ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece


CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

GABARITO:
D) I, II e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Agronomia com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários