UNICAMP 2020: Em 1516, Thomas Morus criou a ideia de utopia, ao descrever uma ilha imaginária

UNICAMP 2020: Em 1516, Thomas Morus criou a ideia de utopia, ao descrever uma ilha imaginária. Surgia um gênero literário, associado à história, à filosofia e à política. A lógica dessa ideia levou à construção de critérios universalmente válidos para cada atividade, com normas e códigos. Surgiram assim os tratados sobre o perfeito cortesão, sobre o perfeito homem do mundo, sobre a cidade perfeita.
(Adaptado de Carlos Eduardo O. Berriel, “Cidades Utópicas do Renascimento”. Ciência e
Cultura, São Paulo, v. 56, n. 2. abr./jun. 2004. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br
/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000200021.)

Considerando o texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) A obra de Morus, escrita na Inglaterra, baseou-se na experiência de soberanos da Itália e da Alemanha que construíram novas cidades no século XV, planejadas geometricamente.

b) Grão-chanceler da Inglaterra, Morus exerceu uma ação humanista em um mundo renascentista de crises e instabilidades contínuas. Neste contexto publicou sua obra Utopia.

c) A partir do princípio filosófico da utopia, foram escritos vários tratados renascentistas. O Príncipe, de Maquiavel, ilustra a melhor versão do cortesão atuante no mundo utópico.

d) A ilha da Utopia, perfeitamente racionalizada, marcou o urbanismo renascentista na Europa e no Novo Mundo. O esgotamento dessa ideia de utopia ocorreu com a ideia de distopia, no século XX.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNICAMP 2020: O surgimento das primeiras universidades, nos séculos XII e XIII, marca um momento capital da história do Ocidente medieval.

RESOLUÇÃO:
A obra Utopia, escrita em 1516, por Thomas Morus se coloca em aspecto reflexivo sobre os ditames político-sociais na construção da filosofia na modernidade. Nessa obra, fortemente inspirada na República de Platão, as perseguições políticas e religiosas seriam condenadas.

Texto inspirador e precursor de outros, foi encarado com profundas críticas por monarcas de sua época. O Príncipe de Maquiavel cria a instância de outro tipo idealizado, do símbolo do poder na amoralidade. O esvaziamento do termo utopia ocorre em meados do séculos XIX, com a contraparte na distopia, com seu auge ocorrendo no século XX.

GABARITO:
b) Grão-chanceler da Inglaterra, Morus exerceu uma ação humanista em um mundo renascentista de crises e instabilidades contínuas. Neste contexto publicou sua obra Utopia.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNICAMP 2020: Na América Portuguesa do século XVI, a política europeia para os indígenas pressupunha também a existência de uma política indígena frente aos europeus, já que os Tamoios e os Tupiniquins tinham seus próprios motivos para se aliarem aos franceses ou aos portugueses.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNICAMP 2020 (1ª Fase) com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários