UNICAMP 2020: As concentrações de arsênio no oceano se alteraram ao longo do tempo geológico

UNICAMP 2020: As concentrações de arsênio no oceano se alteraram ao longo do tempo geológico. No período Pré-Cambriano, os oceanos receberam grandes quantidades de arsênio, em consequência do intemperismo de minerais continentais de sulfeto de arsênio.

Recentemente foram identificados micro-organismos com expressão proteica das enzimas arsenito oxidase e arsenato redutase no Oceano Pacífico Norte Oriental, nas zonas deficientes de oxigênio em regiões pelágicas, sugerindo que a comunidade microbiológica é capaz de utilizar arsênio para respiração celular.
(Fonte: Jaclyn Saunders e outros, PNAS, Washington,
v. 116, n. 20, p. 9925-9930, maio 2019.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas frases a seguir.

Assim como as formas oxidadas de nitrogênio e enxofre, o arsênio pode ser utilizado como aceptor (i) __________ na respiração celular desses micro-organismos nas zonas deficientes de oxigênio. No período (ii) __________, surgiram as cianobactérias, os primeiros seres fotossintetizantes.

a) (i) final de elétrons; (ii) arqueano.

b) (i) intermediário de elétrons; (ii) arqueano.

c) (i) final de elétrons; (ii) fanerozoico.

d) (i) intermediário de elétrons; (ii) fanerozoico.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNICAMP 2020: Matriz energética é o conjunto de fontes de energia disponíveis. Os gráficos a seguir representam a matriz energética no mundo e no Brasil, mostrando as fontes de energia renováveis e não renováveis.

RESOLUÇÃO:
No processo de respiração celular aeróbico, o aceptor final dos elétrons na cadeia respiratória é o oxigênio.

O arsênio pode ter sido utilizado como aceptor final dos elétrons por microrganismos que habitam regiões pobres em oxigênio. No período arqueano, há cerca de 2,5 bilhões de anos atrás, surgiram as cianobactérias, os primeiros organismos autótrofos fotossintetizantes.

GABARITO:
a) (i) final de elétrons; (ii) arqueano.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNICAMP 2020: No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos. Hoje, além dessas implicações, a Ciberguerra ou Guerra Fria Digital

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNICAMP 2019 (1ª Fase) com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários