UNESP 2020: Estudos sobre modelos atômicos foram fundamentais para o desenvolvimento da Química como ciência

UNESP 2020: Estudos sobre modelos atômicos foram fundamentais para o desenvolvimento da Química como ciência. Por volta de 450 a.C., os filósofos gregos Leucipo e Demócrito construíram a hipótese de que o mundo e, em consequência, a matéria eram constituídos a partir de unidades idênticas e indivisíveis, chamadas átomos.

Contudo, foi somente a partir do século XIX que a realização de experimentos tornou possível a comprovação de hipóteses desenvolvidas ao longo do tempo. Um dos primeiros modelos aceitos foi criado por John Dalton, apresentado em um livro de sua autoria, publicado em 1808. Anos depois, outros dois principais modelos foram desenvolvidos, até que, em 1913, o físico Niels Bohr publicou um livro com sua teoria sobre o modelo atômico.

Tomando como referência as datas de publicação dos trabalhos de Dalton e de Bohr, a linha do tempo que apresenta os fatos históricos do desenvolvimento do modelo atômico, com espaço proporcional à distância de tempo entre eles, é:

unesmp2020-q84

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2020: De acordo com levantamento realizado de janeiro a outubro de 2018, o Brasil apareceu em primeiro lugar como o país em que cada habitante mais recebeu chamadas telefônicas spam, que incluem ligações indesejadas de telemarketing, trotes e golpes.

RESOLUÇÃO:
A evolução dos modelos atômicos clássicos, desde Leucipo e Demócrito na Antiguidade, até Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, já na Era Contemporânea, segue esta ordem citada acima.

As alternativas apresentam uma escala de tempo, na qual cada subdivisão vale 100 anos e a expansão da figura foi necessária em função da proximidade temporal dos modelos mais recentes (Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr).

Assim, a figura com as informações coerentes com os textos de referência é:


GABARITO:


PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2020: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou um estudo apresentando a mobilidade no sistema viário da cidade de São Paulo.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNESP 2020.1 com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários