ENADE 2019: No Brasil, a certificação de produtos orgânicos originou-se do trabalho desenvolvido

ENADE 2019: No Brasil, a certificação de produtos orgânicos originou-se do trabalho desenvolvido por organizações não governamentais (associações e cooperativas de produtores e consumidores), que estabeleceram padrões e normas internas para sua produção e comercialização, além de criarem selos de certificação para seus produtos, que eram direcionados principalmente ao mercado interno.
Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib>.
Acesso em: 11 jul. 2019 (adaptado).

Sobre o processo de certificação de produtos orgânicos, avalie as afirmações a seguir.

I. A primeira safra de uma cooperativa, após o período de conversão de seus produtos, poderá ser considerada orgânica, havendo possibilidade de se ampliar esse período conforme o resultado das análises e das recomendações da entidade certificadora.

II. A legislação proíbe os cultivos orgânicos e convencionais na mesma unidade de produção, em razão da possibilidade de contaminação da produção orgânica pelos insumos utilizados na produção convencional.

III. A conversão de agricultura convencional para orgânica exige períodos mínimos de adaptação às regras de produção orgânica, para adequação aos níveis de resíduos químicos estabelecidos, sendo de 6 meses para hortaliças, culturas anuais e pastagens, e de 12 meses para culturas perenes.

IV. Após a concessão da certificação de produtor agrícola orgânico, é obrigatória a elaboração de um contrato de certificação, em que se estabeleçam os direitos e as obrigações do produtor rural e da certificadora.

V. A solicitação de certificação de orgânicos, contendo o plano de manejo orgânico ou o plano de conversão, deve ser feito a uma entidade certificadora, a qual enviará um técnico à propriedade para verificar as condições e as medidas necessárias para a certificação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A Integração Lavoura Pecuária (ILP) é uma estratégia de produção sustentável que integra a realização de atividades agrícolas e pecuárias em uma mesma área, seja o cultivo em sucessão ou em rotação.

GABARITO:
C) I, IV e V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Um produtor rural de soja aplicará um inseticida para controle de pragas cuja bula recomenda a dosagem de 2 l ⋅ha⁻¹ (litro por hectare) do produto comercial.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Agronomia com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários