UNESP 2020: No nitreto de gálio-alumínio, os números de oxidação do nitrogênio e do par Al-Ga são, respectivamente,

Leia o texto para responder às questões 74 e 75.

Lâmpadas sem mercúrio

Agora que os LEDs estão jogando para escanteio as lâmpadas fluorescentes compactas e seu conteúdo pouco amigável ao meio ambiente, as preocupações voltam-se para as lâmpadas ultravioletas, que também contêm o tóxico mercúrio.

Embora seja importante proteger-nos de muita exposição à radiação UV do Sol, a luz ultravioleta também tem propriedades muito úteis. Isso se aplica à luz UV com comprimentos de onda curtos, de 100 a 280 nanômetros, chamada luz UVC, que é especialmente útil por sua capacidade de destruir bactérias e vírus.

Para eliminar a necessidade do mercúrio para geração da luz UVC, Ida Hoiaas, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, montou um diodo pelo seguinte procedimento: inicialmente, depositou uma camada de grafeno (uma variedade cristalina do carbono) sobre uma placa de vidro. Sobre o grafeno, dispôs nanofios de um semicondutor chamado nitreto de gálio-alumínio (AlGaN). Quando o diodo é energizado, os nanofios emitem luz UV, que brilha através do grafeno e do vidro.
(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)

QUESTÃO 75
UNESP 2020: No nitreto de gálio-alumínio, os números de oxidação do nitrogênio e do par Al-Ga são, respectivamente,

(A) 0 e 0.
(B) +6 e –6.
(C) +1 e +1.
(D) –3 e +3.
(E) –2 e +2.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2020: Uma das principais razões que levam o mercúrio a ser considerado “pouco amigável ao meio ambiente” é o fato de esse elemento

RESOLUÇÃO:
Gálio e alumínio pertencem ao grupo 13 da tabela periódica, logo apresentam 3 elétrons na camada de valência, assumindo número de oxidação + 3. Em um cristal contendo átomos de alumínio e gálio, o conjunto desses átomos (par Al-Ga) apresenta número de oxidação médio + 3.

A soma dos números de oxidação no composto nitreto de gálio-alumínio é zero. Dessa forma, temos:



GABARITO:
(D) –3 e +3.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2020: O gráfico representa a velocidade escalar de um nadador em função do tempo, durante um ciclo completo de braçadas em uma prova disputada no estilo nado de peito, em uma piscina.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNESP 2020.1 com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários