudados.

02) A Terra possui um eixo de inclinação em relação ao Sol o que explica, junto com a translação, as estações do ano. Nos meses de junho e dezembro o planeta passa por solstícios.

04) A Terra, um dos 9 planetas do Sistema Solar, é um dos 5 destes planetas que possui crosta e o quarto na ordem a partir do Sol.

08) A esfericidade da Terra explica suas zonas climáticas (tropicais, temperadas e polares). Quanto mais próximos da linha do Equador, os raios solares incidem mais perpendicularmente e quanto mais afastados desta linha, os raios solares são mais inclinados.

GABARITO.

QUESTÃO 44
UEPG 2019: Sobre o sistema agrícola do Plantation, assinale o que for correto.

01) Com utilização de mão de obra escrava proveniente da África, foi um sistema agrícola utilizado no período colonial no Brasil.

02) Caracterizado por monoculturas exportadoras com produtos como a cana-de-açúcar, por exemplo.

04) Na América Latina, este sistema predominou entre os séculos XVI e XIX, com exportação de soja como produto de maior destaque.

08) Sistema agrícola relacionado com a moderna biotecnologia e mão de obra especializada, ligado à exportação de hortifrutigranjeiros e grãos.

GABARITO.

QUESTÃO 45
UEPG 2019: Sobre os agentes endógenos de formação do relevo, assinale o que for correto.

01) O tectonismo de placas está diretamente relacionado a fatores endógenos do relevo terrestre, pois causam vulcanismo, falhamentos e dobramentos.

02) No Brasil, os principais fatores endógenos do relevo estão relacionados às águas pluviais e fluviais, já que o país possui a maior reserva de água doce superficial do mundo, contribuindo na formação de canyons.

04) Entre as estruturas visíveis de formações endógenas do relevo estão as montanhas de origem vulcânica e as cadeias orogênicas.

08) As geleiras são um importante agente endógeno do relevo, já que exercem pressão na crosta abaixo de onde estão localizadas.

GABARITO.

FILOSOFIA

QUESTÃO 46
UEPG 2019: A respeito da filosofia de Aristóteles, assinale o que for correto.

01) Não há distinção entre conhecimento sensível e inteligível, pois toda fonte de conhecimento provém exclusivamente da razão, a qual define os conceitos particulares das coisas.

02) Aristóteles, em suas teorias, defende as ideias desenvolvidas por seu mestre Platão.

04) O conceito de substância é compreendido como aquilo que o ser é em si mesmo.

08) Na teoria das quatro causas, o "devir" consiste na tendência que todo ser tem de realizar a forma que lhe é própria.

GABARITO.

QUESTÃO 47
UEPG 2019: Sobre o processo do filosofar, assinale o que for correto.

01) É o processo no qual o sujeito fundamenta suas ideias a partir de suas crenças e doutrinas.

02) É caracterizado como um processo de indagação e reflexão crítica que gera a problematização da realidade.

04) Conforme o filósofo grego Aristóteles, o ato de admirar ou de espantar-se diante daquilo que é dado como óbvio, constitui uma atitude primordial para o processo de problematização.

08) Pode ser definido como um "produto", isto é, uma ideia pronta e acabada, resultado pós problematização como busca da verdade.

GABARITO.

QUESTÃO 48
UEPG 2019: Conforme o viés filosófico, assinale o que for correto em relação ao conceito de moral.

01) Conforme Nietzsche, a moral antinatural é aquela que "castra" o homem e o obriga a negar os valores vitais.

02) Nietzsche concorda com a universalidade da moral, proposta por Kant.

04) Kant acreditava que era possível desenvolver um sistema moral consistente e particular, utilizando apenas as experiências sensíveis.

08) Na teoria moral kantiana, o conceito de "dever" pode também ser compreendido como a necessidade de uma ação por respeito à lei moral.

GABARITO.

QUESTÃO 49
UEPG 2019: Com relação à política na Grécia antiga, assinale o que for correto.

01) Na democracia ateniense nem todas as pessoas possuíam o direito de participar da vida pública na Ágora grega.

02) Ágora era o local onde se realizavam as discussões e se estabeleciam diálogos acerca das decisões que envolviam os assuntos da polis (cidade-Estado).

04) A política, na Grécia antiga, possuía um caráter normativo e prescritivo.

08) A criação e o estabelecimento da democracia ocorreram em Atenas.

GABARITO.

QUESTÃO 50
UEPG 2019: Sobre a filosofia platônica, assinale o que for correto.

01) Para Platão, não se pode fazer do rei um filósofo, mas se deve fazer do filósofo um rei.

02) A filosofia platônica está encarregada apenas de estabelecer a diferença entre aparência e ilusão.

04) O segundo estágio de conhecimento refere-se às opiniões, porém apenas o mundo das formas é passível de conhecimento verdadeiro.

08) A política de Platão é antidemocrática, pois apenas aquele que adquire a ciência política poderá levar justiça a todos.

GABARITO.

SOCIOLOGIA

QUESTÃO 51
UEPG 2019: Sobre os povos indígenas no Brasil, assinale o que for correto.

01) Há variedade de etnias indígenas no Brasil, o que justifica afirmar que existem culturas indígenas e não apenas uma cultura.

02) Ao ter acesso aos bens de consumo de tecnologia industrial, o índio perde sua condição de indígena tanto do ponto de vista jurídico quanto cultural.

04) É possível identificar a permanência de traços culturais indígenas na população brasileira em geral, como, por exemplo, na língua e na alimentação.

08) Os povos indígenas são atrasados e inferiores em relação à população urbana.

GABARITO.

QUESTÃO 52 - ANULADA.

QUESTÃO 53
UEPG 2019: Sobre os conceitos de poder e Estado, assinale o que for correto.

01) De acordo com Max Weber, o poder é a imposição da vontade em uma relação social.

02) O poder institucionalizado tomou forma na figura do Estado, que é a instituição que possui o monopólio da violência legal e legítima.

04) A divisão de poder no Estado Moderno inviabiliza o exercício da democracia.

08) Nas relações de poder mais cotidianas, dentro da escola e da família, por exemplo, quem exerce poder sempre é apenas a figura de autoridade, como os professores e os pais.

GABARITO.

QUESTÃO 54
UEPG 2019: A respeito do trabalho, nas diferentes sociedades, assinale o que for correto.

01) Na Europa, o trabalho servil foi prevalente na Idade Média e parte integrante do feudalismo.

02) De forma geral, o trabalho predominantemente braçal tem menos prestígio social e é menos valorizado do que o trabalho predominantemente intelectual ou de planejamento.

04) O trabalho escravo é uma forma típica da Antiguidade, mas que foi retomado no Período Moderno, com a colonização da América e persiste na forma de trabalho análogo à escravidão.

08) O assalariamento é uma condição inerente ao trabalho, portanto, desde as primeiras civilizações, o emprego é a principal forma de trabalho.

GABARITO.

QUESTÃO 55
UEPG 2019: Sobre as desigualdades sociais, assinale o que for correto.

01) Uma das principais formas de desigualdade, no Brasil, é a econômica.

02) O avanço na legislação e na punição dos crimes de racismo tornaram a desigualdade étnico-racial praticamente superada no Brasil.

04) A desigualdade de gênero é bastante acentuada no Brasil, perceptível em várias esferas da vida, como no mundo do trabalho e na representação política.

08) A noção de igualdade diz respeito ao acesso a direitos e oportunidades iguais.

GABARITO.

INGLÊS

TEXTO PARA AS QUESTÕES 56 A 60

ISRAEL

To the far East, on the blue Mediterranean, past the sunburnt beaches of Africa, on the other side of mythic Greece and the historic islands of Cyprus and Rhodes, lies Israel – a land both antique and modern at the same time. It is antique because it is here where the Patriarchs laid the foundations of Jewish monotheism. It is here where King David built his realm, and Jesus carried out his mission.

It is new because in this century an entire nation has been restored, and there is a rebirth of hope and dignity for an entire people. It is new because with the hundreds of kibbutzim a new way of living has been founded. After centuries of abandonment, the land is covered again with fertile fields. Above all, it is a new land because the inhabitants are a newly immigrated cosmopolitan people from over seventy countries.

The length of Israel is two hundred and forty-eight miles. Its width varies from eight to sixty-eight miles, but the historical depth of this country is five thousand years.
Adaptado de: Fabio Bourbon. Israel – Tiger Books International.

QUESTÃO 56
UEPG 2019: Quanto ao que nos diz o autor (primeiro parágrafo), assinale o que for correto.

01) O monoteísmo judaico foi criado ali.

02) Foi lá que o Rei Davi construiu seu reino.

04) Jesus cumpriu sua missão ali.

08) Foi ali que os Patriarcas construíram o primeiro templo de Israel.

GABARITO.

QUESTÃO 57
UEPG 2019: No segundo parágrafo deste texto, escrito no século XX, o autor nos fala da moderna Israel. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) Após séculos de abandono, Israel possui novamente terras férteis.

02) Uma nova maneira de viver foi fundada.

04) Seus habitantes vieram de mais de setenta diferentes países.

08) Uma nação inteira foi restaurada.

GABARITO.

QUESTÃO 58
UEPG 2019: Sobre os termos length, width e depth (último parágrafo do texto), neste contexto e na ordem em que são apresentados, assinale o que for correto.

01) Trata-se de três substantivos.

02) Poderiam ser traduzidos por: extensão, largura e profundidade.

04) Trata-se de três adjetivos.

08) Poderiam ser traduzidos por: extensa, larga e profunda.

GABARITO.

QUESTÃO 59
UEPG 2019: Quanto ao que nos informa o texto sobre a localização e o tamanho de Israel, assinale o que for correto.

01) Israel tem quinhentos anos de existência.

02) Israel tem pouco menos de duzentas e cinquenta milhas de extensão e uma largura que varia entre oito e sessenta e oito milhas.

04) Israel está localizado no ocidente distante.

08) Israel é banhado pelo Mar Mediterrâneo.

GABARITO.

QUESTÃO 60
UEPG 2019: Sobre os segmentos verbais has been restored e has been founded (início do segundo parágrafo), assinale o que for correto.

01) Poderiam ser traduzidos por tinha sido restaurada e tinha sido fundada, respectivamente.

02) Referem-se a um passado distante e definitivamente encerrado.

04) Ambos referem-se a ações que tiveram início no passado e que continuam verdadeiras no presente.

08) Poderiam ser traduzidos por foi restaurada e foi fundada, respectivamente.

GABARITO.

ESPANHOL

TEXTO PARA AS QUESTÕES 56 A 60

DECLARACIÓN UNIVERSAL DE DERECHOS HUMANOS, 1948

En 1948, la Asamblea General de las Naciones Unidas adoptó la Declaración Universal de Derechos Humanos, la cual representa “un estándar común a ser alcanzado por todos los pueblos y naciones”.

¿Qué son los derechos humanos?
Los derechos humanos son “el reconocimiento de la dignidad inalienable de los seres humanos”. Libre de discriminación, desigualdad o distinciones de cualquier índole, la dignidad humana es universal, igual e inalienable. Más allá del concepto mismo, los derechos humanos son expresados y definidos en textos legales, lo cuales buscan garantizar la dignidad de los seres humanos y hacerla realidade.

El origen de la Declaración Universal de Derechos Humanos

La filosofía de los derechos humanos comenzó con la Ilustración. En El Contrato Social (I,4), Rousseau buscaba “una forma de asociación … en la cual cada uno, uniéndose a todos, no obedezca sino a sí mismo y permanezca tan libre como antes”. El texto de la Declaración Universal de Derechos Humanos de 1948 está inspirado en el texto de la Declaración de Derechos del Hombre y del Ciudadano de 1789. Luego de los horrores de la Segunda Guerra Mundial, la comunidad internacional decidió bosquejar una carta de derechos que afirmara los valores defendidos en la lucha contra el fascismo y el nazismo.

El armado de dicha carta fue confiado a un comité presidido por Eleanor Roosevelt y compuesto por miembros de 18 países. La Carta fue redactada por el canadiense John Peters Humphrey y revisada luego por el francés René Cassin. El texto final es pragmático, resultado de numerosos consensos políticos, de manera tal que pudiera ganar una amplia aprobación.

La Declaración Universal de Derechos Humanos fue adoptada por la tercera Asamblea General de las Naciones Unidas, el 10 de diciembre de 1948 en París. Ninguno de los 56 miembros de las Naciones Unidas votó en contra del texto, aunque Sudáfrica, Arabia Saudita y la Unión Soviética se abstuvieron.

Contenido de la Declaración Universal de Derechos Humanos

La Declaración Universal de Derechos Humanos es el “estándar común a ser alcanzado por todos los pueblos y naciones”.

La Declaración Universal de Derechos Humanos establece que “la maternidad y la infancia tienen derechos a cuidados especiales y asistencia” y describe la familia como “la unidad grupal natural y fundamental de la sociedad”.

Aunque los niños son rara vez mencionados en este texto, es de todas maneras un documento significativo y su impacto en todos los seres humanos, incluyendo los niños, es lo que hace a esta Declaración tan importante. De hecho, los derechos del niño se basan en los derechos humanos.

La Declaración de los Derechos del Niño de 1959 remarcó esta naturaleza única de la infancia y, por lo tanto, de la aplicación de los derechos concernientes específicamente a la infancia.
Adaptado de: https://www.humanium.org/es/derechos-humanos-1948.
Acesso em 25/03/2019.

QUESTÃO 56
UEPG 2019: A respeito dos temas debatidos no texto, assinale o que for correto.

01) O significado da declaração de Direitos Humanos.

02) Cada um dos direitos listados na declaração de Direitos Humanos.

04) Como e quando a declaração de Direitos Humanos foi elaborada.

08) O surgimento da declaração de Direitos Humanos.

GABARITO.

QUESTÃO 57
UEPG 2019: Sobre os números mencionados no texto, assinale os que estão escritos corretamente.

01) 1948 – mil novecientos cuarenta y ocho.
02) 18 – dieciocho.
04) 1789 – mil setecientos y ochenta y nueve.
08) 56 – cincoenta y seis.

GABARITO.

QUESTÃO 58
UEPG 2019: Com relação à escrita da declaração de Direitos Humanos, assinale o que for correto.

01) Teve participação somente de homens.

02) Foi elaborada por pessoas de diferentes países.

04) Foi concluída em um processo, para chegar a consensos.

08) Está vinculada à luta contra o nazismo e o fascismo.

GABARITO.

QUESTÃO 59
UEPG 2019: Sobre a declaração de Direitos Humanos, assinale o que for correto.

01) Recebeu voto favorável à aprovação de todos os países membros da ONU, em 1948.

02) Se trata de um texto legal, que busca garantir a dignidade de todos os seres humanos.

04) As crianças aparecem em vários trechos do documento.

08) A Segunda Guerra Mundial foi determinante para sua elaboração.

GABARITO.

QUESTÃO 60
UEPG 2019: No que se refere à estruturação textual, assinale o que for correto.

01) Há uso predominante de dois tempos verbais do modo indicativo. Quando se explica sobre a história da elaboração da declaração de Direitos Humanos, por exemplo, se utiliza mais o tempo “Pretérito Perfecto Simple”.

02) Há uso de perguntas ao longo de vários trechos para auxiliar no diálogo com o leitor desse texto informativo.

04) Há uso de argumentos contrários e favoráveis à declaração de Direitos Humanos ao longo do texto.

08) É possível afirmar que o trecho intitulado “El origen de la Declaración Universal de Derechos Humanos” apresenta o tipo textual da narrativa.

GABARITO.

FRANCÊS

TEXTO PARA AS QUESTÕES 56 A 60

LA POLLUTION DE L’AIR AMPUTE L’ESPÉRANCE DE VIE

Hong Kong | La pollution de l’air va amputer l’espérance de vie des enfants nés aujourd’hui dans le monde de 20 mois en moyenne, et aura les plus graves répercussions en Asie du Sud, selon une étude publiée mercredi.

D’après le rapport sur la qualité de l’air dans le monde publié par le Health Effects Institute établi à Boston et l’Université de Colombie-Britannique, la pollution de l’air est le cinquième facteur de risque de mortalité dans le monde. Elle provoque plus de décès que la malaria, les accidents de la route, la malnutrition ou l’alcool.

Mais la «perte d’espérance de vie ne se manifeste pas de manière égale» à travers le monde, ajoutent les auteurs. Celle des enfants d’Asie du Sud est réduite de 30 mois à cause d’un mélange d’air extérieur pollué et d’air nocif à domicile.

En Asie de l’Est, la pollution de l’air raccourcira la vie de 23 mois, un chiffre à comparer avec une vingtaine de semaines pour ceux qui sont nés dans les pays développés de l’Asie Pacifique et de l’Amérique du Nord.

Si la pollution de l’air était ramenée à des niveaux inférieurs à ceux recommandés par l’Organisation Mondiale de la Santé (OMS), l’espérance de vie au Bangladesh augmenterait de près de 15 mois, ajoutent les chercheurs, qui fondent leur étude sur des données de 2017. L’Inde, le Pakistan et le Nigeria verraient l’espérance de vie prendre environ un an.

Malgré des mesures vigoureuses, la Chine reste le pays où le taux de mortalité dû à la pollution de l’air est le plus élevé du monde, provoquant en 2017 environ 852 000 décès. Les cinq pays aux plus forts taux de mortalité provoqués par la pollution de l’air se retrouvent tous en Asie, Chine, Inde, Pakistan, Indonésie et Bangladesh.

Au total, disent les auteurs, 147 millions d’années de vie en bonne santé ont été perdues dans le monde à cause de cette pollution.

L’exposition à de l’air vicié à domicile, essentiellement dû au charbon, bois ou charbon de bois utilisé pour la cuisine ou le chauffage, est la plus fréquente en Asie du Sud, en Asie de l’Est et en Afrique subsaharienne. Près de la moitié de la population mondiale est victime de ce type de pollution, dont 846 millions de personnes en Inde et 452 en Chine.

En octobre, l’OMS avait expliqué que l’exposition à de l’air empoisonné dehors comme dedans était responsable de la mort d’environ 600 000 enfants de moins de 15 ans chaque année.

La pollution de l’air affecte également le développement neurologique et les capacités cognitives des enfants.

Selon l’OMS, environ 91% des habitants de la planète respirent un air pollué, ce qui entraîne quelque sept millions de décès chaque année.
Adaptado de: https://www.journaldemontreal.com/2019/04/03/la-pollution-de
-lairampute-lesperance-de-vie. Acesso em 03/04/2019 – às 10h39.

QUESTÃO 56
UEPG 2019: Em relação às informações apresentadas no texto, assinale o que for correto.

01) O texto tem como propósito comunicativo informar sobre as consequências da poluição em relação à expectativa de vida das pessoas. Segundo pesquisas, a poluição é o quinto maior fator de risco de mortalidade em todo mundo.

02) A questão da poluição do ar é apresentada no texto como causadora de mortes superior ao número de mortes por malária, acidentes rodoviários, desnutrição ou álcool.

04) A Ásia concentra as maiores taxas de mortalidade causadas por poluição do ar.

08) Segundo a OMS, sete milhões de mortes, a cada ano, são resultantes da respiração de ar poluído.

GABARITO.

QUESTÃO 57
UEPG 2019: Assinale o que for correto a respeito do trecho: Mais la “perte d’espérance de vie ne se manifeste pas de manière égale” à travers le monde, ajoutent les auteurs. Celle des enfants d’Asie du Sud est réduite de 30 mois à cause d’un mélange d’air extérieur pollué et d’air nocif à domicile.

01) O discurso direto livre, assinalado pelas aspas, representa a reprodução da fala dos autores do relatório citado no parágrafo anterior.

02) Apesar de a poluição do ar ser um problema mundial, as causas para a perda de expectativa de vida relacionadas a esse problema variam de país para país.

04) A expectativa de vida das crianças no sul da Ásia é reduzida devido à mistura de ar exterior poluído e ar nocivo em casa.

08) Em todo mundo, a perda de expectativa de vida, causada por ar poluído, deve-se à mistura de ar exterior poluído com o ar nocivo em casa.

GABARITO.

QUESTÃO 58
UEPG 2019: O texto está respaldado em um relatório da World Air Quality, publicado pela Health Effects Institute, de Boston, e pela University of British, Columbia. Segundo a pesquisa, assinale o que for correto.

01) A poluição do ar é um fator de risco de mortalidade em todo mundo.

02) Em termos de expectativa de vida, é correto afirmar que a poluição do ar encurta a vida das pessoas, como, por exemplo, em 30 meses das crianças no sul da Ásia e em 23 meses da população no leste da Ásia.

04) Os pesquisadores baseiam seus estudos em dados coletados durante 23 meses, no leste da Ásia.

08) Embora se possa comprovar a gravidade dos efeitos da poluição do ar, os pesquisadores concordam que esse fator não prejudica o desenvolvimento neurológico e as habilidades cognitivas das crianças.

GABARITO.

QUESTÃO 59
UEPG 2019: Em relação ao texto, assinale o que for correto.

01) Segundo os pesquisadores, 147 milhões de anos de vida saudável foram perdidos em todo mundo por causa da poluição.

02) Segundo dados da OMS, a exposição ao ar envenenado é responsável por vitimar quase metade da população mundial, incluindo 84 milhões de pessoas na Índia e 452 na China.

04) A poluição do ar também afeta o sistema neurológico e as habilidades cognitivas das pessoas dos cinco países mais poluídos da Ásia: China, Índia, Paquistão, Indonésia e Bangladesh.

08) A exposição ao ar viciado em casa, a partir do uso de carvão vegetal, madeira ou carvão, usados para cozinhar e aquecer, é mais frequente no sul da Ásia, no leste da Ásia e na África subsaariana.

GABARITO.

QUESTÃO 60
UEPG 2019: Leia o trecho abaixo e assinale o que for correto.

Malgré des mesures vigoureuses, la Chine reste le pays où le taux de mortalité dû à la pollution de l’air est le plus élevé du monde, provoquant en 2017 environ 852 000 décès. Les cinq pays aux plus forts taux de mortalité provoqués par la pollution de l’air se retrouvent tous en Asie, Chine, Inde, Pakistan, Indonésie et Bangladesh.

01) Entre os países China, Índia, Paquistão, Indonésia e Bangladesh, este último é o que apresenta o maior número de mortes por poluição do ar no mundo, com uma estimativa de 82.000 mortes em 2017.

02) Com exceção de China e Indonésia, encontram-se na Ásia os países com menores taxas de mortalidade por poluição do ar.

04) A China continua sendo o país com maior taxa de mortalidade por poluição do ar no mundo.

08) A locução prepositiva Malgré estabelece uma relação de contrariedade entre o fato de a China tomar medidas vigorosas contra a poluição, mas, ainda assim, ser o país com maior taxa de mortalidade por poluição do ar.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,4,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,24847,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,19,alfabeto,1,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,atividade,255,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,47,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,36,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,2,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,59,biomedicina,2,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,6,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,10,comercio exterior,1,concurso,231,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,11,declaracoes,6,desenhos,326,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,7,educação infantil,299,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,35,enfermagem,3,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,217,escola,1,espanhol,34,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,10,famerp,11,farmacia,1,fasa,9,faseh,1,fatec,111,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,18,fiscal de obras e posturas,1,fisica,57,fisioterapia,1,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,5,frases,1,fuvest,8,fuvest2018,79,gabaritos,23,gastronomia,1,geografia,65,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,179,ibade,4,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,50,insper,52,instituto acesso,138,ita,40,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,102,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,134,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,264,provas albert einstein,4,provas cefetmg,2,provas cfc,5,provas concurso,50,provas enade,57,provas encceja,19,provas enem,5,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,6,provas famerp,6,provas faseh,1,provas fatec,1,provas fei,2,provas fgv,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas oab,43,provas puc,2,provas pucrj,1,provas santa casa,4,provas uece,3,provas uel,1,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,2,provas unicamp,4,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,3,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,12,provas vestibular,155,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,307,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,223,questão da fasa,102,questão da fatec,162,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,200,questão da uece,491,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,455,questão da unicamp,353,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,377,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,764,questão de biomedicina,55,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3187,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,78,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,37,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,364,questão de estatistica,24,questão de farmácia,87,questão de filosofia,111,questão de física,921,questão de física médica,30,questão de fisioterapia,57,questão de fonoaudiologia,56,questão de frances,85,questão de geografia,699,questão de história,1299,questão de informática,81,questão de inglês,796,questão de legislação,206,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,324,questão de matemática,1867,questão de medicina,202,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,57,questão de necropsia,20,questão de nutrição,112,questão de odontologia,76,questão de português,2453,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,137,questão de química,809,questão de raciocínio lógico,95,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,30,questão de sociologia,86,questão de terapia ocupacional,30,questão de vestibular,12114,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,66,questão do cfc,244,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,555,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,187,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,90,questão enfermagem,46,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,600,questão faseh,60,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,27,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,128,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,148,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,110,questão unifor,194,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,21718,quimica,55,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,86,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,2,rhinsight,7,santacasa,87,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,1,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,12,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,1,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,32,ueg,4,uel,180,uema,73,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,12,unicamp,13,unicentro,14,unichristus,10,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,12,unifor,6,uninassau,3,uninove,1,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,14,vestibular,552,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Conhecimento Geral da UEPG 2019 com Gabarito
Prova de Conhecimento Geral da UEPG 2019 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-yuW7MfxLwqw/XaUcX2gPw2I/AAAAAAACXuY/Rv2h5Hc4G1UMYvtt0H9cy-NB08bgbXWjgCLcBGAsYHQ/s320/uepg-logotipo-site-indagacao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-yuW7MfxLwqw/XaUcX2gPw2I/AAAAAAACXuY/Rv2h5Hc4G1UMYvtt0H9cy-NB08bgbXWjgCLcBGAsYHQ/s72-c/uepg-logotipo-site-indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/10/prova-de-conhecimento-geral-da-uepg-2019-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/10/prova-de-conhecimento-geral-da-uepg-2019-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo