Encceja 2019: O químico francês Lavoisier (1743-1794) escreveu que o vinagre era o vinho acetificado devido à absorção do oxigênio

Encceja 2019: O químico francês Lavoisier (1743-1794) escreveu que o vinagre era o vinho acetificado devido à absorção do oxigênio, portanto, o resultado apenas de uma reação química.

Pensava-se, na época, que a camada gelatinosa que se formava na superfície do vinho em acetificação, a “mãe do vinagre”, era apenas um produto dessa reação.

Somente mais tarde Pasteur mostrou que sempre que o vinho se transforma em vinagre é devido à participação de bactérias acéticas que se desenvolvem na superfície, formando um véu.
Disponível em: www.cnpuv.embrapa.br.
Acesso em: 18 jul. 2015.

A “mãe do vinagre” forma-se na superfície porque

A) a contaminação do vinho pelas bactérias acéticas ocorre pelo ar.

B) a concentração elevada de álcool no fundo mata as bactérias acéticas.

C) a competição das bactérias acéticas com as bactérias alcoólicas é menor.

D) a atividade das bactérias acéticas é maior com a disponibilidade de oxigênio do ar.

QUESTÃO ANTERIOR:
Encceja 2019: No período de cheia dos rios da Bacia Amazônica ocorre a frutificação de grande número de espécies de árvores da área alagada.

GABARITO:
D) a atividade das bactérias acéticas é maior com a disponibilidade de oxigênio do ar.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Encceja 2019: Os teólogos do século XVII haviam feito um cálculo para determinar a idade da Terra, com base nas genealogias bíblicas, e estimaram que a Terra e todo o universo haviam sido criados por Deus aproximadamente 4 000 anos antes de Cristo — alguns chegavam mesmo a precisar o ano de 4004 a.C. como o momento exato da criação.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Encceja 2019 - Ciências da Natureza - Ensino Médio - com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários