ENADE 2019: A tecnologia do DNA recombinante possibilitou a realização de combinações gênicas inexistentes na natureza

ENADE 2019: A tecnologia do DNA recombinante possibilitou a realização de combinações gênicas inexistentes na natureza, dando, assim, origem aos organismos geneticamente modificados (OGM), também chamados de transgênicos.

O Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargem) da Embrapa, por exemplo, desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de transferir um gene da proteína de reserva da castanha-do-Pará para o feijão, já que essa proteína é rica em aminoácido metionina, e o feijão, embora tenha proteínas em abundância, é pobre em metionina.
RAMALHO, M. A. P. et al. Genética na agropecuária.
Lavras: UFLA, 2012 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Na biotecnologia aplicada, os organismos transgênicos como bactérias, fungos, plantas e animais geneticamente modificados, podem ser utilizados para a produção de proteínas ou para propósitos industriais.

II. O melhoramento genético clássico consiste na transferência do material genético de um organismo para outro, permitindo que as alterações no genoma sejam previsíveis.

III. A engenharia genética trabalha com várias características ao mesmo tempo, ao contrário do melhoramento genético clássico, que trabalha com uma característica de cada vez.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A figura a seguir apresenta os indicadores de gestão e administração de uma propriedade rural que implantou um sistema agroflorestal, integrando atividades agrícolas com a silvicultura.

GABARITO:
A) I, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Um extensionista foi encarregado de orientar um grupo de produtores de manga quanto à renovação de seus pomares.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Agronomia com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários