UnirG 2019: Uma das características do gênero crônica presente no texto de Rubem Alves é

Leia a crônica de Rubem Alves a seguir para responder às questões 0203 e 04.

Fui convidado a fazer uma preleção sobre saúde mental. Os que me convidaram supuseram que eu, na qualidade de psicanalista, deveria ser um especialista no assunto. E eu também pensei. Tanto que aceitei. Mas foi só parar para pensar para me arrepender.

Percebi que nada sabia. Eu me explico. Comecei o meu pensamento fazendo uma lista das pessoas que, do meu ponto de vista, tiveram uma vida mental rica e excitante, pessoas cujos livros e obras são alimento para a minha alma. Nietzsche, Fernando Pessoa, Van Gogh, Wittgenstein, Cecília Meireles, Maiakovski. E logo me assustei. Nietzsche ficou louco. Fernando Pessoa era dado à bebida. Van Gogh matou-se. Wittgenstein alegrou-se ao saber que iria morrer em breve: não suportava mais viver com tanta angústia.

Cecília Meireles sofria de uma suave depressão crônica. Maiakoviski suicidou-se. Essas eram pessoas lúcidas e profundas que continuarão a ser pão para os vivos muito depois de nós termos sido completamente esquecidos. Mas será que tinham saúde mental? Saúde mental, essa condição em que as idéias comportam-se bem, sempre iguais, previsíveis, sem surpresas, obedientes ao comando do dever, todas as coisas nos seus lugares, como soldados em ordem unida, jamais permitindo que o corpo falte ao trabalho, ou que faça algo inesperado; nem é preciso dar uma volta ao mundo num barco a vela.
Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/sa%C3%BAde-mental-porrubem-alves>. Acesso em: 6 maio 2019. (Adaptado).

QUESTÃO 02
UnirG 2019: Uma das características do gênero crônica presente no texto de Rubem Alves é:

(A) a definição filosófico-científica de um fenômeno recém-descoberto.

(B) a apreciação de um tema qualquer segundo a perspectiva pessoal do autor.

(C) a narração de um evento estranho em terceira pessoa onisciente.

(D) o relato de uma experiência pessoal com a finalidade de informação.

QUESTÃO ANTERIOR:
UnirG 2019: A figura de linguagem responsável pelo efeito de humor dos quadrinhos acima é

GABARITO:
(B) a apreciação de um tema qualquer segundo a perspectiva pessoal do autor.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UnirG 2019: No período “Wittgenstein alegrou-se ao saber que iria morrer em breve: não suportava mais viver com tanta angústia”, os dois pontos podem ser substituídos, sem que isso altere o sentido do todo, por

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UnirG 2019.2 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários