FUVEST 2020: Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar

FUVEST 2020
(QUESTÃO 084 - V / 015 - K / 089 - Q / 046 - X / 043 - Z)

Brasil: Estabelecimentos de agricultura
familiar e não familiar

Brasil Estabelecimentos de agricultura
Hervé Théry e Neli Aparecida Mello‐Théry. Atlas do Brasil: disparidades e
dinâmicas do território. 3ª edição, 2018. Adaptado.

FUVEST 2020: Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar:

(A) A agricultura familiar, que utiliza a maior extensão de terras agricultáveis do país, foi responsável pela produção da maior parte do volume agrícola exportado.

(B) A agricultura familiar, que utiliza uma extensão de terras menor que a agricultura não familiar, tem destaque na produção de alimentos para o mercado interno.

(C) A agricultura não familiar, que detém a maior extensão de terras agricultáveis do país, consiste em uma barreira ao desenvolvimento das atividades ligadas ao agronegócio.

(D) A agricultura não familiar, que apresenta o maior número de estabelecimentos rurais no país, é responsável pela produção de parte das chamadas commodities brasileiras.

(E) A concentração fundiária foi superada no país em função de a agricultura familiar ocupar, com seus estabelecimentos, a maior parte das terras.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2020: Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)‐se

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo)
No Brasil atual, diferenciam-se principalmente dois sistemas de produção agrícola: a agricultura não familiar e a agricultura familiar.

A agricultura não familiar (que se compõe no chamado agronegócio) é constituída, de uma maneira geral, por extensos latifúndios que se caracterizam por monoculturas voltadas para a produção de commodities que atendem ao mercado externo e à exportação.

Enquanto isso, a agricultura familiar, que geralmente se caracteriza por propriedades pequenas ou médias que utilizam menor espaço agricultável, dedica-se à policultura com produção de hortifrutigranjeiros que abastecem a população do País.

GABARITO:
(B) A agricultura familiar, que utiliza uma extensão de terras menor que a agricultura não familiar, tem destaque na produção de alimentos para o mercado interno.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2020: É de grande relevância aqui o fato de que uma grande proporção do trânsito de internet do mundo passa pelos Estados Unidos (...).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FUVEST 2020 com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários