FUVEST 2020: O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite

FUVEST 2020
(QUESTÃO 086 - V / 017 - K / 086 - Q / 040 - X / 042 - Z)

FUVEST 2020: O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta‐feira (21/03/2019), provocando grandes danos na cidade de Beira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia, afetando também o setor de comunicações.
Disponível em https://www.climatempo.com.br/. Adaptado.

Essa notícia refere‐se ao Ciclone Tropical que atingiu principalmente Moçambique, Zimbábue e Malaui. Eventos dessa magnitude e superiores – o Ciclone Idai atingiu apenas a categoria 2 em uma escala de 1 a 5 – ocorrem em outros locais do planeta e não repercutem da mesma forma, com a perda de centenas de vidas. Isso ocorre em função

(A) da grande presença de populações não nativas, que não têm tradição em lidar com eventos dessa natureza.

(B) do relevo de planalto que caracteriza Moçambique, Zimbábue e Malaui, em especial na zona costeira.

(C) da presença de rede hidrográfica e florestas que contribuem para a formação de ciclones dessa natureza e magnitude.

(D) da presença de águas superficiais do oceano Índico, com temperaturas mais reduzidas que o habitual, em especial no Canal de Moçambique.

(E) das características socioeconômicas da região com populações vulneráveis e reduzida capacidade do poder público em prestar atendimento à população.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2020: É de grande relevância aqui o fato de que uma grande proporção do trânsito de internet do mundo passa pelos Estados Unidos (...).

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo)
O número de vítimas de um fenômeno natural impactante como um ciclone (tufão ou furacão, a denominação depende de sua área de ocorrência) está diretamente relacionado à sua intensidade, mas não somente a isso.

São importantes também outros fatores, entre eles a densidade demográfica da região atingida, o nível de desenvolvimento da infraestrutura, e a capacidade do poder público de organizar o espaço a fim de mitigar ou minorar o impacto dessas manifestações da natureza.

GABARITO:
(E) das características socioeconômicas da região com populações vulneráveis e reduzida capacidade do poder público em prestar atendimento à população.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2020: Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FUVEST 2020 com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários