Questões de Física UEPG 2019 com Gabarito

Questões de Física UEPG 2019 com Gabarito
Questões de Física UEPG 2019 com Gabarito

FÍSICA

SE NECESSÁRIO, NAS QUESTÕES DE 21 A 25,
UTILIZE OS VALORES FORNECIDOS ABAIXO:

Calor específico do alumínio = 0,22 cal/g°C
Calor específico da água = 1 cal/g°C
Densidade da água = 1 g/cm³
Aceleração da gravidade g = 10 m s²

QUESTÃO 21
UEPG 2019: Um bloco, com uma massa de 100 g, encontra-se inicialmente em repouso sobre um plano inclinado de 30º em relação à horizontal. Ele é solto, a partir de uma altura de 1 m em relação ao solo e movimenta-se ao longo do plano. Desprezando forças de atrito, assinale o que for correto.

01) A força normal que o plano inclinado exerce sobre o bloco é 0,5 N.

02) A aceleração do bloco durante seu movimento ao longo do plano inclinado é 5 m/s².

04) Quando o bloco encontrava-se em repouso, a força peso do bloco e a força normal exercida sobre ele eram iguais em módulo.

08) O tempo que o bloco leva para percorrer o plano inclinado, de modo que sua altura se reduza para a metade em relação ao solo, é

GABARITO.

QUESTÃO 22
UEPG 2019: Duas esferas maciças de mesmo diâmetro são colocadas num reservatório com água e permanecem em repouso. Uma das esferas (esfera A) fica com a metade de seu volume submerso e a outra esfera (esfera B) fica com 2/3 de seu volume submerso. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) O empuxo exercido pela água sobre a esfera A é 1/3 maior do que o empuxo exercido sobre a esfera B.

02) O empuxo que um líquido exerce sobre um objeto totalmente submerso não depende da massa do objeto, apenas da densidade do líquido, da aceleração da gravidade local e do volume do objeto.

04) O sistema de freios hidráulicos utilizado em automóveis é um exemplo da aplicação do Princípio de Pascal.

08) Podemos afirmar que a densidade mássica da esfera A é menor que a da esfera B.

GABARITO.

QUESTÃO 23
UEPG 2019: A óptica é um ramo do eletromagnetismo que trata das radiações eletromagnéticas com frequência na faixa do visível. Em relação às propriedades e fenômenos relacionados com a luz visível, assinale o que for correto.

01) O efeito da dispersão da luz branca, ao passar através de um prisma de vidro, está relacionado com o fato de que o desvio do raio de luz, nas interfaces ar – vidro e vidro – ar, depende da frequência da onda eletromagnética envolvida.

02) O efeito Doppler, sendo um efeito relacionado com propagações ondulatórias, somente poderá ser observado quando há movimento relativo entre uma fonte luminosa e um observador.

04) A luz pode ser considerada uma onda mecânica, pois ela precisa de um meio material, no caso o éter, para se propagar.

08) Se um objeto, ao ser iluminado com luz branca, é visto como negro por um observador, isso se deve necessariamente ao efeito de interferência destrutiva das ondas luminosas refletidas pelo objeto.

GABARITO.

QUESTÃO 24
UEPG 2019: Considere duas esferas de alumínio, cada uma com massa de 100 g. A temperatura de cada esfera é 60 ºC. As duas esferas são colocadas no interior de um calorímetro com 100 g de água a uma temperatura de 20 ºC, sendo que se coloca uma esfera e após o sistema atingir o equilíbrio, coloca-se a outra. Considerando que há apenas trocas de calor entre as esferas e a água, assinale o que for correto.

01) Após a primeira esfera ser colocada no interior do calorímetro, a temperatura de equilíbrio do sistema será maior que 27ºC.

02) A quantidade de calor fornecida para a água pela segunda esfera é menor do que a fornecida pela primeira.

04) Após a segunda esfera ser colocada no interior do calorímetro, a temperatura de equilíbrio do sistema será menor que 33ºC.

08) Se as duas esferas fossem colocadas simultaneamente no interior do calorímetro, a temperatura de equilíbrio do sistema seria aproximadamente 50ºC.

GABARITO.

QUESTÃO 25
UEPG 2019: Uma das contribuições de Michael Faraday foi representar geometricamente o campo elétrico na forma de linhas de força. Em relação às linhas de força, assinale o que for correto.

01) Para uma carga geradora puntiforme negativa, as linhas de força são radiais e convergem para o ponto onde se localiza esta carga.

02) Num ponto do espaço onde as linhas de força estão mais próximas umas das outras, o campo elétrico é mais intenso do que num ponto onde as linhas de força estão mais afastadas.

04) O vetor campo elétrico é sempre tangente a uma linha de força em um determinado ponto.

08) No interior de um capacitor ideal de placas paralelas, quando eletricamente carregado, desprezando os efeitos de borda, as linhas de força são igualmente espaçadas, paralelas e perpendiculares às placas.

GABARITO.

Comentários